Cartografia interdisciplinar no território do Butantã: fortalecimento de redes solidárias a partir do Ponto de Economia Solidária da região.

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Instituto de Psicologia da USP

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s): Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP

Coordenador e contato: Bernardo Parodi Svartman Docente IPUSP 2228773

Maria de Lourdes Zuquim Docente FAU 1505102

Marta Carvalho de Almeida Docente FM 90422

Yvonne Mautner Docente FAU 40516

Luis Gulherme Galeão da Silva Docente IPUSP 745637

bernardo@usp.br

Equipe: Carla Silva Soares Técnico FM 7094610

Marian Caraffa Estudante FAU 6927391

Maria Cristina Tissi Técnica Ponto de Economia Solidária – PMSP

Gisela de Souza Nigro Técnico Ponto de Economia Solidária – PMSP

Denise Laizo dos Santos Técnico Ponto de Economia Solidária – PMSP

Marta Akemi Horii Técnico Ponto de Economia Solidária – PMSP

Stephanie Chiconeli Tabata Bolsista IPUSP

Regina Celia Medeiros Felix Bolsista FAU USP

Resumo do Projeto:  O objetivo principal deste projeto é estimular o fortalecimento e a ampliação de uma rede de cooperação que envolva coletivos culturais e empreendimentos solidários no território do Butantã, tomando como ponto de partida e eixo articulador as atividades organizadas pelo Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã. O Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã é um equipamento de saúde que tem como objetivo desenvolver projetos de economia solidária, projetos culturais e ações de promoção de saúde mental. Atualmente, realiza a incubação de empreendimentos de usuários da rede de saúde mental, cursos de formação em economia solidária e divulgação e articulação de redes de trocas econômicas e culturais solidárias na região. Buscaremos construir de forma interdisciplinar uma estratégia de cartografia da região, mapeando as iniciativas culturais e econômicas que possam se articular no projeto, apoiando uma visão mais ampla e integrada sobre o território e a política de saúde. Esse mapeamento apoiará a construção de uma estratégia de encontros temáticos, oficinas de urbanismo e de fomento às trocas culturais e econômicas, tendo o Ponto como espaço articulador dessas ações. Estas atividades também terão como objetivo articular o conhecimento acadêmico e popular produzido sobre o bairro do Butantã, e a partir dos resultados das oficinas, resgatar, ampliar e divulgar a memória local e ao mesmo tempo fortalecer os espaços de participação social.

Resultados do Projeto Atividades Realizadas

1)      Reuniões quinzenais da equipe para coordenação do projeto.

2)      Reuniões preparatórias do projeto do Cine Clube no Ponto.

3)      Reuniões com representantes da Rede Butantã para apresentação do projeto, elaboração do formulário para coleta de dados sobre os movimentos sociais do território e planejamento das oficinas.

4)      Aulas Conjuntas com toda a equipe do projeto na FAU para elaboração dos mapas, das legendas e pictogramas.

5)      Duas reuniões preparatórias com a comunidade para planejamento da oficina sobre Memória e História da região.

6)      Visita a uma iniciativa do território que trabalha com a preservação da memória e da história da região.

7)      Definição do calendário das oficinas.

Resultados alcançados até o momento:

1)      Banco de dados sobre os movimentos sociais do território elaborado a partir do formulário elaborado em parceria com o Ponto de Economia Solidária e a Rede Butantã – 50 respostas obtidas pela aplicação on-line.

2)      Participação no evento e debate promovido por duas atividades do Cineclube do Ponto. Atividades realizadas nos dias 26 de abril e 28 de junho. Página do Facebook: https://www.facebook.com/Cineclube-do-Ponto-618115428667678/?tn-str=k*F

3)      Apresentação do projeto na Roda de Conversa da Cirandinha da Rede Butantã. Evento ocorreu no dia 27 de abril.

4)      Inauguração da exposição de mapas do projeto Cartografia no Ponto.

5)      Agendamento de duas oficinas de cartografia: Oficina de Direitos Humanos no evento do dia 21 de setembro e oficina de cartografia com as trabalhadoras do Ponto no dia 30 de setembro.

Sites e Mídias Sociais

Facebook: https://www.facebook.com/groups/773233272758256/permalink/2181544935260409/

You Tube: