Programa InovaGrad-USP

Atenção:

Avaliação e Resultado final Inovagrad

O Programa de Estímulo à Inovação e Empreendedorismo na Graduação na USP – InovaGrad-USP – é um programa voltado ao estudante de graduação de qualquer curso da Universidade de São Paulo, em que se busca capacitar e potencializar a atividade empreendedora dos alunos de graduação, proporcionando oportunidades para a criação de novos negócios e estimulando ideias inovadoras das mais diversas áreas do conhecimento.

O processo completo de empreendedorismo passa por fases sucessivas da “Curiosidade”, “Ideação”, “Validação”, “Crescimento” e “Tração”. O InovaGrad-USP focará as três fases iniciais, por meio da orientação do desenvolvimento de projetos inovadores e de busca de novos negócios, buscando reconhecer e premiar os projetos empreendedores.

• Disseminar a cultura empreendedora no ambiente universitário;
  • Fomentar o empreendedorismo entre estudantes de graduação e, indiretamente, afetar a comunidade de professores e ex-alunos com atividades práticas e integradas;
  • Orientar participantes para o desenvolvimento do comportamento empreendedor.

Conteúdo

• O programa envolve palestras, oficinas, mentorias e fóruns que visam auxiliar no desenvolvimento, na estruturação de projetos em novos negócios e na apresentação para atores relevantes do ecossistema empreendedor.

Etapas

• A princípio, as etapas às quais os estudantes deverão seguir serão as seguintes:

Etapa prévia – Sensibilização e seleção:

1. Lançamento de Edital para processo seletivo.
  2. Disseminação da ideia do programa na comunidade USP.

1ª Etapa – Ideias para novos negócios

• Atividades iniciais com foco em competências empreendedoras e processos criativos.
  • Programa composto por soluções, presenciais e virtuais, que promovem a estruturação de novos negócios.
  1. Oficina Geração de Ideias Inovadoras: Born or Boom!
  2. Modelo de Negócios Pessoal
  3. Sua Ideia Vai Virar
  4. Como Desenvolver Negócios Inovadores
  5. Duas Mentorias Coletivas
  6. Fórum Debate
  • Fevereiro, Março e abril

2ª Etapa – Desenvolvimento de Modelo de Negócios

• Estruturação de novos negócios e capacitação em conhecimentos relacionados
  • ao desenvolvimento do negócio e a gestão empresarial.
  • Capacitação em conhecimentos relacionados ao desenvolvimento do negócio e a gestão empresarial.
  • Possibilita que os alunos estruturem seus próprios negócios.
  1. Rodada de Mentoria
  2. Oficina de Marketing Digital
  3. Cinco Mentorias coletivas
  4. Fórum Debate
  5. MVP
  6. Validação
  7. Fundamentação para o desenvolvimento pelo cliente
  8. As finanças do seu negócio estão estruturadas?
  9. Sua Startup está pronta para captar recursos
  • Maio, junho, agosto, setembro, outubro

3ª Etapa – Encerramento

• Consolidação do projeto.
  • Evento de apresentação à comunidade e reconhecimento dos projetos.
  1. Curso Pitch Deck
  2. Mentoria Coletiva
  3. Oficina de Pitch
  • Pitch final
  • Novembro, dezembro

Benefícios

• Neste Programa serão disponibilizados recursos orçamentários da PRG para bolsas para estudantes de graduação, no valor de até R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) – bolsas no valor de R$ 400,00 / mês pelo período máximo de 10 meses.

Responsabilidades

• Os estudantes inscritos no programa se comprometem a seguir todas as atividades propostas no mesmo;
  • Os estudantes inscritos no programa concordam em fornecer ao SEBRAE-SP seu cadastro para fins de inscrição na plataforma virtual.

Síntese das atividades:

MVP = Mínimo Produto Viável. Pitch = Apresentação breve para potenciais interessados no produto do projeto. Legenda: Laranja: Presencial; Verde: Online interativo; Branco: Auto Instrucional.

Dúvidas entrar em contato pelo e-mail:  prg.inovagrad@usp.br

Parceria USP

• Pró-Reitoria de Graduação (PRG)
  • Agência USP de Inovação (AUSPIN)