Programa Poli Cidadã: Educação, Tecnologia Responsabilidade Social

 

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):  

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade;

 Instituto de Matemática e Estatística

Instituto de Física

Instituto de Energia e Ambiente

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Faculdade de Odontologia

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Instituto de Química

Instituto de Física de São Carlos

Coordenador e contato: Antonio Luis de Campos Mariani e-mail: secpolicidada@usp.br

Telefone: 3091-0615

Equipe: A equipe do Programa Poli Cidadã se renova todos os anos, e é composta por alunos de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos e assistentes, sendo a maioria destes da Escola Politécnica.

Resumo do Projeto: O Programa Poli Cidadã, instituído em 2004 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, se empenha na transformação de pessoas por meio de projetos que envolvem tecnologia e atividades educativas, aproximando a Universidade da sociedade. O Programa tem por objetivo motivar o corpo discente e docente da Escola Politécnica e de outras unidades da USP a realizarem projetos que entendam as necessidades identificadas junto à comunidade, que compõe uma parcela representativa da sociedade. Pretende-se ainda, por meio deste Programa, colaborar na formação da dimensão social dos alunos e docentes da USP, incentivar processos educativos com ampliação do senso de solidariedade e de responsabilidade social.

 

O Programa Poli Cidadã atual também por meio de grupos de estudantes parceiros que atuam na área de educação e na área de tecnologia aplicada, com o objetivo principal de oferecer cursos complementares para estudantes de escolas públicas incentivando-os a prosseguir com os estudos no ensino médio e após sua conclusão, principalmente para jovens em idade escolar compatível com o ensino médio. Os grupos parceiros são: Centro Acadêmico de Mecânica e Mecatrônica – CAM, Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo São Paulo, Kali, Matemática em Movimento e Grupo Potência. Por meio da interdisciplinaridade inerente à proposta, os estudantes da USP envolvidos poderão desenvolver sensibilidade social bem como habilidades de comunicação, didática, gerenciamento de projetos e formação de parcerias.

 

De modo complementar a essas atividades, estão programados eventos de integração dos estudantes da USP com a comunidade, como a Feira de Profissões, Feira do Livro, e a avaliação de projetos da FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, para premiar os melhores trabalhos de engenharia com responsabilidade social com o Prêmio Poli Cidadã de Tecnologia e Desenvolvimento Social.

 

Todas as atividades envolvem participação de estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes unidades da USP, seja como especialistas em disciplinas ministradas ou como interessados em expandir suas habilidades.

 

Resultados do Projeto

Sites e Mídias Sociais Sobre o Programa: http://www2.poli.usp.br/pt/cultura-e-extensao/programas-e-projetos/programa-poli-cidada.html 

Soluções práticas em áreas de engenharia: http://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/tecnologia-programa-poli-cidada-da-usp-desenvolve-solucoes-praticas-em-areas-de-engenharia/ 

Engenharia para alunos de escolas públicas: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/doflash/prototipo/2018/Junho/29/exec2/pdf/pg_0001.pdf 

Facebook:  https://www.facebook.com/PoliCidada.USP/ 

e-mail: secpolicidada@usp.br

 Instagram: 

 You Tube: 

 E-mail: