Integração entre universidade pública e escolas da Educação Básica a partir de palestras interativas
Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Instituto de Química de São Carlos
Unidade(s) colaboradoras e Curso(s):
Coordenador e contato: Ana Cláudia Kasseboehmer claudiaka@iqsc.usp.br
Campus 1 IQSC – Laboratório 116 Q4
Equipe: Ana Cláudia Kasseboehmer – Coordenadora
Eliana Spazi – Profa. E. E. Arlindo Bittencourt
Patrícia Regina da Silva – Profa. E. E. André Donatoni
Silmara Cristina Vinicius – Profa. E. E. André Donatoni
Andressa Heloisa Bagatelo – IC/Bolsista PUB
Ariane Carolina da Rocha – IC/Bolsista PUB
Lucas Adam Prado Julião – IC/Bolsista PUB
Matheus dos Santos Barbosa da Silva – IC/Bolsista FAPESP
Ana Carolina da Silva Steola – Doutoranda/Coordenadora de escola
Daniel Matheus da Silva – Doutorando/Bolsista CAPES
Israel Rosalino – Doutorando/Bolsista CAPES
Renata Torres Mattos Paschoalino de Souza – Doutorando/Bolsista CAPES
Franciani C. Sentanin – Pós-doutoranda/Bolsista FAPESP
Resumo do Projeto: Neste projeto propõe-se trazer estudantes de ensino médio com prioridade para as escolas de regiões periféricas e de cidades vizinhas a São Carlos para visitarem a universidade e assistirem à palestras interativas. Essa proposta surge como contribuição para superar a lacuna que existe entre universidade pública e as escolas de ensino médio nas quais os estudantes desconhecem até mesmo seu caráter público. Nosso grupo realizou uma pesquisa nesta que é conhecida como “a cidade dos doutores” e verificou que os dados não são diferentes de outras cidades: a população em geral desconhece o que a universidade pública faz e os estudantes de escolas públicas percebem-na como algo inalcançável. Além disso, a população em geral pouco conhece sobre as pesquisas que são desenvolvidas na universidade e da sua importância para a qualidade de vida das pessoas. Essas palestras têm como tema as pesquisas desenvolvidas no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e procuram promover a importância da universidade pública bem como os processos de ingresso e de permanência dos estudantes menos favorecidos. Essas palestras foram produzidas com financiamento FAPESP em 2016 e mostraram bons resultados para despertar a motivação dos estudantes. Espera-se que as palestras sejam apresentadas pelo menos 15 vezes durante a vigência deste projeto. Os resultados esperados são a melhora conceitual, preparo e motivação para a docência para os bolsistas que apresentarão as palestras, o estabelecimento de parcerias com a Biblioteca da Prefeitura da área 2 do campus de São Carlos e com os professores das escolas de ensino médio. Também se espera contribuir para a formação dos graduandos e pós-graduandos envolvidos com o projeto. Em relação aos estudantes de ensino médio, espera-se despertar neles a motivação para o aprendizado em geral e em especial o de Química e também a motivação para ingressar em uma universidade pública.
Resultados do Projeto: 1. Oferecimento de um curso de formação continuada para professores da Educação Básica intitulado “O Ensino de Química na Educação Básica: pesquisar para inovar – Módulo I” no período de 03/04/2019 a 28/06/2019 com participação de 2 professoras da Educação Básica e 4 licenciandos;
- Apresentação de 07 palestras interativas atendendo 235 estudantes de escolas públicas de São Carlos e região com visitas que incluíram o transporte escola/USP/escola, lanche ou almoço no Restaurante Universitário, palestra interativa e visita à Biblioteca da Prefeitura do campus 2 da USP e a laboratórios de pesquisa;
- Início da produção de uma exposição museal contendo maquetes interativas inéditas de Química e com apresentação das pesquisas desenvolvidas no IQSC.
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