Compostagem vai à escola para incentivar a interdisciplinaridade e promover as práticas ecológicas e empreendedorismo sustentável

Unidade(s) Sede e  Curso(s) do projeto: Escola de Engenharia de Lorena – EEL 

Unidades Colaboradoras e Curso(s): Escolas da região do município de Lorena – SP e comunidades interessadas no tema “Compostagem e empreendedorismo” podem nos constactar para treinamentos.

Coordenador e contato: Profa. Dra. Rita C.L.B. Rodrigues (DEBIQ – EEL/USP) e Prof. Dr. Durval Rodrigues Jr (DEMAR – EEL/USP) – rita@debiq.eel.usp.br (EEL/USP)

Equipe:  Participação de alunos dos Programas de Pós-graduação de Biotecnologia Industrial (PPGBI), Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE) da EEL-USP e do Programa de Pós-graduação da FEA/USP: Álvaro Henrique Mello José; Lidiane de Melo Souza Moura; Ana Carolina da Silva Antunes Carvalho e Daniel Faria Chaim. Estes alunos também são professores no ensino fundamental e médio na região.  ambém participam os alunos: Douglas Eduardo de Oliveira, Fernanda Rodrigues Moreira, Vitória de Oliveira Vinhas, Ane Elisa Silva Bicudo todos do curso de Engenharia Ambiental da EEL, Tamires Saldanha de Souza (Engenharia Bioquímica) e Nicolas Brambilla Rodrigues (Estudante do Ensino médio).

 

Resumo do Projeto: A ideia do grupo “Compostagem Itinerante – EEL/USP” concretizou-se em 2018, com o projeto intitulado “Compostagem vai à escola para incentivar a interdisciplinaridade e promover as práticas ecológicas e empreendedorismo sustentável”, que foi aprovado na Categoria A – Projetos Específicos (projetos existentes ou novos que procurem avaliar objetivos educacionais específicos, envolvendo um ou mais cursos com grande afinidade temática) no primeiro edital do Programa Aprender na Comunidade da Pró-reitoria de Graduação da USP, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de estratégias de ensino e de aprendizagem que incentivassem a participação ativa dos alunos de engenharia na criação de projetos que envolvessem a comunidade.

Atualmente, a Educação em Engenharia encontra-se em sua fase de integração e inovação decorrente da grande tendência industrial com a sustentabilidade a nível global e local. Habilidades em sustentabilidade e conscientização ambiental são uma prioridade em muitos empregos corporativos, à medida que as empresas procuram aderir à nova legislação. O trabalho interdisciplinar tem que avançar tanto nas Universidades como no ensino fundamental e médio, para que estas atividades conjuntas se tornem cada vez mais comuns aos alunos, possibilitando mudanças tanto na prática escolar como na leitura do espaço geográfico que a cada dia está mais dinâmico e interativo. A conscientização de atividades sustentáveis pode ser obtida por meio das práticas ecológicas que visam o diálogo e discussão em tópicos específicos. A compostagem é mencionada como uma das práticas ecológicas para transformação de resíduos orgânicos em adubos e energia, dentre outras.

Neste sentido, este projeto propõe o desenvolvimento de um kit didático por alunos de graduação em engenharia como ferramenta interdisciplinar para incentivar nos alunos do ensino fundamental e médio, práticas ecológicas e o empreendedorismo sustentável em escolas da região. A escolha do nome do grupo “COMPOSTAGEM ITINERANTE EEL/USP” foi pensando em sua expansão para além das escolas para a comunidade em geral com a possibilidade de participação em feiras, workshop e atividades de ensino e aprendizagem, por isso “itinerante” em seu nome. Hoje existe nas comunidades do município de Lorena-SP trabalhos envolvendo a compostagem para inserção da terceira idade e compostagem em atividades que envolvem a prefeitura de Lorena. O caráter inovador desta proposta está em levar a compostagem como um modelo de negócio para esta comunidade regional.

https://site.eel.usp.br/index.php/noticias/adubo-organico-sustentabilidade-que-vem-do-lixo

Resultados do Projeto:

A primeira etapa foi desenvolvida e concluída com êxito. As atividades foram dedicadas para a capacitação dos alunos de graduação em metodologias de ensino e de aprendizagem para que pudessem executar o treinamento dos alunos no ensino fundamental e médio em compostagem doméstica e empreendedorismo sustentável e inovação. Destacam-se as seguintes atividades: Primeira oficina intitulada “Compostagem Itinerante ensina minhocultura” no evento “Férias no Museu Interativo de Ciências” da Prefeitura de São José dos Campos, Secretaria de Educação e Cidadania, Departamento de Educação Básica. Nesta oficina os participantes aprenderam como confeccionar um minhocário, a cuidar das minhocas e a manejar o minhocário de forma a otimizar a produção de húmus (adubo orgânico) e biofertilizante (chorume). Também foi apresentado aos participantes como cultivar flores comestíveis, fechando-se o ciclo de economia sustentável. Os participantes da oficina degustaram uma Torta Jardim Espelhada preparada com flores comestíveis: amor-perfeito, tagetes e capuchinhas. Estas flores foram provenientes de plantio orgânico. Foram oferecidos aos participantes, certificados de participação e bótons com o logo do grupo “Compostagem Itinerante – EEL/USP”, e todos puderam levar para casa a sua composteira com minhocas californianas e biofertilizante, como iniciativa à prática sustentável.
Neste mesmo esquema de oficinas, mas com atividades enriquecidas com o lúdico foi a vez das crianças e adolescentes assistidos pelo Projeto Criança Feliz da EEL/USP aprenderem sobre a montagem de uma composteira doméstica usando minhocas.  
O grupo apresentou também os módulos alimentação saudável e Compostagem e Empreendedorismo na escola E.E.E.I. “Severino Moreira Barbosa em Cachoeira Paulista – SP. A ideia é produzir o adubo orgânico para a escola, trocar por mudas e comercializar. Na primeira semana reduziram o lixo de 12 sacos para 3 com reaproveitamento de 75% para a compostagem. Hoje já estão colhendo verduras de suas hortas orgânicas. 

Também estivemos em um encontro no asilo de idosos de Lorena-SP onde estamos implementando um compostor.
Com isso, é previsto impactar diretamente em torno de 500 pré-adolescentes e professores e funcionários das escolas que participaram nas oficinas e palestras. Espera-se que os participantes das oficinas e palestras levem o conhecimento adquirido para suas residências.

Ano que vem, novos desafios e novas esperanças…