Educação Ambiental e Redução de Riscos de Desastres

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s): Instituto de Biociências

Coordenador e contato: Profa. Dra. Flávia Noronha Dutra Ribeiro

Equipe: A equipe do projeto é composta de três estudantes da pós-graduação, das áreas de Geografia Humana, Sustentabilidade e Ensino de Ciências, e doze estudantes de graduação do curso de Gestão Ambiental. Além disso, desde o início do projeto, já contamos com a presença de mais de 65 voluntários. O grupo conta ainda com uma equipe de docentes integrada por três professores e duas professoras.

Coordenadora: Profa. Dra. Flávia Noronha Dutra Ribeiro

co-orientador: Prof. Dr. Gerardo Kuntschik

co-orientador: Prof. Dr. Marcos Bernardino de Carvalho

co-orientadora: Prof. Dra. Rosana Louro Ferreira Silva

Estudantes de pós-graduação:

Danilo Pereira Sato

Jéssica Nogueira Marques

Patrícia Mie Matsuo

Estudantes de graduação:

Beatriz Ferreira Luna

Bruna Miranda Arnaldo dos Santos

Ediney Dos Santos Ferreira

Isabela do Nascimento Dias

Karla Mesquita

Laura Domingues dos Santos

Letícia Milene B. Silva

Lucas Henrique de Toledo Freitas

Maria Luiza Bregieiro

Mirella Tavares da Silva

Rafael da Silva Damasceno Pereira

Victoria Caroline de Souza Alves

Resumo do Projeto: Desastres naturais são causa de grande quantidade de perda de vidas humanas e de propriedade em todo o mundo, o que demanda ação mundial rápida e coordenada capaz de reduzir a vulnerabilidade das populações frente à inevitável intensificação dos desastres naturais como consequência do aquecimento global, ou da chamada Sociedade de Risco. Neste contexto, esforços estão sendo despendidos para desenvolver ações educativas voltadas para a construção de uma sociedade mais resiliente. Essas atividades são pautadas pelo ensino inovador e interdisciplinar, e pela preocupação com a discussão e com a formação para os valores e comportamentos que devem nortear as práticas sociais do futuro. Nesse sentido, o nível das comunidades pode ser adotado como a escala de formação de agentes comunitários capazes de lidar com a problemática do risco a nível local, processo organizado pelo espaço da Educação Ambiental enquanto um movimento crítico e transformador capaz de instrumentar e empoderar os sujeitos, que deixam de conviver com o risco e passam a cultivar uma cultura de resiliência e resistência coletiva.

O projeto foi idealizado pelo Diretório Acadêmico de Gestão Ambiental (DAGA) em 2017 e com o objetivo de formar um grupo interdisciplinar com os alunos de graduação interessados atuar com Educação Ambiental Crítica no ensino público da Zona Leste de São Paulo. O coletivo foi fundado oficialmente em março de 2018 por alunos dos cursos de Gestão Ambiental (EACH), Geografia (IFSP), Engenharia Ambiental (UFABC), Biotecnologia (EACH), Letras (FFLCH) e Matemática (IME). O objetivo geral do grupo é inovar na proposição de ferramentas de ensino-aprendizagem que reconheçam o potencial da sinergia entre Educação Ambiental Crítica e a Redução de Riscos de Desastres (RRD),

Em sua versão piloto, o projeto envolveu 30 alunos do Ensino Fundamental II em um curso de 30h divididas em 10 intervenções, pautadas em oficinas, debates e intervenções artísticas.

O número de estudantes interessados em participar cresceu, principalmente no curso de Gestão Ambiental da EACH USP, que contribuiu para a ampliação do projeto em termos de mudança social, participação política e desenvolvimento profissional dos graduandos.

Em 2019 foi realizado um segundo curso de Educação Ambiental Crítica e Redução de Risco de Desastres, com 11 intervenções, contemplando 40 alunos de uma instituto em área de risco hidrológico na Zona Leste. Além disso, o GEAC realiza encontros de formação interna, eventos acadêmicos e minicursos sobre EA e RRD, dentre outras atividades.

Resultados do Projeto https://drive.google.com/drive/folders/1Bf4aVYeLB3yriErMu9D_QTpKzxdWrjXv?usp=sharing

Sites e Mídias Sociais:

 Criação da Rede de Educação e Redução de Riscos de Desastres: https://www.cemaden.gov.br/rede-de-educacao-e-reducao-de-riscos-de-desastres-e-criada-para-acoes-integradas-entre-instituicoes-e-universidades/  https://mundogeo.com/2019/04/18/criada-rede-de-educacao-e-reducao-de-riscos-de-desastres/

Formação em Educação e Redução de Riscos de Desastres: http://educacao.cemaden.gov.br/site/news/OTQwMDAwMDAwMTAy  e http://www5.each.usp.br/noticias/alunos-e-professores-da-each-participam-de-formacao-em-educacao-e-reducao-de-riscos-de-desastres/

Campanha para prevenção de desastres naturais do Cemaden: http://redenacionalderadio.com.br/programas/materias-da-voz/20-09-18-graziela-mendonca-campanha-cemaden.mp3/view

Projeto piloto do GEAC: http://200.133.244.149/2018/?p=985

Publicação do Cemaden divulgando o projeto: https://www.facebook.com/cemadeneducacao/posts/1792384434220277/

Divulgação do MiniCurso na VII Semana de Licenciatura em Ciências das Natureza: https://www.facebook.com/grupodeeducacaoambientalcritica/photos/a.534942087027918/638762046645921/?type=3&notif_id=1567271082170647&notif_t=page_post_reaction

Divulgação da atividade “Rio do Tempo”: https://www.facebook.com/sistematizacaodeexperiencias/posts/2222166231224110

Facebook:  https://www.facebook.com/grupodeeducacaoambientalcritica/

Instagram: https://www.instagram.com/grupoeacritica/

You Tube: https://youtu.be/k6DdxdMTf_k

 E-mail: