O graduando inserido na prática profissionalizante do Cuidado Farmacêutico na comunidade atendida pelo SUS na atenção básica

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto Faculdade de Ciência Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP

Coordenador e contato: Profa. Dra. Marilisa G. Lara

Equipe: Prof. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira, Profa. Dra. Dionéia Camilo Rodrigues de Oliveira, Profa. Dra. Vania Passarini Takahashi, Profa. Dra. Vania dos Santos, Profa. Dra. Regina Célia Garcia de Andrade, Profa. Dra. Elisa Maria de Sousa Russo, Prof. Dr. Harnoldo Colares Coelho, Prof. Dr. Evandro José Cesarino.

Resumo do Projeto: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Farmácia, aprovada em 19/10/2017, propõe a formação do farmacêutico pautada em cenários de práticas inseridas na comunidade, e destaca que essa formação deve ser distribuída em três eixos: Cuidado em Saúde; Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde. A nova matriz curricular da FCFRP/USP, implantada em 2017, busca a transdiciplinaridade por meio da integração das diversas áreas de conhecimento, com módulos teóricos e práticos que são oferecidos nos 10 semestres do curso. Entretanto ainda existe lacuna de oferta de módulos que sejam desenvolvidos nos mais diversos cenários de práticas profissionais, no período anterior ao estágio curricular, ampliando o número de vagas para atuação dos estudantes de graduação em cenários reais. É nesse contexto que essa proposta se insere na matriz curricular atual da unidade. Foi construída com base no contexto da prática do profissional farmacêutico, proporcionando que os graduandos da FCFRP-USP possam aproximar-se da Farmácia Clinica, área em grande desenvolvimento no momento, ao mesmo tempo que permitirá o aprofundamento com os processos de gestão, dispensação e contato com o paciente e com a equipe de saúde. O projeto fornecerá autonomia aos estudantes para que assumam o protagonismo no processo ensino-aprendizagem, estimulando-os a serem mais atuantes, desenvolvendo capacidades e habilidades que estejam integradas com as várias áreas do conhecimento farmacêutico, possibilitando o exercicio de atividades profissionais junto à comunidade atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estimular os estudantes a desenvolver atividades práticas, complementares às simulações realísticas que são realizadas no universo da graduação, auxilia na formação, pois aumenta a complexidade e aprofunda o processo de aprendizagem. Essa proposta permitirá o contato direto com a comunidade, com os usuários do SUS e com os demais profissionais de saúde que desenvolvem suas atividades no contexto da atenção básica a saúde (ABS), permitindo que os estudantes integrem e apliquem os conhecimentos adquiridos durante sua participação nos módulos teóricos e práticos, percebendo que para o exercício da profissão farmacêutica é fundamental estar em contato direto com outros atores importantes do contexto da saúde pública. 

A proposta será realizada no distrito sanitário oeste do município de Ribeirão Preto-SP, onde a FCFRP-USP disponibilizará dois farmacêuticos para atuarem em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde realizarão  as ações necessárias para o desenvolvimento das atividades de consultas individualizadas, reuniões em equipe/grupo e visitas domiciliares, além da preceptoria dos estudantes de graduação.

Caberá aos docentes envolvidos no projeto, estabelecerem os objetivos e metas do Serviço proposto e as estratégias para a implantação do serviço, pactuando com a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto-SP, quais Unidades de Saúde do distrito sanitário oeste receberão os farmacêuticos. Após esse período inicial, os docentes apresentarão o projeto às equipes de saúde e da farmácia das unidades  construindo conjuntamente com estas, caso seja necessário, a reorganização dos processos de trabalho. 

Em todas as atividades serão realizadas orientações sobre o uso racional de medicamentos, e quando necessário a dispensação dos medicamentos. As atividades serão executadas pelos estudantes de graduação, mas preparadas e supervisionadas pelos farmacêuticos, estudantes de pós-graduação e docentes, que auxiliarão na coleta dos dados, na interpretação dos resultados e na avaliação da presença de problemas relacionados à farmacoterapia, para que a intervenção proposta possa melhorar o resultado farmacoterapeutico esperado e consequentemente a qualidade de vida dos usuários do SUS e proporcionar aos estudantes a experiência da prática profissional.

 Resultados do Projeto:  Para facilitar a organização dos dados, os resultados obtidos foram apresentados de forma separada, considerando as duas unidades de saúde:

Centro de Saúde Escola: Ocorreram 35 agendamentos para atendimentos do farmacêutico até agosto/2019, sendo vários por encaminhamento de outros profissionais de saúde (endocrinologistas, pós-consulta de enfermagem e farmácia), mostrando que o farmacêutico já está inserido na equipe de saúde. Neste período foram efetivamente realizados 23 atendimentos de primeira consulta, com 34,3% de ausência na primeira consulta. 

