III Semana de História

Unidade Sede e Curso(s)  do Projeto: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):

Coordenador e contato:

semanadehistoriausp@gmail.com

Stella Maris Scatena Franco Vilardaga, Maria Cristina Cortez Wissenbach

Equipe Tailane Machado Santos – tailane.santos@usp.br

Eduardo Rosa de Mendonça Costa – eduardo.rosa.costa@usp.br

Alexandre Yip Chan – yipchan@usp.br

Andrea Aparecida Figueira Sousa – andrea.sousa@usp.br

Ana Beatriz Machado da Silva Domingues – anabeatrizdomingues@usp.br

Ana Carolina Chukri Jaimez – anacarolinajaimez@usp.br

Ana Caroline da Silva Rocha – anacaroline2017@usp.br

Camila Campos Claro Olandim – camila.olandim@usp.br

Cássia Ravena Bacelar Costa – 10409821@usp.br

Giulia Tofanini de Souza – giuliahistoria@usp.br

Henrique da Silva Barbosa – henriquebarbosa@usp.br

Ivan Grecco de Vasconcelos – ivan.vasconcelos@usp.br

Mariana Tezoto de Lima – marianatezoto@usp.br

Sarah Roberta Moreira – sarah.moreira@usp.br

Thaiane Cristina Silveira Rosa – thaiane.rosa@usp.br

Victória Ribeiro da Silva Santos – victoria.ribeiro.santos@usp.br

Vinicius Marchezini Brahemcha – vinicius.brahemcha@usp.br

Vitor Sposito de Faria – vitorsposito1808@usp.br

Resumo do Projeto:  O projeto da Semana de História, em sua terceira edição no ano de 2019, consiste principalmente na integração entre a Universidade de São Paulo e a modalidade de ensino pública EJA (Educação de Jovens e Adultos). O contato com as escolas públicas visa captar diferentes reflexões acerca do conhecimento histórico tal como sua valorização. É importante frisar que o projeto visa a aproximação de sujeitos que, todavia, não deveriam estar afastados: os alunos do curso de História (tanto graduandos como pós-graduandos, tendo em vista que trata-se de um grupo que são potenciais docentes da rede pública ou que já estão iniciados à docência no ensino público) e alunos e professores do EJA. Trata-se, portanto, de um projeto de via de mão dupla na medida em que atua na formação dos alunos de graduação, ao aproximá-los da modalidade do EJA, e na formação dos alunos de EJA, ao aproximá-los do espaço universitário, sempre ressaltando seu aspecto público. Para atingir este objetivo, o projeto organiza-se em algumas etapas e atividades: em um primeiro momento, é criado um grupo de estudos para a formação dos participantes do projeto de um conhecimento básico sobre a modalidade de EJA, seu histórico e suas práticas e questões específicas; em seguida são organizadas as visitas às escolas escolhidas pelo projeto para fins de acompanhamento dos trabalhos (relacionados à temática proposta pelo grupo da III Semana de História) construídos pelos alunos e professores, buscando evidenciar o protagonismo que o aluno do EJA adquire neste projeto; a etapa que segue a construção de projetos é a de apresentação destes na Universidade de São Paulo, na qual os membros da Semana cuidarão da realização do evento a fim de que os alunos possam apresentar os trabalhos elaborados. Esta apresentação contém os comentários acerca das expectativas e impressões dos alunos sobre o acompanhamento do projeto, o que pode enriquecer a experiência para ajudar a realização de suas próximas edições.

Resultados do Projeto:

Resultados quantitativos:

– Encontros com alunos das EJAs – 14

– Número de reuniões do projeto – 40 desde março de 2019

Resultados qualitativos:

– Decisão do tema do projeto a partir de fórum com participação de colaboradores e bolsistas.

– Decisão das escolas participantes a partir dos seguintes critérios: experiências anteriores, recomendações dos próprios colaboradores e interesse das escolas.

– Discussão com os alunos das EJAs a partir de materiais elaborados pelas equipes (recortes de jornais, músicas, vídeos, textos, charges e imagens), tratando de temas históricos que, sempre que possível, foram relacionados com a atualidade.

Impactos:

Para os estudantes – Aquisição de experiência em sala de aula, desenvolvendo atividades com público da EJA, composto por perfis heterogêneos de alunos, dentre eles, jovens menores de idade, trabalhadores, idosos e aposentados. Prática em organização de evento e em produção de material didático e de divulgação. Desenvolvimento do senso de responsabilidade social, vivência com alunos com deficiências e elaboração de estratégias para lidar com este público.

Para a comunidade – Desenvolvimento de um senso crítico sobre as formas de se contar a história e contato com métodos para construção do conhecimento histórico. Possibilidade de relacionar o passado histórico com aspectos da realidade dos alunos da EJA vividos no presente. Capacitação para desenvolvimento de projetos e expansão do conhecimento. Aproximação com a Universidade pública e parte de seus estudantes.

Para a universidade – Desenvolvimento da extensão universitária; vínculo entre o ensino superior e o ensino básico; valorização da universidade pública, do conhecimento que é produzido dentro dela e do curso de História.

Sites e Mídias Sociais:

– blog do pet: https://pethistoriausp.wordpress.com/

– Chamada para colaboradores: https://www.facebook.com/pethistoriausp/photos/a.433675583483575/1121365704714556/?type=3&theater

– Página do PET-história: https://www.facebook.com/pethistoriausp/

– Divulgação no EPETUSP – encontro dos PETs (Programa de Educação Tutorial) da USP em 14/09/2019

Facebook: https://www.facebook.com/pethistoriausp/

Blog do PET: https://pethistoriausp.wordpress.com/

Página do PET-história: https://www.facebook.com/pethistoriausp/

Instagram:

 You Tube:

 E-mail: semanadehistoriausp@gmail.com