Formação Profissional em Saúde e a Comunidade: experiência do curso de Odontologia da FORP-USP

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto-USP

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):  Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP e Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto

Coordenador e contato: Profa. Dra. Marlívia G. C. Watanabe marlivia@forp.usp.br (16)33153976

Resumo do Projeto: Os estágios curriculares e eletivos do curso de graduação da FORP-USP têm o objetivo de promover experiências de formação profissional que contribuem  para o desenvolvimento da compreensão do Sistema Único de Saúde-SUS, do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, do processo saúde-doença como resultante de determinantes biológicos e sociais, da integralidade da atenção como eixo norteador da atenção em saúde, do processo de gestão dos serviços de saúde e da responsabilização pelo cuidado enquanto profissional de saúde.

Para tanto, o curso de Odontologia da FORP contempla 390 horas de estágio obrigatório em diferentes unidades de saúde: 9 unidades de Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde/Unidades de Saúde da Família), 3 unidades de Média Complexidade (Hospital Estadual, Unidades Distrital de Saúde e Centro de Especialidades Odontológicas) e 5 unidades de Alta Complexidade (Hospitais), bem como um serviço de saúde em unidade militar. Essas atividades contemplam parcerias com Secretarias de Saúde, instituições filantrópicas e com o Exército Brasileiro.

A maioria dessas unidades compreendem campos de estágio para diversos cursos de graduação em saúde do Campus da USP de Ribeirão Preto (Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Psicologia, Terapia Ocupacional), bem como para Residências Médica e Multiprofissional (7 profissões de saúde), e Pós-Graduação de várias áreas.

Nessas unidades de saúde, o estudante desenvolve atividades de atenção em saúde em equipes multiprofissionais, compostas por profissionais, estudantes e docentes das várias áreas da saúde, o que possibilita ações interdisciplinares de cuidado, nos diferentes níveis de complexidade.

Outra contribuição para a formação profissional é a possibilidade de aproximação com diferentes políticas públicas vigentes na área da saúde, como o Programa Saúde na Escola, o qual prevê ações de profissionais de saúde no ambiente escolar, dentro do princípio da intersetorialidade.

Esta experiência existe há 11 anos e foi bastante ampliada nos últimos 2 anos, com o aumento da carga horária e dos locais de estágio. Isso tem demandado considerável investimento humano e financeiro da FORP, apesar da contrapartida das unidades e instituições parceiras envolvidas, principalmente no que se refere direta ou indiretamente aos estudantes.

Dessa forma, os recursos provenientes deste Programa tornam-se importante contribuição para a manutenção das atividades, bem como permitiria viabilizar sistemas de controle e avaliação melhores do que se dispõe atualmente.

Assim, este projeto tem o objetivo de colaborar com a continuidade das atividades de estágio curriculares e eletivas do curso de Graduação em Odontologia da FORP-USP, desenvolvidas em diferentes Unidades de Saúde de Municípios da região de Ribeirão Preto, bem como com seu aprimoramento no que diz respeito ao controle e  avaliação dessas atividades.

Resultados do Projeto: 1) 390 horas de atividades de estágio junto a serviços de saúde do Sistema Único de Saúde e às respectivas comunidades de usuários por aluno do curso de Graduação em Odontologia da FORP-USP.

2) 240 atividades de promoção de saúde desenvolvidas junto à comunidade de 4 Unidades de Saúde da Família do Distrito Oeste de Saúde de Ribeirão Preto.

3) Cerca de 8.220 atendimentos odontológicos realizados em 8 Unidades Básicas de Saúde/Unidades de Saúde da Família, 5 hospitais de média e alta complexidade da região de Ribeirão Preto, 2 unidades de média complexidade em saúde bucal locais e 1unidade do serviço militar local.

Está em andamento o processo de avaliação qualitativa, com análise de relatórios e portfólios que estão sendo elaborados pelos estudantes.

Para os demais participantes, os instrumentos a serem aplicados estão eom processo de elaboração.

As atividades desenvolvidas permitem que os estudantes desenvolvam habilidades/competências para:

1) atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;

2) atuar  multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;

3) reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

4) exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;

5) comunicar e trabalhar efetivamente com pacientes, trabalhadores da área da saúde e outros indivíduos relevantes, grupos e organizações.

Em relação à comunidade, além de colaborarem nos atendimentos realizados, contribuindo para o aumento da cobertura  e do acesso ao tratamento odontológico das unidades de saúde e às atividades de promoção de saúde, essa formação mais próxima da realidade e necessidades da população terá reflexos na atuação dos futuros profissionais, no sentido de que eles estarão mais preparados para atuarem nos serviços de saúde do SUS, com melhores respostas ás demandas sociais e de saúde.

Tais ações justificam a relevância social da universidade pública, em especial da Universidade de São Paulo