Construindo Vínculos Comunitários

Unidade Sede e Curso(s)  do Projeto: EACH

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):  Instituição do Terceiro Setor – Fundação Tide Setúbal

Coordenador e contato: Profa. Dra. Juliana Pedreschi Rodrigues – julianaprodrigues@usp.br

Equipe: Profa. Dra. Mariana Harumi Cruz Tsukamoto

Profa. Dra. Cyntia Harumi Watanabe Corrêa

Prof. Dr. Marcelo Vilela de Almeida

Resumo do Projeto: O Projeto “Construindo vínculos comunitários: experiências e saberes compartilhados” tem como principal objetivo desenvolver, a partir de estratégias de intervenção comunitária, o processo de ensino aprendizagem na graduação baseado em trocas e na construção de novos conhecimentos, que devem acontecer de modo não convencional, a partir de uma relação estabelecida, particularmente, com a comunidade do Jardim Lapenna, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. Nesse processo, considera-se, especialmente, as metodologias ativas que estimulem a participação e a interatividade entre professores, estudantes, coordenadores de projetos, moradores da comunidade e educadores sociais. Nesse esforço conjunto, a solidariedade e a empatia serão os principais vetores para essa construção conjunta que permitirá aos participantes aprenderem e, ao mesmo tempo, ensinarem. No projeto propõe-se travar um permanente diálogo entre os debates oriundos dos conteúdos teóricos de diferentes disciplinas da universidade de São Paulo e o contexto das comunidades que participarão das ações de intervenção.

 http://www5.each.usp.br/noticias/aprender-na-comunidade-dia-das-criancas-no-galpao-e-cultura-do-jardim-lapenna/

http://www.prg.usp.br/programa-aprender-na-comunidade-da-each-visita-escola-superior-de-educacao-paula-frassinetti-portugal/

https://portal.aprendiz.uol.com.br/2019/01/30/moradores-jardim-lapenna-criam-1o-plano-de-bairro-participativo-de-sp/

Resultados do Projeto: Quantitativos: 58 estudantes de graduação (curso de Lazer e turismo); 03 estudantes de pós-graduação; 200 crianças e adolescentes atendidos diretamente. 

Qualitativo: O estabelecimento de vínculos entre estudante e comunidade e comunidade com a universidade e que, através da vivência na comunidade, a aprendizagem dos conteúdos da disciplina ganharam mais significado e relevância entre os estudantes. Nota-se, também, a ampliação da percepção sobre o papel da universidade e, dos estudantes, no contexto das mudanças sociais.

http://www5.each.usp.br/noticias/aprender-na-comunidade-dia-das-criancas-no-galpao-e-cultura-do-jardim-lapenna/

http://www.prg.usp.br/programa-aprender-na-comunidade-da-each-visita-escola-superior-de-educacao-paula-frassinetti-portugal/