Aprendendo conjuntamente sobre o trabalho interprofissional e o cuidar conjunto a través da hanseníase

Unidade Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- EERP
Unidades Colaboradoras: Morhan – Movimento de Reintegração das pessoas atingidas das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Unidade Básica de Saúde- Vila Recreio de Ribeirão Preto
Coordenadora do Projeto: Cinira Magali Fortuna
Contato do Projeto: fortuna@eerp.usp.br; leticiafcaetano@usp.br; liga.hanseniase.usp@gmail.com
Equipe do Projeto:
– Prof.ª Dr.ª Cinira Magali Fortuna, docente do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) e coordenadora do projeto.
– Profª. Dr.ª Angelina Lettiere Viana, docente do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP);
– Prof.º Drº Marco Andrey Cipriani Frade, docente do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)
– Letícia Ferreira Caetano, graduanda do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP);
– Ana Paula Ribeiro Dorea, graduanda do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.
– Karen da Silva Santos, doutoranda pela Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP);
– Marcela Gonçalves, mestranda pela Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)
– Maristel Silva Kasper, doutoranda pela Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP);
– Thalita Caroline Cardoso Marcussi, mestranda pela Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP);
– Yan Mathias Alves, mestrando pela Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP);
– Felipe Lima dos Santos, mestrando pela Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).
– Prof.ª Dr.ª Noeli Prestes Padilha Rivas, docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP);
– Prof.ª Dr.ª Regina Yoneko Dakuzaku Carretta, docente do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).
– Eliana Maria Fernandes de Aguiar Tonetto, enfermeira aposentada e integrante do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase);
– Gilberto Bardella, ex-paciente e integrante do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase);
– Leonice Siqueira, ex-paciente e integrante do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase);
– Damião Queiroz, ex-paciente e integrante do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase);
– Helena Barbosa Lugão, médica-dermatologista da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto.
– Josely Pintya, médica coordenadora do Programa de Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto.
– Daniel Cardoso de Almeida e Araújo, médico e chefe da Divisão Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto/SP..
– Fred Bernardes Filho, médico-dermatologista da Vigilância Epidemiológica de Jardinópolis/SP
Resumo do Projeto: A hanseníase é uma doença negligenciada que atinge a população brasileira, sendo o segundo país no mundo com maior número de casos. É causada por uma bactéria que acomete nervos e a pele e pode produzir dificuldades de integração social pelas incapacidades dela resultantes e sobretudo pelo estigma que ainda hoje carrega. Trata-se de uma doença capaz de muito ensinar sobre o trabalho interprofissional e o cuidado, pois em sua complexidade envolve aspectos fisiológicos, biológicos, psicológicos, epidemiológicos, sociais, econômicos, dentre outros. Embora seja importantíssima é pouco abordada nos cursos de graduação. Muitas vezes lhe é destinada uma ou duas aulas em anos iniciais. Tomando a hanseníase como eixo integrador, essa proposta envolve docentes e estudantes dos cursos de bacharelado em enfermagem e bacharelado e licenciatura em enfermagem ambos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, estudantes da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão dos cursos de medicina e terapia ocupacional e ainda estudantes do curso de pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP. Envolve ainda o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) – núcleo de Ribeirão Preto e Secretaria Municipal da Saúde. Através da liga da EERP e de estudantes dos cursos estão sendo desencadeadas ações para busca ativa de novos casos junto à comunidade envolvendo os estudantes de diferentes áreas da saúde e também ações de atualização interprofissional. Outra ação é a divulgação do tema junto a população em geral, indo de casa em casa Estão sendo realizados seminários e oficinas de atualização e sensibilização em hanseníase. Também produzimos material didático que está sendo utilizado nos cursos e ações na comunidade.
Notícias do Projeto:

Resultados do Projeto:

Foram realizadas atividades como Seminário, Oficinas teórico e prático em Hanseníase para alunos e profissionais da área da saúde, preparando para a busca ativa de Hanseníase na comunidade Vila Recreio de Ribeirão Preto, destas atividades estima-se que tenhamos abordado até o momento cerca de 3.924 usuários do Serviço de Saúde 80 profissionais de saúde e 150 estudantes da graduação e pós-graduação.