Metodologias Ativas na Graduação fortalecendo a Parceria entre Universidade, Escola e Comunidade

Unidade Sede:  Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ

Unidades Colaboradoras:  Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ

Coordenador do Projeto: Profa. Dra. Rosebelly Nunes Marques (ESALQ)

Equipe: Prof. Marcos Yassuo Kamogawa Profa. Vânia Galindo Massabini Profa. Sônia Maria de Stefano de Piedade Diretor do Museu Luiz de Queiroz: Edno Aparecido Dário Profs. Ramachrisna Teixeira (IAG/USP) Estudantes Ana Maria Kül (ESALQ) Monise Brotto dos Santos (ESALQ) Silvia dos Santos Arruda(ESALQ) Letícia Medeiros dos Santos (ESALQ) Rafael Ferezini (ESALQ) Isabela Maranzatto (ESALQ) Gabriel Merlo (IAG) Iune Cristina Franco de Oliveira (ESALQ) Beatriz Trivelato Alves (ESALQ) Bárbara Rovina Castilha (ESALQ) Samara Santos Barbosa (ESALQ) Luiza Cassuci (ESALQ) Claúdio Dias da Silva Júnior Artur Marques Costalonga (UNESP) Lara Vian (FFLCH/USP)

Contato do Projeto: rosebelly.esalq@usp.br

Resumo do Projeto: O objetivo principal do projeto é trazer o sentido e o significado da importância da parceria Universidade/Escola/Comunidade, trazendo a valorização dos conteúdos das Ciências Agrárias nestes espaços, desenvolvidos por metodologias ativas de Ensino que promovam de forma positiva o processo de ensino e aprendizagem e divulgação científica. Ressalta-se também a importância do projeto em criar novas metodologias ativas de ensino valorizando os Jogos, Kits e Recursos Didáticos. A criação do espaço do Clube de Ciências “Luiz de Queiroz” tem abordagem interdisciplinar e inovadora aos envolvidos no projeto.

Resultados do Projeto: Resultados qualitativos apresentam ganhos positivos principalmente no envolvimento dos estudantes de graduação em práticas que alcançam a comunidade externa e os coloca em situação real, para assim compreenderem melhor a sua importância enquanto futuro profissional. Resultados adicionais para o projeto, no contexto do Clubinho de Ciências, espera-se que o público possa atingir um número bastante expressivo, incorporando a parceria com o Museu Luiz de Queiróz.

Imagens e vídeos: