PRG0001 – Esporte na Graduação: da teoria à prática

O programa da disciplina é dividido em um bloco teórico (videoaulas) e outro prático (presencial). As turmas presenciais são oferecidas em três períodos diferentes. Ao concluir as 60 horas/aula, o aluno obtém dois créditos.

A base teórica da disciplina foi constituída de 22 videoaulas, oferecidas por docentes de nove Unidades da USP pela plataforma e-Aulas . As aulas trataram dos princípios básicos que regem o exercício físico e das características fundamentais das mais populares formas de exercício, como subsídio para que o aluno pudesse escolher as estratégias que melhor se adaptassem a suas necessidades e características. A base prática da disciplina foi oferecida em workshops desenvolvidos nos centros de prática esportiva dos campi de São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena, Ribeirão Preto e São Carlos. Organizados de forma a promover a integração teórico-prática, os workshops permitiram aos alunos conhecer diversas estratégias de exercícios e manifestações esportivas. Depoimentos espontâneos, como o do aluno Rafael Nass, do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica, apontam o impacto da disciplina na formação acadêmica dos graduandos: “Estou achando fantástica a oportunidade; está abrindo bastante minha mente e me fazendo bem. Estou no quarto ano. Queria eu ter feito essa disciplina no meu primeiro ano, talvez tivesse levado o curso de maneira voltei para ter aula e vários colegas notaram que eu estava bem mais relaxado e concentrado”.

Divulgação da disciplina

A criação de um canal de comunicação direta com os alunos, por meio das redes sociais, também foi uma ação exitosa. Em uma dessas redes, a página da disciplina já contava, no segundo semestre de 2017, com mais de 3 mil seguidores e 7.500 visitas. Além de estreitar a relação com os alunos, esse tipo de divulgação ainda contribui para dar visibilidade às importantes iniciativas empreendidas pela USP para qualificar o ensino de graduação.

Matéria:

Esporte na graduação: USP inaugura sua primeira e maior disciplina

Visita do Pró-reitor de graduação na EEFE

Investimento na melhoria dos Centros Esportivos

Outra ação do Escritório de Atividades Esportivas da PRG foi a melhoria de todos os Centros Esportivos da USP, tanto na capital como no interior. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 10 milhões na infraestrutura. Além disso, outros cerca de R$ 370 mil foram aplicados em resposta ao Edital PRG/Santander, que contemplou 16 Unidades de Ensino e Pesquisa e três Centros Esportivos.

ATENÇÃO : Acessem Cartilha PRG0001/ 2022

Este documento foi elaborado para orientar os alunos matriculados na disciplina PRG0001, que nesta edição de 2022, irão cursá-la no Campus Butantã, no CEPEUSP.

Em caso de dúvidas, escreva para prg0001@usp.br

Acesso às Videoaulas:  Portal e-aulas PRG0001

Observações sobre VIDEOAULAS(que são válidas para todos os campi):
Geralmente o navegador identifica as capacidades de seu computador e inicia automaticamente a versão/tecnologia mais adequada, no seu caso isto não correu.
Recomendo que acione manualmente a opção/tecnologia mp4 (abaixo do vídeo você encontrará os formatos, opte por MP4, por exemplo):
FORMATOS DISPONÍVEIS: Assista a esse vídeo em: FLV (640 X 360 px) | MP4 (640 X 360 px) | MP4 (1280 X 720 px)