Saiba mais sobre a história do PET na USP

Implantado na USP em 2003, o objetivo do programa, criado pelo Ministério da Educação do governo federal, é incentivar alunos a desenvolverem projetos que envolvam pesquisa, ensino e extensão de forma integrada. Visa, ainda, à formação de um profissional crítico e atuante e aliar a formação acadêmica com a futura atividade profissional, especialmente no caso da carreira universitária, além da implementação de ações voltadas para a comunidade.

No início das tratativas entre MEC e USP houve uma  análise das propostas  por uma Comissão designada pelo CLA-PET, e composta pelos Professores Adelaide Faljoni-Alario (Interlocutora do PET), Pedro Fredemir Palha (EERP), Carlos Ferreira dos Santos (FOB) e Lucas Antonio Moscato (EP).

Essa Comissão destacou o mérito e a qualidade das 15 propostas emanadas das diferentes Unidades da USP, 4 propostas satisfizeram os critérios estabelecidos e foram indicadas para avaliação da Pró-Reitora de Graduação, que selecionou duas para encaminhamento ao MEC – SESu. Foram destacadas as considerações desta comissão sobre cada uma das propostas que atenderam estritamente aos critérios do edital.

A SESu/MEC tornou público o resultado da seleção das mais de 200 propostas submetidas ao Edital e os 2 projetos da USP encaminhados para Brasília foram contemplados, sendo eles Bacharelado e Licenciatura em Química da FFCLRP e Fonoaudiologia da FOB.

O estabelecimento de uma pauta unificada de ações voltadas especialmente para o incremento do ensino foi um dos principais resultados do encontro dos integrantes do Programa de Educação Tutorial(PET) da USP, que se reuniram no campus de Ribeirão Preto, no dia 15 de setembro de 2018, veja a reportagem do Jornal da USP.