Pró-reitor quer USP comprometida socialmente já na graduação

Edmund Baracat (à esquerda) e Maria Vitória Bentley anunciam instalação de escritórios de Atividades Esportivas e de Desenvolvimento de Carreiras – Foto: Gabriel Soares

Em meados de abril, o pró-reitor de Graduação da USP, professor Edmund Chada Baracat, e a pró-reitoria adjunta, professora Maria Vitória Lopes Brada Bentley, que é da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, visitaram o Campus local e anunciaram a instalação de escritórios de Atividades Esportivas e de Desenvolvimento de Carreira(ECar) em Ribeirão Preto.

O Escritório de Atividades Esportivas é voltado para a qualidade de vida dos estudantes enquanto o ECar contribui, por meio de aconselhamento, palestras e oficinas sobre carreiras e mercado de trabalho, para que os alunos alcancem maior entendimento sobre seu potencial, conhecimento sobre o mercado e desenvolvam habilidades para a construção de uma trajetória profissional digna.

Durante os dois dias de reunião com diretores e vice-prefeita das Unidades de Ribeirão Preto, o pró-reitor enfatizou a intenção de integrar o campus nesses projetos, já que o objetivo é “nuclear nesses escritórios as atividades locais e ao mesmo tempo integrá-los, os escritórios, aos que serão criados em outros campus”.

Baracat lembra que seu projeto de gestão está baseado no diálogo e na colaboração, com integração mútua para um trabalho conjunto, não só com as comissões, mas também com dirigentes e prefeitos. “Queremos levar demandas das Unidades e Prefeitos para a gestão central”. Por isso, sua visita a Ribeirão Preto, que ele considera “um importante campus da USP, com unidades qualificadas e consolidadas academicamente e na formação de pessoal”.

A oportunidade foi também para apresentar aos dirigentes e ao prefeito local os projetos já aprovados e em andamento na pró-reitoria de Graduação, como: Recursos para viagens didáticas; Bolsas de Estímulo para o Ensino de Graduação, voltadas para a formação de professores; O Aprender na Comunidade, que pretende consolidar iniciativas já existentes, como o Bandeira Científica, que realiza atividades interdisciplinares focada na saúde em municípios carentes do País, e, ainda, estimular a criação de novos projetos em parceria com as Unidades. Veja aqui todos os projetos de gestão anunciados pelo novo pró-reitor.

O pró-reitor lembrou também que está trabalhando na organização do IV Congresso de Graduação da USP que este ano será em São Paulo no início de julho e falará sobre a transdisciplinaridade na construção do conhecimento. “Temos como objetivo aproximar a USP da comunidade, já na graduação”, diz o professor, lembrando que “a Instituição é uma Universidade pública, gratuita e comprometida socialmente”.

Por: Rosemeire Talamone / Roibeirão Preto.