
O PASUSP é um programa criado com o propósito de ampliar a presença da USP nas escolas públicas paulistas, de modo que seus alunos passem a considerar a continuidade dos estudos em uma universidade pública, gratuita e de excelência como um possível projeto de vida.
Ao mesmo tempo, visa ampliar as chances de acesso destes alunos à Universidade. Para tanto, o desempenho dos alunos em prova aplicada pela FUVEST é convertido em bônus no vestibular, como extensão das ações já implementadas no âmbito do INCLUSP desde 2006.
Podem participar do PASUSP alunos de 3º ano e, desde 2011, o programa foi também estendido a alunos de 2º ano com o intuito de estimular nesses alunos o interesse pela USP e aproximá-los do processo de seleção (vestibular).
Alunos que participam do PASUSP no 2º e 3º anos podem obter até 15% de bônus no vestibular, dependendo da pontuação obtida nas provas da FUVEST.
O bônus de 15% é distribuído da seguinte maneira:
- até 5% para alunos do 2º ano
- até 10% para alunos do 3º ano.
O bônus obtido pelos alunos matriculados em 2012 no 2º ano será somado àquele obtido em 2013, quando esses alunos estiverem no 3º ano, e o bônus total de até 15% será aplicado no vestibular realizado no ano seguinte (FUVEST 2014). O bônus é obtido pelo aluno de acordo com o seu desempenho na prova da primeira fase da FUVEST. Quanto melhor o desempenho, maior o bônus.
Além disso, alunos inscritos no PASUSP poderão fazer o vestibular FUVEST 2013 gratuitamente, sem necessidade de pagamento da taxa de inscrição.
- Contato PASUSP: dúvidas e sugestões
- Cálculo do bônus
- Locais de prova
- Calendário
- Público-alvo do PASUSP
- Estatísticas 2011
- Estatísticas 2012
- Perguntas frequentes
- Sobre a prova
- Resolução sobre as normas do Pasusp
- Imprensa
