Promoção da saúde em populações vulneráveis- Projeto Veredas

Unidade Sede e Curso(s)  do Projeto: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):  Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Coordenador e contato: Prof. Dr. João M. Furtado (coordenador do projeto), Prof. Dr. José Sebastião dos Santos, Prof. Dr. Fábio Carmona, Prof. Dr. Marco Andrey C. Frade, Prof. Dr. Marcelo Riberto, Profa. Dra. Julieta Ueta furtadojm@fmrp.usp.br

Equipe: Ana Carolina de Andrade Freitas, Andrei Alex Bianchi Meyer, Barbara Maria Guedes Marcusso, Clara do Prado Lopes Frota, Daniel Ferraz de Oliveira Barros, Denner José Gean Giassi, Flavio Vasconi Oliveira, Guilherme Agustini Monteiro, Luísa Canesin Dourado Figueiredo Costa, Mariana Sciannelli Natel, Mariane Louise Quaglio Marques, Marília Galdiano Duarte, Marina Franchetti, Renata Matioli Covre, Sara Caixeta de Souza, Sofia Pontes Moreira, Thaís Batista da Costa Vidal, Bruna Silvestre Françoso (curso de nutrição da FMRP). Acadêmica FCFRP: Manuela Cristina Braga Coutinho

Resumo do Projeto: Promoção da Saúde pode ser definida como o processo que habilita os cidadãos a aumentar o controle e melhorar suas condições de saúde. Apesar do direito universal à saúde garantido pela constituição brasileira, populações vivendo em condições de vulnerabilidade apresentam menor acesso a serviços de saúde. O projeto em questão faz parte do Veredas, projeto de extensão universitária criado em 2017, e tem como objetivos: 1) capacitação do estudante de graduação para atenção à saúde de pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade; 2) aprofundamento do conhecimento em saúde comunitária de maneira integrada entre diversas áreas de saúde; 3) aquisição de novas habilidades em saúde por parte dos estudantes de graduação não oferecidas na matriz curricular; 4) promoção de saúde e diminuição de barreiras ao acesso à saúde em populações que vivem em situação de vulnerabilidade.

As atividades propostas do projeto são: realização de dois simpósios de saúde voltados para abordagem em populações vulneráveis, capacitação de estudantes da graduação para atendimento de populações vulneráveis, reuniões com líderes comunitários e profissionais de saúde que trabalham nas comunidades que serão assistidas, cadastramento de famílias no Sistema Único de Saúde, aperfeiçoamento do prontuário digital criado especialmente para o projeto, atendimentos e orientações em saúde em assentamento sem-terra e unidades prisionais. As ações em saúde serão feitas sempre de forma integrada entre as várias áreas de saúde, ouvindo as demandas da população, e buscando alternativas para a promoção de saúde na população assistida.

Resultados do Projeto: Desde o início do Aprender na Comunidade, foram atendidas 299 pessoas (sendo 223 em assentamento rural e 76 presidiários), houve a capacitação de 114 estudantes de graduação. Na ação que ocorreu no assentamento rural, participaram 64 acadêmicos de medicina e 14 de outros cursos em saúde, além de 7 médicos residentes. Durante o período foi organizado o Simpósio de Saúde em Populações Vulneráveis, com a presença de 156 assistentes.

Sites e Mídias Sociais:

Facebook: https://pt-br.facebook.com/projetoveredas/ .