Oficinas de Astronomia: A Evolução das Medidas e do Conhecimento Astronômico

Unidade Sede e Curso(s)  do Projeto: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP)

Coordenador e contato: Prof. Dr. Ramachrisna Teixeira / rama.teixeira@iag.usp.br, leticia.lanza.oliveira@usp.br, (11) 96329-2088 (Letícia)

Equipe:  Em nossa equipe, estão envolvidos alunos da graduação em Física e Astronomia do IAG e IF/ USP, além de um aluno da pós-graduação e os professores doutores representantes do IAG, Ramachrisna Teixeira e Roberto Boczko.

Resumo do Projeto: A série de reuniões intitulada “Oficinas de Astronomia: A Evolução das Medidas e do Conhecimento Astronômico” surgiu da tentativa de possibilitar a discussão sobre alguns dos conceitos mais fundamentais da Astronomia, como as ideias de tempo, espaço e movimento, e esclarecer quanto à natureza da Ciência, como sendo um empreendimento cumulativo e histórico, que depende diretamente de resultados obtidos por cientistas ao longo de décadas e séculos.

Organizados através de uma sequência que seguiu a evolução do conhecimento científico, englobando discussões desde a sofisticada Física grega até a complexa Astronomia contemporânea, os encontros promoveram ainda a atividade cooperativa entre os participantes e deu destaque à observação do movimento dos corpos celestes como sendo essencial para a construção do saber astronômico.

Realizados no Observatório Abrahão de Moraes (Valinhos, São Paulo) nos meses de Abril, Maio e Junho em sua primeira edição, e em Setembro, Outubro e Novembro, em sua segunda, os encontros reuniram professores do ensino básico dos mais diversos níveis e áreas de atuação, como Física, Matemática, Geografia e até mesmo Biologia, além de divulgadores de Ciência e convidados especiais, como o querido astrônomo e professor Roberto Boczko.

Resultados do Projeto: Cerca de 40 professores e divulgadores participaram ao longo dos seis encontros realizados no Observatório Abrahão de Moraes, em todas as atividades. O impacto gerado por este público pode se multiplicar para cerca de duas à três ordens de grandeza, se considerarmos que todo o conhecimento adquirido ao longo das oficinas será reproduzido por entre as turmas dos professores da rede pública e privada, além da divulgação feita por cientistas em redes sociais.

Os encontros foram também espaço para a reunião de professores da educação básica e alunos da graduação da Universidade de São Paulo, o que possibilitou o diálogo sobre suas diferentes realidades e experiências em seus respectivos ambientes escolares, além da troca de saberes entre todos os participantes em cada um dos debates promovidos.

Impacto Indireto e Direto

Facebookhttps://pt-br.facebook.com/observatorioabrahaodemorae