- Pró-Reitoria de Graduação - https://prg.usp.br -

Governador de São Paulo Geraldo Alckmin participa da abertura da ESALQSHOW

Abertura do evento será nesta terça (10/10), às 9h, no Salão Nobre, do Edifício Central da USP ESALQ, em Piracicaba (SP)

O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin estará presente nesta terça (10/10), na abertura da ESALQSHOW – Feira de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que ocorre Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba (SP), até quarta (11/10). Além do Governador, os Secretários de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e de Meio Ambiente, Maurício Brusadin transferem seus Gabinetes para Piracicaba durante a semana. Promovida pela ESALQ/USP e Araiby, a ESALQSHOW integra a programação da tradicional Semana Luiz de Queiroz 2017.

O evento, que para o próximo ano já tem data definida – será entre os dias 9 e 11 de outubro de 2018 – é contemporâneo e traz o ineditismo de ser uma feira de inovação e empreendedorismo, formato de evento ainda raro no setor de agricultura. Nos dois dias vai reunir um público direcionado como empresas, tomadores de decisão, CEOs, aceleradoras, investidores de mercado, produtores rurais e interessados em apoiar a criação de novas empresas.

A feira não possui viés comercial e tem a função de contribuir para enfrentar as demandas sociais e apontar o horizonte do agronegócio. A expectativa é que a ESALQSHOW se torne uma feira tradicional, que se caracterize por agilizar o ciclo de inovações e nos revele a agricultura do futuro.

Vale do Piracicaba
Os organizadores do evento também pretendem posicionar o ‘Vale do Piracicaba’ inspirado no conceito do ‘Vale do Silício’ (Califórnia, nos Estados Unidos) da inovação em agricultura, graças ao potencial que o município possui de ditar os moldes da agricultura para os próximos 50 anos ou mais.

Encontro de Lideranças em Agricultura
O Encontro de Lideranças em Agricultura será no dia 10 de outubro, com a participação de representantes de universidades, centros de pesquisa, associações e outras instituições do Brasil e do exterior, que vão apresentar suas visões sobre “Soluções Biológicas”, o tema central escolhido para 2017. A atividade terá início às 14h, com abertura feita pelo Secretário Arnaldo Jardim, que fará a moderação do encontro e o encerramento, apresentando síntese e conclusões.

AgTech Valley Summit
Com o tema “Soluções Biológicas”, o AgTech Valley Summit será realizado no dia 11 e contará com uma programação de palestras, mesa redonda e debate com o público a partir de seis enfoques: Bioeconomia, Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), Produção Animal, Biotecnologia, Controle Biológico de Pragas e Doenças, e Agricultura de Precisão.

Espaço Inovar ESALQ & CIA
Nos dois dias da ESALQSHOW, o campus da universidade sedia o Espaço Inovar ESALQ & CIA. São atividades que ocorrem de forma simultânea, como o Painel Agricultura Digital no período da manhã, que terá apresentações de universidades, órgãos de pesquisa e fomento, e convidados. No período da tarde, agentes do mercado apresentam seus desafios e oportunidades, e em estandes a ESALQ/USP e empresas patrocinadoras da ESALQSHOW, centros de pesquisa, empresas e startups trazem suas iniciativas, pesquisas e inovações tecnológicas.

Mesa Redonda para Startups
O Espaço Inovar sedia também, no dia 10, uma Mesa Redonda para Startups com a participação de empresas e especialistas que vão discutir os pontos a serem considerados por um interessado em empreender com uma startup, como a perspectiva do potencial cliente e do investidor, desafios legais e de regulamentação, e aspectos operacionais, inclusive com demonstrações práticas de pitch startup.

Prêmio Empreendetec
A anual premiação realizada pela ESALQTec, o Prêmio Empreendetec, terá sua 8ª edição realizada na terça-feira, dia 10, no Anfiteatro do Parque Tecnológico de Piracicaba a partir das 19h. O prêmio prestigia os destaques em tecnologia, inovação, ciência e empreendedorismo de Piracicaba. A premiação é dividida em duas categorias: profissional e empresa, e os homenageados desta edição serão: José Augusto Tomé, cofundador do AgTech Coworking e da AgTech Garage na categoria “Profissional” e Oxitec do Brasil Tecnologia de Insetos Ltda na categoria “Empresa”. Outra atração será a sessão solene de graduação das empresas Colly Química Indústria e Comércio Ltda e Maxit Tecnologia da Informação Eireli Me.

