Programas de inclusão social

INCLUSP é o Programa de Inclusão Social da USP, criado para incentivar a participação de estudantes de escolas públicas no vestibular da Fuvest, potencializar as chances de ingresso desses candidatos por meio de fator de acréscimo (bônus) na nota do vestibular e propiciar a permanência dos aprovados que tenham desvantagens socioeconômicas.

Para participar do INCLUSP, você deve informar, no momento da inscrição no vestibular da Fuvest, que é ou foi aluno de escola pública no Brasil e que deseja participar do Sistema de Pontuação Acrescida, conforme explicitado a seguir.

O candidato INCLUSP que cursou o Ensino Fundamental e cursou ou esteja cursando o Ensino Médio integralmente em escolas públicas no Brasil terá um bônus de 15%. O candidato nessa condição que se declarar pertencente ao grupo PPI (cor ou raça: Preta, Parda ou Indígena) e desejar receber bônus por pertencer a esse grupo terá fator adicional de 5% de acréscimo ao bônus de 15%.

O candidato INCLUSP que cursou ou esteja cursando somente o Ensino Médio integralmente em escolas públicas no Brasil terá um bônus de 12%.

Os bônus do Sistema de Pontuação Acrescida incidirão sobre a nota da 1ª fase e sobre a nota final do Concurso Vestibular FUVEST 2017. Os bônus descritos aqui se aplicam somente aos candidatos não eliminados na 1ª fase do Concurso Vestibular FUVEST 2017.

Para efetuar inscrição no Concurso Vestibular FUVEST 2017, os candidatos deverão ter Documento de Identidade e seu próprio número de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Redução ou Isenção de taxa de inscrição

Os interessados em participar do INCLUSP que necessitarem de redução ou isenção de taxa de inscrição no Concurso Vestibular FUVEST 2017 deverão solicitar esse benefício em período anterior ao da inscrição, conforme regulamento próprio publicado no site da FUVEST .

Pasusp

Parte importante do INCLUSP, Pasusp é um programa voltado para alunos ainda matriculados no Ensino Médio público e que cursaram o Ensino Fundamental integralmente em escolas públicas no Brasil.

Tem por objetivo estimular esses estudantes a considerar a USP como uma meta alcançável e integrá-los no processo do vestibular, ou seja, pretende mostrar aos alunos da escola pública que a USP pode ser um projeto de vida atraente após a conclusão do Ensino Médio.

Pasusp atribui bônus a ser utilizado no processo seletivo para ingresso na Universidade de São Paulo e destina-se aos interessados que se enquadrem em uma das seguintes situações:

I– cursaram integralmente o Ensino Fundamental e o 1º e o 2º ano do Ensino Médio em escolas públicas no Brasil, e estão cursando, em 2016, o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas no Brasil;

II– cursaram integralmente o Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio em escolas públicas no Brasil, e estão cursando, em 2016, o 2º ano do Ensino Médio em escolas públicas no Brasil.

Bônus Pasusp

O bônus do Pasusp 2016 incidirá sobre a nota da 1ª fase e sobre a nota final do Concurso Vestibular FUVEST 2017, nos seguintes termos:

I– bônus de 15% para os candidatos que satisfaçam as seguintes condições:  cursaram integralmente o Ensino Fundamental e o 1º e o 2º ano do Ensino Médio em escolas públicas no Brasil, e estão cursando, em 2016, o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas no Brasil. Para aqueles que tenham participado do Pasusp em 2015 e obtido, pelo menos, 27 pontos na prova de 1ª fase do Concurso Vestibular FUVEST 2016, haverá um bônus adicional de 5%, perfazendo um total de 20%;

II– bônus de 5% para os candidatos que satisfaçam as seguintes condições: cursaram integralmente o Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio em escolas públicas no Brasil, e estão cursando, em 2016, o 2º ano do Ensino Médio em escolas públicas no Brasil;

III– bônus adicional de 5% para os candidatos que se declararem pertencentes ao grupo PPI (cor ou raça: Preta, Parda ou Indígena) e que desejarem receber bônus por pertencer a esse grupo.

Os bônus descritos aqui se aplicam somente aos candidatos não eliminados na 1ª fase do Concurso Vestibular FUVEST 2017.

Requisitos e Isenção para o Pasusp 2016

Os interessados em participar do Pasusp 2016 que cumpram os requisitos descritos  acima deverão consultar o Manual do Candidato ao Concurso Vestibular FUVEST 2017, disponível no site da FUVEST  a partir de 1º de agosto de 2016, e realizar sua inscrição no vestibular pelo site www.fuvest.com.br durante o período indicado no manual, cumprindo os seguintes passos, além de outros previstos no site de inscrição:

I– declarar que cursaram (ou estão cursando) o Ensino Médio integralmente em escolas públicas no Brasil;

II– manifestar opção pelo Sistema de Pontuação Acrescida (INCLUSP);

III– declarar que cursaram o Ensino Fundamental integralmente em escolas públicas no Brasil;

IV– declarar se pertencem ou não ao grupo PPI (cor ou raça: Preta, Parda ou Indígena);

V– manifestar interesse em receber bônus adicional por pertencer ao grupo PPI, se for o caso;

VI– confirmar o ano previsto de conclusão do Ensino Médio;

VII– concluir a inscrição no Concurso Vestibular FUVEST 2017.

Para efetuar inscrição no Concurso Vestibular FUVEST 2017, os candidatos deverão ter Documento de Identidade e seu próprio número de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Os interessados em participar do Pasusp 2016 que necessitarem de redução ou isenção de taxa de inscrição no Concurso Vestibular FUVEST 2017 deverão solicitar esse benefício em período anterior ao da inscrição, conforme regulamento próprio publicado no site da FUVEST.

IMPORTANTE:

Um candidato Pasusp é também um candidato INCLUSP, mas um candidato INCLUSP não é necessariamente um candidato Pasusp.

Para saber se você é um candidato INCLUSP ou Pasusp, clique aqui.

Informações sobre isenção e redução de taxa no vestibular 2017 ( Período de 13 de junho a 11 de agosto).