Provalores – Programa de Educação em Valores Humanos: oportunidades, desafios e perspectivas para a integração universidade-escola-comunidade

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto FFCLRP

Coordenador e contato: Dalton de Souza Amorim dsamorim@usp.br

Equipe: Fabiana Maris Versuti Stoque, Katia de Souza Amorim, Joana de Jesus de Andrade, Lucia Maria Santos Tinós, Francirosy Campos Barbosa, Daniela Gonçalves de Abreu Favach, Luciana Carla dos Santos Elias

Resumo do Projeto: A importância da educação formal em um desenvolvimento integral de alunos e alunas tem sido objeto de cada vez mais sido considerada. Esse interesse, no entanto, vem permeado por dificuldades conceituais e desafios para sua implementação. Este projeto assume o desafio de delinear práticas extramuros pautadas na integração entre a USP (representada por diferentes áreas do conhecimento e seus respectivos cursos de graduação), uma Escola fundada nos princípios do “Programa Sathya Sai de Valores Humanos” (que integra formação acadêmica e formação humana e ética) e a Comunidade. A proposta tem como objetivos: (1) favorecer a formação dos alunos dos cursos de graduação da FFCLRP do câmpus de Ribeirão Preto, para além de competências técnicas, em competências sociais e emocionais que sejam fundamentais a sua futura atuação profissional; (2) sistematizar práticas educativas promotoras do desenvolvimento integral dos sujeitos; e (3) ampliar o alcance de tais atividades, criando comunidades que multipliquem os resultados deste projeto. A escola co-participante foi fundada em 2002 e atende aproximadamente 170 crianças (da educação infantil ao ensino fundamental I) em um bairro periférico do município de Ribeirão Preto. O método adotado na escola apoia-se em aspectos humanos fundamentais (Verdade, Retidão, Paz Interior, Amor e Não-violência). Isso é trabalhado através de atividades (yoga, meditação, citação, história, canto em grupo e atividades cooperativas) e através da significação de valores dentro do conteúdo das disciplinas curriculares (português, história, matemática, ciências, etc.). A integração USP-Escola-Comunidade ocorrerá por meio da imersão dos graduandos da Faculdade na realidade escolar, com a meta de construir conhecimentos e experiências inovadoras capazes de inspirar políticas educacionais e práticas de ensino articuladas com os desafios do nosso tempo. Estudantes e docentes da USP atuarão junto à comunidade da Escola Sathya Sai em três frentes que integram o ensino, a pesquisa e a extensão: (1) caracterização das relações entre as práticas educativas inerentes ao programa, conteúdos curriculares e impactos na comunidade escolar, visando a elaboração de um descritivo funcional do programa que servirá de suporte ao desenvolvimento de práticas inovadoras em outros contextos educacionais; (2) planejamento, desenvolvimento e avaliação de curso voltado à formação e ao aprimoramento de novos educadores também ofertados à comunidade USP e externa; e (3) definição de medidas de impacto dessas ações, buscando a diminuição de fatores de riscos ao desenvolvimento pleno dos sujeitos—como baixo desempenho acadêmico, aumento da agressividade, bullying, abuso de substâncias, entre outros. Ao considerar os marcos nacionais e internacionais de educação e direitos humanos, espera-se que os resultados contemplem o direito à educação formal, mas também o conhecimento e a formação humana, oferecendo um modelo de intervenção comprometido com a educação integral dos sujeitos.