Vitrine ESALQ
Na agricultura, todos os insetos são pragas? Você sabe realmente quando uma cachaça é boa?  De onde vem o pescado consumido nos restaurantes e na cozinha lá de casa? Como é realizada a avaliação de um imóvel rural? O bem-estar dos trabalhadores rurais, qualidade dos solos agrícolas, a aplicação da química no nosso cotidiano e as tecnologias que irão garantir sustentar 10 bilhões de pessoas em um futuro próximo.

Esses e outros tantos temas estarão contemplados e à disposição da população e dos profissionais ligados ao setor agro no Vitrine ESALQ, nos dias 10 e 11. Os participantes poderão visitar e conhecer os 12 departamentos da ESALQ, que abrigam cerca de 150 laboratórios e desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão que servem à sociedade seja no ambiente rural e urbano.

No Vitrine ESALQ, ocorrerão exposições e demonstrações dos projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade e ao mercado e, para facilitar a visitação, será disponibilizado transporte interno aos participantes.

Oficina gratuita de IoT
Realizado pela Embarcados, maior site com conteúdo exclusivo sobre hardware, firmware e assuntos relacionados a Internet das Coisas do Brasil, a ESALQSHOW sediará uma oficina de Internet das Coisas (IoT), organizada pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo (SAA). O intuito é de promover a tecnologia para pequenos e médios agricultores. As atividades serão nos dias 10 e 11, em dois horários, às 9h e às 14h.

Cada oficina dura em média três horas e tem como objetivo ensinar os pequenos produtores a respeito da importância do investimento em inovação e tecnologia em sua plantação. Os participantes vão criar um sistema simples capaz de monitorar o desenvolvimento de uma plantação pela Internet, por meio de um computador comum, notebook ou até celular.

Essa iniciativa é a primeira de uma série de ações organizadas pela SAA para apresentar São Paulo como o centro do conhecimento tecnológico do Brasil, dando apoio ao pequeno e médio produtor rural, ampliando a sustentabilidade econômica, social e ambiental do segmento, melhorando assim a saudabilidade dos alimentos.

Mais informações: https://experience.embarcados.com.br/presencial/oficina-iot-maker/ [1]

Sobre a ESALQSHOW
Organizada pela USP ESALQ e Araiby, a ESALQSHOW fará parte da tradicional Semana Luiz de Queiroz 2017 e tem o patrocínio Ouro da John Deere, Coplacana, Case-IH e Monsanto; Prata da AGCO e Raízen; Bronze da Arysta e Faesp, além da Finep e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O evento tem o apoio da FEALQ –  Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, Prefeitura Municipal de Piracicaba, ADEALQ – Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQTEC – Incubadora Tecnológica, PUSP-LQ – Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz”, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, 5USP – Centro de Energia Nuclear na Agricultura, ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba e SIMESPI – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região.

Serviço:
ESALQ
SHOW – Feira de Inovação para o Agronegócio Sustentável
Data: 10 e 11 de outubro
Local: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP (Av. Pádua Dias, n.º 11, Piracicaba, SP)
Mais informaçõeshttp://esalqshow.fealq.org.br/ [2]


Informações para a imprensa:
Assessoria ESALQSHOW:
Attuale Comunicação – 11 4022-6824
Mariele Previdi – 11 99954 4626 – mariele@attualecomunicacao.com.br
Mariane Belasco – 11 97066 0426 – mariane@attualecomunicacao.com.br
Tamara Horn – 11 97116 1390 – tamara@attualecomunicacao.com.br [3]

Assessoria ESALQ/USP:
Alicia Nascimento Aguiar – 19 3429 4109 / 19 98190 0881
Caio Albuquerque – 19 3447 8613 / 19 99749 9855
Caio Nogueira – 15 99602 2528 / 19 3429 4485 

 

Informações para a imprensa
Attuale Comunicação – (11) 4022-6824

Mariele Previdi – 11 99954 4626 – mariele@attualecomunicacao.com.br [4]
Juliana Bonassa – 11 94928 0849 – juliana@attualecomunicacao.com.br [5]
Mariane Belasco – 11 97066 0426 – mariane@attualecomunicacao.com.br [6]
Tamara Horn – 11 97116 1390 – tamara@attualecomunicacao.com.br [3]
Ana Flávia Gimenes – 11 99590 4699 – anaflavia@attualecomunicacao.com.br [7]