Melius

Unidade Sede e Curso(s)  do Projeto: USP – São Carlos

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):  Enactus

Coordenador e contato: Pedro Diniz Camargo Silva / dinizcamargo18@gmail.com / R. Dr. Carlos de Camargo Salles, 222 – Jardim Lutfalla, São Carlos – SP, 13560-550

Equipe: Pedro Diniz
Giovana Kae Marino
Ana Clara Biscaro
Martín Lemos
Laura Scrideli
Hugo Muraroli
Vitor Pádua
Bruno Alcântara
João Vitor Ponte
Bernardo Gama Barbosa
Enzo Nascimento
Elvio Sêneda

Resumo do Projeto: O projeto Melius divide-se em 4 frentes. A primeira frente voltada para a criação de uma marcenaria que busca gerar renda para duas famílias, por meio da produção de móveis feitos a partir de pallets reutilizados, algo inovador por produzir a partir de resíduos além de deixar o ambiente com uma decoração moderna usando madeira conceitual e desejada. Além disso o projeto também muda a maneira como a cidade enxerga uma ocupação: através da geração de renda, criação de valor e desenvolvimento humano do projeto, estereótipos são deixados de lado, contribuindo para toda a comunidade. Neste momento, com a conclusão da nossa participação ao atingir a sustentabilidade da Marcenaria Novo Sonho, essa frente está agora replicando-se em outra comunidade. Dessa forma, estamos transmitindo o conhecimento adquirido na primeira marcenaria para a segunda, para agregar mais conhecimento e técnica em empreendedorismo à ela. 

A segunda frente do projeto seria o desenvolvimento de uma marca de crochê, que gera renda para uma mãe sola, por meio da produção de produtos artesanais, que têm como objetivo ir além do artesanato e sim agregar valor ao cliente por meio da decoração de interiores de suas residências. Da mesma forma que a Marcenaria, o ateliê Tecendo Sonhos atingiu sua sustentabilidade e agora é administrado apenas pela comunidade. Assim ambos os modelos de negócios foram bem sucedidos atingindo seu principal objetivo ao trazer aumentos significativos nas renda de suas famílias, além de estarem totalmente a comunidade. Parte disso é resultado de todos os treinamentos dados pelo time em diversas áreas como: marketing, vendas, fotografia e relacionamento com cliente, sendo algumas delas aplicações do que é aprendido dentro da universidade. Ainda que nossa participação nos negócios tenha se encerrado, estamos dando continuidade a essas frentes, a partir do know-how desenvolvido com os dois modelos. Agora estamos expandindo nosso impacto por meio de um curso de empreendedorismo e mercado de trabalho, a fim de aplicar as habilidades prévias dos alunos para gerar renda e trabalho. Atualmente nesse curso temos 2 alunas com habilidade em costura, mesma área do ateliê Novo Sonho. 

Já a terceira frente tem por objetivo letrar e alfabetizar crianças de 8 a 11 anos que ainda estão defasadas na escola, nivelando seu conhecimento, por meio de metodologias inovadora de forma que elas tenham uma base bem sólida que será levada para o resto de suas vidas. Devido a dificuldade de diversas crianças de aprenderem por meio dos métodos tradicionais, o projeto busca metodologias de ensino inovadoras, como o pós construtivismo. Para isso contamos com estudantes de pedagogia voluntários para darem essas aulas dentro de uma ONG, que atende diversas crianças incluindo moradores da ocupação.

Por fim a quarta frente é Domus (antiga PET). O nome Domus, que significa casa em Latim, representa muito mais o propósito da área e tem como objetivo promover uma melhor qualidade de vida, conforto e segurança para o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de uma tecnologia inovadora e sustentável. A mudança na qualidade de vida se dá através da melhoria das moradias, que por sua vez é alcançada por meio da implementação de um revestimento confeccionado a partir de embalagens cartonadas, o qual proporciona conforto térmico e maior segurança para todos os moradores, afastando bichos e evitando infiltração por água da chuva.

Resultados do Projeto: A atuação conjunta do MAE, MAC e MAV com a ONG Espaço Girassol tem possibilitado ao universo de 30 crianças moradoras desse espaço, o contato com as pesquisas e temas desenvolvidos pelas 3 instituições de forma qualitativa. A Universidade passou a fazer parte do imaginário simbólico e afetivo das crianças moradoras da favela, assim como vem gerando uma série de expectativas de quando retornarão aos mesmos locais. Da mesma forma, as famílias moradoras da comunidade tem recebido com boas impressões o projeto e a Universidade vem reforçando seu papel social.
As Educadoras da ONG vêm se apropriando das temáticas desenvolvidas pelos museus e têm utilizado as mesmas em suas aulas e oficinas. O projeto possui um caráter qualitativo como base, pois optou trabalhar com as mesmas 30 crianças ao longo de todo projeto de um ano.  Portanto, as ações buscam estabelecer e aperfeiçoar vínculos simbólicos e afetivos entre as crianças da ONG, suas respectivas famílias e os profissionais dos museus envolvidos. Consideramos que os resultados foram amplamente alcançados, de acordo com anexos (Planejamento das atividades; Relatório dos bolsistas). No que diz respeito aos resultados quantitativos ao longo deste ano, foram realizadas 36 oficinas que atingiram o universo das 30 crianças citadas acima, além de professores e familiares que integram a Comunidade São Remo.

Impacto Indireto e Direto: 

  1. para os estudantes:

Os estudantes estabeleceram um contato prático com as ações de extensão e pesquisa da Universidade. A cada semana, a equipe elabora, planeja e aplica oficinas relacionadas a um museu específico, que busca discutir temas pertinentes às instituições, assim como relacioná-los aos repertórios da comunidade atingida.  A convivência diária dos estudantes com a equipe técnica e docente dos museus envolvidos, especialmente educadores e especialistas vem contribuindo para o crescimento profissional dos mesmos, assim como cria uma plataforma comum de trocas e aprendizados enriquecedores. Finalmente, há que se destacar também a rica convivência entre os bolsistas e as crianças da Comunidade do Jardim São Remo, num exercício contínuo de ação, reflexão e convívio com a diferença e os desafios de se trabalhar com um uma comunidade carente e com tantos problemas sociais e afetivos.

  1. para a comunidade

A USP sempre se constituiu numa referência fundamental para a comunidade São Remo no que diz respeito a uma série de serviços e ações oferecidos, além de espaço de trabalho profissional de muitos moradores. Ainda existe uma série de barreiras reais e invisíveis que impedem o acesso de parcelas da comunidade aos serviços oferecidos pela USP. Dessa maneira, estarmos presentes nessa comunidade é uma forma de estreitar esses laços, aprofundando os vínculos dos museus universitários na ampliação de sua função social. Com isso os museus envolvidos contribuem para a ampliação de repertório das crianças pois permitem a ampliação de novos horizontes culturais. 

3.para a Universidade

A Universidade cumpre um dos seus tripés relacionados à extensão e graduação que, por sua vez, reforça sua presença na vizinhança, especialmente na comunidade São Remo que possui uma história muito imbricada com a USP. Os estudantes envolvidos aprendem na prática o papel comunicacional e social dos Museus. Além disso, a atuação conjunta de três instituições museológicas que apresentam temas e proposições distintas, enriquece o exercício da interdisciplinaridade e fornece novas perspectivas de atuação para o corpo discente dessa Universidade.

https://jornal.usp.br/universidade/rede-voltada-ao-empreendedorismo-social-cria-guia-para-abrir-marcenaria/
http://www.enactus.org.br/4-times-enactus-sao-selecionados-pela-parceria-ford-c3-e-enactus-saiba-mais/
https://plus.enactus.org/s/project/a0d39000005uU6pAAE/melius

E-mail: educativo.mae@usp.br

https://drive.google.com/open?id=1naw9Rox-5ow6MpeOk628yCCw3PSoXFgc