Como estudar na USP: Informações sobre as formas de ingresso.

Formas de ingresso

Encontre aqui informações importantes para conhecer e ingressar na Universidade de São Paulo.

A seleção de candidatos à matrícula inicial dos cursos de graduação da USP, desde o ano de 2016, se dará por duas maneiras distintas:

Reportagens:

Links importantes:

Campanha #vocetambempode

#vocetambempode é uma campanha da USP que busca esclarecer os estudantes sobre os cursos de graduação e incentivá-los a ingressarem na universidade.

Acesse nossa página e saiba mais: facebook/vocetambempodeUSP

fluxograma

Programas de inclusão social

O INCLUSP é o Programa de Inclusão Social da USP, criado para incentivar a participação de estudantes de escolas públicas no vestibular, potencializar as chances de ingresso desses candidatos por meio de bônus (fator de acréscimo) e propiciar a permanência dos aprovados que tenham desvantagens socioeconômicas.Parte importante do INCLUSP, o Pasusp é um programa voltado para alunos ainda matriculados no Ensino Médio público e que cursaram o Ensino Fundamental integralmente em escolas públicas no Brasil. O programa atribui bônus a ser utilizado no processo seletivo para ingresso na Universidade de São Paulo e destina-se aos interessados que se enquadrem em algumas regras.

Clique aqui e saiba como participar dos programas INCLUSP e PASUSP

Programas de permanência e formação estudantil

A USP oferece diversas forma de auxílio para o aluno ingressante com o objetivo de promover condições para que o estudante mantenha e amplie suas atividades na academia visando a concluir o curso ao qual está vinculado, reduzindo a evasão e contribuindo para a formação acadêmica integral.

Para mais informações sobre assistência social, acesse SAS – Superintendência de Assistência Social e veja o edital do Programa de Apoio e Permanência estudantil

Conhecendo a Universidade de São Paulo

O USP e as Profissões é um programa da Universidade de São Paulo que auxilia na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Clique nos links para saber mais sobre as possibilidades oferecidas e escolher uma área de formação:

Catálogo USP e as Profissões
veja a relação dos perfis profissionais formados pelos diversos cursos e sua atuação no mercado de trabalho

Feiras de Profissões:
confira as datas e participe deste evento que acontecem duas vezes por ano e receba esclarecimentos sobre as Unidades de Ensino e suas infraestruturas, os cursos oferecidos, o vestibular, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.

Visitas monitoradas às Escolas, Faculdades, Institutos, Museus e Órgãos da USP:
fique atento ao calendário das atividades, que vão de março a novembro, e inscreva-se para ter uma visão geral dos cursos oferecidos na Universidade e conhecer salas de aula, laboratórios e toda a infraestrutura disponível para a formação dos alunos.