Jornada Universitária da Saúde

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Faculdade de Saúde Pública

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):

Faculdade de Medicina,

Escola de Enfermagem,

Centro Acadêmico Osvaldo Cruz da FMUSP.

Coordenador e contato: Helena Akemi Wada Watanabe (hwatanab@usp.br); Coordenação acadêmica – Marcella Sanches Peres (email contato: marcellasanches@usp.br); coordenacao.jus@fsp.usp.br; 306177-54

Equipe: Marco Akerman, Valéria Marli Leonello, Mariangela Lopes Bittar, Lígia Ferreira Gomes, Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza, e Coordenação acadêmica: Aline Batista Rocha, Beatriz Aparecida Oliveira da Silva, Bruna Roberta Silva, Denis Jun Shimizo Goia, Felipe Alvarenga Marim, Illy Ster Almeida Rocha, Julia de Campos Cardoso Rocha, Karolina Silva Ferreira, Laura Sampaio de Moura Azevedo, Letícia Uoda Figueiredo, Lucas Freitas Nasi dos Santos, Marcella Sanches Peres, Melissa Iglesias Alonso, Sabina Maria Aeschlimann, Sara Cristina Aparecida da Silva , Thauane de Oliveira Moura, Vitória Alexandra Silva e Vitória Oliveira de Souza

Resumo do Projeto: A Jornada Universitária da Saúde (JUS) é um projeto de extensão universitária que desde 2007 propõe ações de promoção e educação em saúde em cidades do interior paulista. Envolve cerca de cem alunos de graduação dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Saúde Pública e Terapia Ocupacional do Campus Capital.

Objetiva difundir e fortalecer informações e práticas voltadas à promoção da saúde da população e dos trabalhadores da saúde e da educação do município e permitir a troca de conhecimentos entre estudantes dos cursos envolvidos numa perspectiva multidisciplinar, interdisciplinar e, o reconhecimento do trabalho comum em saúde, o desenvolvimento de habilidades e competências.

A cada 3 anos um município é selecionado e recebe a JUS durante 9 dias em setembro. As atividades são planejadas ao longo do ano de acordo com as necessidades levantadas junto às autoridades locais, gestores e comunidade. No 1º ano são realizadas atividades educativas voltadas a crianças do ensino infantil, escolares, adolescentes, trabalhadores da saúde, da educação e da comunidade (através de visita domiciliar e atividades em áreas e equipamentos públicos); levantamento das necessidades da população e também em relação a acesso a informações sobre saúde, direito à saúde, sistema de saúde e infraestrutura local. No 2º, reformulam-se as atividades, de acordo com as necessidades identificadas, e no 3º ano analisa-se as intervenções realizadas, testam-se novas metodologias de ação em saúde e propõe-se a gestores, lideranças locais e comunidade, ações que potencialmente promovam a saúde e a qualidade de vida da comunidade.

Os treinamentos dos jornadeiros tiveram por temas: Promoção da saúde, Diagnóstico das necessidades de saúde. Comunicação e educação em saúde, Sistema Único de Saúde, visita domiciliar, autocuidado em saúde, trabalho em equipe, interdisciplinaridade, trabalho interprofissional.

Relatório anual é encaminhado à prefeitura municipal e às unidades universitárias envolvidas. Pesquisas sobre a contribuição da JUS na formação dos participantes informam que competências administrativas, de planejamento, coordenação e trabalho em equipe e de habilidades como comunicação, negociação, liderança e resiliência foram atribuídas à participação na JUS, mostrando seu potencial na formação de nosso alunado.

Resultados do Projeto: No início do ano, dentro do processo de formação, coordenadores acadêmicos participaram da disciplina intersemestral da Escola de Enfermagem 0701255 – Práticas, formação e educação interprofissional em saúde, ministrada por docentes que participam da tutoria da JUS.

Foi realizado curso introdutório, em que a JUS é apresentada dos potenciais participantes e posteriormente realizada a seleção de 80 participantes. Neste ano, foram incluídos na jornada alunos dos cursos de Farmácia, Odontologia e Educação Física, que até 2018 não participavam.

Ao longo do ano os cerca de 100 alunos se dividiram nos chamados grupos populacionais e através de estudos, pesquisa na literatura, trocas de experiências e busca de apoio docente nas diversas unidades elaboraram atividades educativas voltadas às necessidades levantadas junto ao município, em reuniões semanais.

A atividade de imersão ocorreu apenas há uma semana e os relatórios estão sendo elaborados

 Sites e Mídias Sociais:

https://www.fsp.usp.br/site/noticias/mostra/16572

https://jornalatrombeta.com.br/fp-recebe-94-estudantes-da-usp-em-jornada-universitaria-da-saude

https://tinyurl.com/y55mbrm9

Facebook:  https://www.facebook.com/jornada.universitariadasaude/

 Instagram:

 You Tube:

 E-mail: