“Viva Melhor Sabendo”: Prevenção e Diagnóstico Oportuno de Infecções Sexualmente Transmissíveis em Ribeirão Preto-SP

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):

Coordenador e contato: Profa Dra Renata Karina Reis

Equipe: Marina Marques Limão – Categoria – Estudante – Graduação-EERP-USP

Rafaela Teodoro Ferreira – Categoria – Estudante – Graduação EERP-USP

Felipe Martins Lioi – Categoria – Estudante – Graduação-EERP-USP

Camila da Silva Souza – Categoria – Estudante – Graduação-EERP-USP

Gabriela Damião Ferreira – Categoria – Estudante – Graduação-EERP-USP

Marcela Antonini – Categoria – Estudante – Graduação-EERP-USP

Ingred Evangelista da Silva – Estudante – Graduação-EERP-USP

Priscila Silva Pontes – Pós-Graduanda – EERP-USP

Elizabete Santos Melo – Pós-Graduanda – EERP-USP

Christefany Régia Braz Costa – Pós-Graduanda – EERP-USP

Laelson Rochelle Milanês Sousa -Pós-Graduanda – EERP-USP

Elucir Gir – Docente – EERP-USP

Lis Aparecida de Sousa Neves – Enfermeira – Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto- Coordenadora do Programa de HIV/aids, hepatites virais e tuberculose do município de Ribeirão Preto

Resumo do Projeto: Apesar das conquistas notáveis nos últimos 39 anos, a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) continua sendo uma grande ameaça para a saúde pública. O número de adultos adquirindo do HIV tem diminuindo lentamente, sendo que em algumas populações ainda está aumentando. A transmissão sexual em populações-chave (profissionais do sexo, pessoas transgêneros, pessoas privadas de liberdade, homens que fazem sexo com homens) e seus parceiros sexuais representam cerca de 80% de novos casos da infecção pelo HIV. Os esforços globais para fortalecer os programas de prevenção e tratamento do HIV são necessários. Um dos principais desafios refere-se ao diagnóstico oportuno e tratamento adequado do HIV e das outras IST. Os objetivos deste projeto são: Capacitar acadêmicos de graduação e pós-graduação para o fortalecimento de estratégias de enfrentamento das IST/HIV;

Fortalecer a parceria entre a Universidade com a Secretaria Municipal de saúde de Ribeirão Preto por meio do apoio às ações do Plano de Metas do Programa Municipal IST/HIV e hepatites virais. Promover o conhecimento e a prática do aconselhamento em IST/HIVaids entre os acadêmicos do curso de Enfermagem; Participar de campanhas de testagem e prevenção para IST/HIV e hepatites virais; Ampliar o acesso da população ao conhecimento do seu status sorológico às IST/HIV e aos insumos de prevenção com enfoque na prevenção combinada; Elaborar ações de abordagem e intervenção sobre o tema IST/HIV/aids em populações vulneráveis, como profissionais do sexo e população LGBT. Contribuir com a realização do diagnóstico precoce das IST e tratamento adequado dos pacientes e seus contatos; Promover a reflexão, discussão e debate sobre a prevenção da IST/HIV entre jovens universitários. Este projeto tem como principal estratégia a realização e apoio do CTA itinerante – no qual a equipe formada por profissionais de saúde e a equipe do projeto desloca o teste de HIV e outras IST do serviço de saúde para a comunidade favorecendo assim o acesso à população à testagem rápida contra sífilis, HIV e hepatites virais e consequentemente o acesso a orientações, aconselhamento, diagnóstico precoce e oportuno e tratamento destas infecções. Esta estratégia tem sido considerada como prioritária pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). Ademais, será implementada ações educativas junto à comunidade universitária por meio da realização de palestras,cursos, oficinas. E, ainda, será realizado um evento científico com enfoque interdisciplinar sobre os desafios e oportunidades para o alcance da meta 90-90-90.

Resultados do Projeto: Os principais resultados até o momento são: – capacitação de estudantes sobre a problemática das IST por meio de palestras, cursos e workshops; planejamento do I Simpósio sobre prevenção das IST; participação das atividades de CTA itinerante em parceria com a Coordenação do Programa de HIV/aids, hepatites virais e tuberculose do município de Ribeirão Preto-SP. Foram testados no um total de 503 atendimentos de indivíduos no CTA Itinerante, durante o ano de 2018 e 25 atendimentos durante o ano de 2019. Está em discussão com o Programa um projeto de intervenção com o uso do autoteste em populações vulneráveis.

Sites e Mídias Sociais

You Tube: