Semântica na Escola

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Universidade de São Paulo

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):

Coordenador e contato: Ana Lúcia de Paula Muller; Marcela Martins de Freitas Guedes; e-mail: mmfreitas@gmail.com; telefone: (12)99778-1140

Equipe:

Marcela Martins de Freitas Guedes

Lucas Ciola

Luciana Amaral

Keiko Trida

Resumo do Projeto: Para auxiliar na resolução das dificuldades do ensino de gramática, nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica, em escolas públicas do Estado de São Paulo, propomos uma metodologia baseada em jogos, debates e na “Máquina Semântica”.

A “Máquina Semântica” é um brinquedo artesanal, com um eixo sintagmático, em forma de seta, e eixos paradigmáticos, em forma de anéis, em que estão as listas de palavras das várias classes gramaticais, organizadas de maneira que fique claro o que representam as classes de palavras e as funções sintáticas.

Inicialmente, nossas atividades estão sendo aplicadas em duas salas de aula, de duas escolas, uma no município de Campos do Jordão (EE Theodoro Corrêa Cintra) e outra no município de São Paulo (EE Marina Cintra).

Com esse projeto, pretendemos dar oportunidades para que os alunos das escolas públicas participantes reflitam sobre o funcionamento da linguagem de forma lúdica e intuitiva, aprimorando, assim, suas habilidades de análise linguística e reconhecimento de sentido das diferentes classes gramaticais nas sentenças.

Assim, os alunos de graduação e pós graduação, da faculdade de Letras, envolvidos no projeto estão aprimorando suas habilidades pedagógicas e também percebendo de que forma esse conhecimento pode ser colocado a serviço da educação. Esses alunos têm compartilhado seus conhecimentos e experiências através de relatórios e reuniões mensais. Enquanto isso, os alunos das escolas participantes realizam apresentações periódicas de trabalhos e entrega de exercícios, com base nas atividades dadas em sala de aula.

Finalmente, esse projeto trará inovação em sala de aula, pois além das atividades com o brinquedo “Máquina Semântica”, dos jogos e brincadeiras aplicados a partir dele, os alunos poderão também produzir seus próprios brinquedos artesanais, com a ajuda de um artesão especializado em artesanato com madeira. Além disso, os alunos de graduação e pós graduação estão produzindo o material didático relacionado ao projeto, o que, além de aprimorar seus conhecimentos, possibilitará a replicação desse projeto em outras escolas no Brasil.

 

Resultados do Projeto:

 Semântica na Escola!

Nosso projeto, de integrar conteúdos de língua portuguesa com os conceitos da Semântica – quantificadores, acarretamento, argumentos verbais etc. – tem sido muito bem aceito nas escolas contempladas: EE Marina Cintra, em São Paulo, onde trabalhamos com uma turma de 9º ano, e EE Theodoro Corrêa Cintra, em Campos do Jordão, onde trabalhamos com uma turma de 1º ano do Ensino Médio.

As atividades têm sido muito bem aceitas, e os alunos estão conseguindo fazer o link entre os conhecimentos trabalhados e conteúdos de língua portuguesa (como análise sintática) e, até de filosofia (como silogismo).

A máquina semântica também fez bastante sucesso, tanto entre os alunos quanto entre os professores, para quem o seu modelo serviu de inspiração para a criação de outras “máquinas”, com conceitos de história e filosofia.

Assim, aos poucos, vamos colocando os conhecimentos de linguística – e de semântica, mais especificamente – a serviço da rede pública estadual de ensino.

A equipe do projeto:

Lucas, Marcela, Keiko e Luciana – (FFLCH/USP)

Sites e Mídias Sociais

Facebook:

Instagram:

You Tube:

E-mail: