- Pró-Reitoria de Graduação - https://prg.usp.br -

“Canal Oficiência”: uma forma diferente de abordar ciência com os mais novos

Mais do que transmitir conceitos acadêmicos ou científicos na busca de mentes brilhantes, o propósito de muito professores é despertar nos jovens a curiosidade por aquilo que, por vezes, está bem na sua frente, fazendo parte de sua vida cotidiana. Como funciona um secador de cabelo, ou um controle remoto de TV, ou mesmo um micro-ondas, um forno elétrico, um celular ou mesmo uma televisão. Pega em um desses equipamentos e pede para um jovem desmontá-lo todo e tentar montá-lo de novo, na tentativa de que ele entenda como funciona cada peça, cada circuito, como tudo isso faz parte de uma engrenagem lógica, mas simples. Você vai ficar surpreso com o entusiasmo que certamente esse jovem irá sentir, na tentativa de descobrir mais… Cada vez mais. Esse será, em suma, um dos segredos encerrados na alma mater de um pesquisador no início de sua trajetória ao serviço da ciência.

Este é o desafio proposto pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, ao criar o “Canal Oficiência”, um projeto verdadeiramente inédito na forma e conteúdo, dedicado exclusivamente a alunos que frequentam os Ensinos Fundamental e Médio, bem como os de Licenciatura em Ciências, nas áreas de Física ou Química.

O “Canal Oficiência”, alocado no Youtube, congrega já uma quantidade apreciável de vídeos com a duração aproximada de 20 minutos cada um, realizados pelo Prof. Luiz Antônio, tendo como destaque situar o jovem espectador no tempo, com um forte apelo ao conteúdo histórico, ou seja, aos primórdios da criação e construção de inúmeros aparelhos, equipamentos e objetos, que vão desde a vulgar panela de pressão ao gerador eletrostático, passando pelo controle remoto, pela lanterna de bolso, etc.. São demonstrações incríveis que tendem a levar os jovens a se interessar pelos conceitos científicos, sem se aperceberem disso, mas incutindo-lhes a tal “curiosidade”. Muito pouca conversa e muita, mas muita experimentação e prática, ou seja, mão na massa.

O “Canal Oficiência” utiliza o método aplicado pela Comunidade Arduíno, uma plataforma dedicada aos mais variados tipos de experimentos, desenvolvida por italianos e que tem alcançado grande êxito, tendo servido, inclusive, para que as pessoas montem seus próprios negócios. Por outro lado o “Canal Oficiência” também explica o passo a passo para resolver questões colocadas no ENEM relacionadas com Física e outras disciplinas, só que essa explicação não é teórica, mas sim prática, com o Prof. Luiz Antônio a prover aos alunos, todas as explicações e “segredos” na prática, com um vocabulário simples de entender, transmitindo em simultâneo o caminho que se percorreu até chegar a um invento: um canal de pura experimentação, de mãos na massa, cuja intenção não é substituir as aulas dos professores, mas sim complementá-las ao máximo para que o aluno entenda, de fato, como funcionam as coisas. “Aproveitei a minha licença sabática, desisti de ir para o exterior e dediquei-me de corpo e alma a este projeto. O canal foi inaugurado no início do mês de abril e já conta com 14 vídeos, sendo meu propósito chegar ao final do ano com 300 vídeos publicados”, explica o Prof. Luiz Antônio, acrescentando que aproveitou a infraestrutura do CEPOF – Grupo de Óptica do IFSC/USP e que tentou estender o projeto além da necessidade do estudante “De fato, até os professores podem ser altamente beneficiados assistindo a estes vídeos, já que ele pode utilizá-los como prólogos de suas aulas, dependendo da temática que queira abordar com os jovens”.

Outro grande objetivo do “Canal Oficiência” é criar uma comunidade formada por pessoas criativas, motivadas e plenamente focadas em gerar mais empregos com mão de obra altamente especializada que poderá vir dos jovens que mostrarem suas habilidades e interesse.

Uma equipe de primeira qualidade por trás da produção

Claro que para nascer um projeto desta envergadura e comprometimento tem que existir uma equipe técnica de audiovisual de primeira qualidade, na circunstância a “PROVE”, que se encontra ao serviço do Grupo de Óptica do IFSC/USP, constituída por Brás Muniz, Anderson Muniz e Marcelo Firmino, que de forma solidária deram e continuarão a dar um apoio extraordinário para um trabalho acadêmico inédito, especialmente dedicado aos mais jovens.

O Prof. Luiz Antônio cogita no futuro procurar alguns apoios e patrocínios institucionais para que o “Canal Oficiência” atinja uma maior complexidade temática, sem perder sua singularidade comunicativa de base, prevendo-se também a inclusão de vídeos de outros autores e de instituições que desejem aderir ao projeto.

Para acessar o “Canal Oficiência”, clique AQUI. [1]

https://www.youtube.com/channel/UCiDKjLbFHsl0MIN5g6txuxA [2]

Para contatar o Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, envie um email para oficienciasc@gmail.com [3]

Vale a pena conferir!!

IMG_7068 [4] oficiencia [5]