Formação de professores da área da saúde/enfermagem: compromisso com a formação técnica de nível médio no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS)

Unidade Sede e Curso(s)  do Projeto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):

Coordenador e contato: Profa. Dra. Adriana Katia Corrêa adricor@eerp.usp.br

Equipe:

Resumo do Projeto: Este projeto tem como foco a formação docente na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem, sendo a comunidade envolvida professores dessa modalidade de ensino. Realizar ações de formação continuada/permanente de professores atuantes na educação profissional técnica de nível médio, em escolas técnicas da área de saúde/enfermagem que são parceiras do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP), integrando alunos do quinto ano do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento profissional docente, bem como para o aprimoramento da formação técnica de enfermagem, tendo em vista o contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua relevância e justificativa incluem: a relação da formação docente com a formação qualificada dos técnicos de enfermagem; o papel fundamental dos enfermeiros licenciados na proposição e acompanhamento de práticas formativas nas escolas; fato desses trabalhadores representarem a maioria da equipe de enfermagem e de saúde; a necessidade de mudanças na formação em prol das necessidades de saúde da população brasileira; a importância de serem feitos esforços para a construção de práticas de formação continuada/permanente nas escolas técnicas da área da saúde/enfermagem, tendo em vista as diversidades quanto à formação pedagógica dos docentes, alguns limites em relação às condições de trabalho e o entendimento de que a prática pedagógica demanda permanente processo reflexivo e de apropriação de conhecimentos, em âmbito individual e coletivo. Além disso, este projeto justifica-se, ainda, pois a instituição na qual se inserem as docentes responsáveis têm histórico de compromisso com a formação de professores para a educação profissional técnica de nível médio. Serão propostas as seguintes atividades, a serem realizadas no período de 12 meses: oficinas pedagógicas mensais com professores de duas escolas técnicas (uma pública e outra privada) do município de Ribeirão Preto, que são parceiras do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da EERP/USP; sistematização dos produtos das oficinas, tendo em vista a produção de livretos relacionados aos conteúdos de ensino e ao guia norteador para elaboração de planos de aula; promoção de um encontro coletivo, envolvendo essas escolas, outras parceiras mais recentes do Curso de Bacharelado e Licenciatura e outras interessadas, tendo como foco a ampliação de conhecimentos sobre a formação na educação profissional técnica de nível médio na área da saúde/enfermagem e troca de experiências que envolvem a realidade local. Este projeto, será desenvolvido por cinco professores da área de ensino da educação profissional em enfermagem, dois alunos de graduação bolsistas, sendo um do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem e outro da pedagogia, alunos da pós-graduação que desenvolvem pesquisas na temática envolvida e que são monitores da área dos estágios curriculares na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Nas atividades propostas, haverá participação de professores das escolas técnicas envolvidas, além de alunos do quinto ano do Curso de Bacharelado e Licenciatura em enfermagem – EERPUSP, inseridos no estágio curricular nessas escolas. No encontro coletivo, haverá a ampliação do público para professores de outras escolas técnicas e alunos dos demais períodos do curso de licenciatura. A intenção é que esse encontro coletivo seja disparador da constituição de um fórum permanente de discussão entre professores de escolas técnicas de enfermagem do município. Os impactos previstos incluem, portanto, a formação dos alunos de graduação, dos professores de escolas técnicas e, indiretamente, dos técnicos de enfermagem, podendo ser resumidos na intenção de fortalecer o compromisso de todos, individual e institucional, com a formação crítica e coerente com o SUS.

 Resultados do Projeto: Realização de 09 oficinas pedagógicas com professores de duas escolas técnicas envolvidas no projeto;

Realização de 07 oficinas (equipe do projeto, incluindo alunos de graduação e pós-graduação) para planejamento das oficinas;

As oficinas realizadas têm sido espaços formativos importantes que ajudam a socializar conhecimentos e a trocar experiências entre todos os envolvidos, implicando, de algum modo, na tomada de decisões sobre o “para que”, “o que” e “como” ensinar no ensino técnico em enfermagem. Como as dinâmicas de trabalho nas escolas técnicas, de modo geral, dadas as condições de trabalho, propiciam limitadas oportunidades de espaços de educação continuada/permanente para os professores, os alunos da licenciatura em enfermagem, têm oportunidades reduzidas de acompanharem práticas formativas na educação profissional. Assim, vêm sendo possível sua aproximação a uma perspectiva de constituir esses espaços, com compromisso, conhecimento e participação. Provavelmente, essa experiência será internalizada pelos alunos da graduação (e demais envolvidos) como algo positivo e que gera impactos na formação.

Cabe destacar ainda que o processo reflexivo, as decisões tomadas e os produtos que serão gerados como “nortes” para o ensino, terão impactos na formação de muitos auxiliares e técnicos de enfermagem, sendo importante salientar que uma das escolas envolvidas é a que forma o maior número de trabalhadores para os serviços de saúde de Ribeirão Preto e região e a outra é a única escola pública do município.

Especificamente em relação aos monitores de graduação envolvidos, além dos aprendizados que podem ser construídos pelos demais alunos, as atividades específicas pelas quais têm se responsabilizado vêm favorecendo a aquisição de outros conhecimentos e experiências.

O desenvolvimento desse projeto representa uma possibilidade de fortalecimento das relações entre a Universidade e a Educação Básica (E.B), considerando a educação profissional técnica de nível médio como modalidade da E.B. Assim, têm sido feitas ações que têm contribuído para a formação de professores nessa modalidade, o que pode também ser relacionado ao compromisso social da universidade com a formação de professores da E.B.

Projeto desenvolvido está inserido em atividades que fazem parte de proposta que está concorrendo a Prêmio OPAS / COFEn – informações no link: https://jornal.usp.br/universidade/usp-forma-professores-enfermeiros-para-ensinar-em-escolas-tecnicas/

 Sites e Mídias Sociais: Está sendo organizado um encontro com escolas técnicas da área da saúde do município de Ribeirão Preto e região – em breve maiores informações!

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