Sorrindo na infância com Saúde – PET Odontologia FOB USP e HEB

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Faculdade de Odontologia de Bauru

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):

Coordenador e contato: Linda Wang; wang.linda@usp.br

Equipe: Profa. Dra. Linda Wang, Prof. Dr. Paulo Sérgio Silva Santos, Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos, Ana Carolina de Almeida Lima (bolsista indicada), Gabrielle Nascimento Pereira (bolsista indicada) e alunos do PET Odontologia FOB-USP

Resumo do Projeto: Compartilhar experiências e oferecer benefícios à sociedade fazem parte da construção de formação dos alunos de graduação frente ao exercício da cidadania. Por meio de ação conjunta com grupos tutoriais como o PET Odontologia, o objetivo deste projeto específico é de oferecer oportunidades para a formação dos estudantes de forma holística e consciente da realidade e permite a promoção de serviço à população. Além disso, o projeto envolve alunos de pós graduação e outros. Esse tipo de projeto permite a formação plena e melhora além da qualidade acadêmica, mas inspira as características humanas para servir a sociedade. Dessa forma, por meio de um convênio entre a Faculdade de Odontologia de Bauru/ Universidade de São Paulo (FOB/USP) e o Hospital Estadual de Bauru (HEB), o PET tem sido promotor em loco de atividades educacionais e lúdicos no setor de Pediatria do hospital, mensalmente. Até dez alunos voluntários aplicam para participar a cada vez, o que é organizado pelos estudantes com a supervisão dos docentes. Essa ação é realizada uma vez por mês durante o ano, usualmente nos últimos domingos do mês. Assim, um mapeamento prévio das principais necessidades foi levantado. Materiais lúdicos são preparados pelos alunos para envolver as crianças, bem como material para palestras aos pais/responsáveis para informar e esclarecer dúvidas sobre saúde bucal, especialmente focada na criança e no auto-exame. Essa ação permite envolver as diferentes áreas da Odontologia e da saúde/afins que pretende atender a população específica de forma fácil e eficiente com uma visão interdisciplinar. Na prática, quanto antes o aluno compreender e vivenciar experiências na comunidade de maneira mais precoce e próxima possível à realidade das comunidades, poderá planejar e articular benefícios diretos e indiretos na aplicação de conhecimento.

Resultados do Projeto:  Os resultados desta ação tem sido coletado via aplicação de questionários padronizados e simplificados para acompanhamento objetivo em dois níveis: 1-as próprias crianças (os alunos do Projeto ou voluntários preenchem) e 2- os pais/responsáveis (os próprios respondem). A ideia é de buscar saber se houve acréscimo ao conhecimento e se são praticáveis para melhorar a saúde dos envolvidos. Como a coleta é realizada em todas as vezes, faremos uma divulgação mais robusta ao final do projeto. Entretanto, podemos afirmar que já envolveu a participação de mais de 60 pessoas entre crianças e pais/responsáveis. A ação imediata mais benéfica é a do acolhimento à criança internada. O desenvolvimento de atividades aos domingos no período vespertino é intencional também por ser o período que antecede ao procedimento cirúrgico de várias crianças, o que contribui para que se sinta mais seguro e importante. A ação lúdica tem permitido compartilhar o conhecimento sobre saúde bucal e sua relação com a saúde geral de forma simples e absorvível. Aos pais, o momento de debate tem se mostrado bem avaliado por que muitos vivenciam a base de mitos e o contato mais próximo permite que eles se sintam à vontade em questionar e esclarecer suas dúvidas. Aos participante, o principal benefício é o de poder exercitar sua formação profissional de forma mais ampla e humana. Dados mais consistentes e quantitativos serão apresentados no relatório final.

Sites e Mídias Sociais: Acompanhem nosso trabalho por meio de redes sociais vinculados ao PET Odontologia:

Site: http://petodonto.fob.usp.br

Facebook: https://www.facebook.com/PetOdontologiaFobUsp