- Pró-Reitoria de Graduação - https://prg.usp.br -

USP mantém liderança entre universidades latino-americanas

A consultoria britânica Times Higher Education (THE) divulgou hoje, dia 26 de setembro, o World University Ranking 2019 [1], que classificou as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. No topo da lista, lideram as universidades britânicas de Oxford (1º lugar) e Cambridge (2º), seguida pela norte-americana Universidade de Stanford (3º). Das dez primeiras posições, sete são norte-americanas e três são britânicas.

A USP é a universidade latino-americana mais bem avaliada. No mesmo grupo do ano passado, entre as posições 251-300, a USP se iguala a instituições como a Universidade do Estado da Carolina do Norte (EUA), a Universidade de Surrey (Reino Unido) e a Universidade de Osaka (Japão). Em dois das cinco categorias, Ensino e Pesquisa, a USP se destaca e aparece entre as 100 melhores instituições.

Ao todo, 36 universidades brasileiras constam na lista. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda brasileira mais bem posicionada, no grupo entre 401-500.

A avaliação

Nessa 15ª edição, o ranking avaliou mais de 1.200 instituições de ensino superior de 86 países. A avaliação levou em conta 13 indicadores, agrupados em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

Os rankings elaborados pelo THE estão entre as mais respeitadas classificações.

Clique aqui [2] e assista à mensagem enviada à Universidade pelo editor do ranking, Phil Baty.