Grupos PET – 13.Informática

  • Curso de graduação: Bacharelado em Ciência da Computação
  • Unidade: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos
  • Criação: setembro de 1995
  • Tutora: Profa. Dra. Sarita Mazzini Bruschi
  • Contato: petcomp@icmc.usp.br
  • Homepage: http://pet.icmc.usp.br/portal

O grupo PET-Computação tem como objetivo propiciar aos alunos de graduação uma formação acadêmica de qualidade, ética e cidadã, com a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão na área de Ciências de Computação, com a preparação dos alunos para atuar no seu futuro campo profissional e com a melhoria do curso de graduação ao qual o grupo está vinculado. O PET-Computação desenvolve várias atividades, sendo várias delas promovendo a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Exemplos dessas atividades são a participação efetiva na organização da Semana da Computação (http://semcomp.icmc.usp.br); a promoção de cursos de extensão de temas básicos, voltados para os alunos ingressantes na Universidade, como por exemplo: montagem de hardware, linux e webdesign; e a preparação de alunos dos ensino fundamental e médio para a Olimpíada de Informática (OBI) (http://pet.icmc.usp.br/obi). Outras atividades visam especificamente a melhoria do curso de graduação, como o auxílio na organização do WBCC (Workshop do Curso de Bacharelado em Ciências de Computação). O grupo desenvolve também um projeto denominado PET-LIB, o qual tem por objetivo disponibilizar materiais didáticos, adquiridos através de doações de alunos e professores, para todos os alunos do ICMC. Além desses projetos, o grupo tem dois grupos de estudo: um é responsável pela manutenção da infra-estrutura computacional da sala do PET (PET-TI) e o outro é responsável pelo desenvolvimento de sites de todos os projetos que o grupo desenvolve ou de eventos que o grupo organiza (PET-WEB). Além disso, o grupo desenvolve mensalmente uma atividade denominada PET-Cult, a qual promove discussão de livros, filmes e textos da atualidade. O grupo tem por objetivo evoluir e aprimorar os projetos, tornando-os mais abrangentes, e permitindo ampliar ainda mais o envolvimento com os alunos da graduação.