O aumento de consultas farmacêuticas em agosto reflete a nova estratégia adotada para selecionar os pacientes durante a pós-consulta de enfermagem. No CSE tivemos a participação de 24 estudantes de graduação, que estão cursando disciplinas práticas de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica e dois alunos de graduação que estão realizando estágio curricular na área, além de uma aluna de graduação que é a bolsista do Programa Aprender na Comunidade. Além disso, Obtenção de um consultório para ser utilizado em sete períodos da semana pelo serviço de Cuidado Farmacêutico, além de uma sala de aula por dois períodos para discussão de casos em grupo de alunos da disciplina de Práticas em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Elaboração do processo de trabalho de Cuidado Farmacêutico e construção de fluxogramas norteadores do atendimento farmacêutico.

Entre as dificuldades enfrentadas nos primeiros seis meses de implantação do serviço de cuidado farmacêutico, destaca-se inicialmente as de infraestrutura. O processo de aquisição dos bens solicitados fora concluído tardiamente, sendo que os últimos itens solicitados foram recebidos no final do mês de junho, entretanto, a maior dificuldade vivenciada até o momento é a ausência de um notebook. A não liberação de recursos para aquisição deste bem, compromete bastante o processo de trabalho, visto que praticamente todos os procedimentos assistenciais realizados no CSE são informatizados, como por exemplo, a evolução clínica é registrada nos prontuários eletrônicos, os resultados dos exames laboratoriais não são mais impressos, apenas inseridos no sistema informatizado (denominado Hygia web), bem como a dispensação dos medicamentos é registrada neste sistema. O acesso a estas informações é imprescindível para qualidade do serviço, dessa forma, são realizados a posteriori, uma vez por semana, durante a permanência do farmacêutico nas dependências do laboratório da docente na FCFRP-USP. Por outro, lado também temos encontrado dificuldades em obter acesso direto, aos exames laboratoriais e registros do atendimento médico (prontuário médico), por parte da SMS-PMRP. Até o momento conseguimos acessar remotamente apenas os registros de dispensação de medicamentos. Quanto ao acesso ampliado a outros serviços (prontuário médico e exames laboratoriais) do Sistema Hygia também foi reencaminhado uma nova solicitação.

Outra dificuldade experimentada nos seis meses iniciais, refere-se à integração das equipes, tanto a interna do projeto (farmacêutico, bolsista e docente) e a local, composta pelos demais profissionais da unidade de saúde (CSE). Acredito que as dificuldades iniciais de integração vivenciadas em nossa equipe sejam inerentes a qualquer nova equipe de trabalho, em que pesam as experiências prévias, de vida e profissional, de cada um, bem como as expectativas e a motivação frente a nova proposta de trabalho. A dificuldade inicial de integração com a equipe da unidade de saúde, também pode ser compreendida pela chegada de um novo serviço realizado pelo farmacêutico clínico, que vai além das ações de gestão do medicamento nas dependências da farmácia. Tal dificuldade está sendo superada, por meio da pactuação com a equipe de enfermagem, após o retorno das férias (final de julho/agosto), possibilitando assim esclarecer melhor o processo de trabalho do farmacêutico clínico, estabelecendo um fluxo maior de pacientes ao nosso serviço.

Unidade de Saúde de Família: Mudanças ocorridas na gestão dessa unidade de saúde implicaram em várias dificuldades e na necessidade de muitas reuniões de alinhamento para a efetiva implantação do projeto. Dessa forma, até o momento foram realizadas a pactuação e a implantação do serviço de cuidado farmacêutico na unidade de saúde. As atividades realizadas até o momento são: a) acompanhamento de aluno da FCFRP, que está em fase de cumprimento de estágio, assim como da bolsista selecionada para o Aprender com a Comunidade. Aproveito para esclarecer que enquanto estávamos em fase dos acertos para o início do trabalho, a aluna dedicou-se a leitura e discussão de artigos relacionados a área, sob a minha supervisão, b) colaboração no treinamento da nova farmacêutica contratada, c) participação nas reuniões semanais das 04 equipes de Saúde da Familia da Unidade (uma a cada dia), d) acompanhamento, quando solicitada de visitas domiciliares, e) ações de gestão e dispensação na farmácia da Unidade, assim como acompanhamento de entrega de glicosímetros. Até o momento, como o serviço levou maior tempo para ser estruturado, houve a participação de dois alunos de graduação que estão realizando estágio curricular na área, além de uma aluna de graduação que é a bolsista do Programa Aprender na Comunidade, que estão desenvolvendo atividades voltadas às reuniões de equipe, à gestão da Assistência Farmacêutica e a visitas domiciliares.

You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCeZ4CVbt7fSkkBBK3gerP5g

materiais desenvolvidos pelos bolsistas para atendimento Aprender na comunidade – Marilia Silveira de Almeida Campos