Circuitos de Aprendizagem Tecnológica – EACH

Colaboração com instituição externa: Diretoria Regional de Ensino de Itaquera.
Coordenadores do Projeto:
Prof. Dr. Fabio Nakano – EACH -Curso Sistemas de Informação
Prof. Dr. Jorge Machado – EACH -Curso Politicas Publicas
Profa. Dra. Roselene Crepaldi – EACH – Curso Lazer e Turismo
Profa. Selma Andrea dos Santos Silva – PMSP – DRE Itaquera
Equipe:
Prof. Dr. Fabio Nakano – EACH -Curso Sistemas de Informação
Prof. Dr. Jorge Machado – EACH -Curso Politicas Publicas
Profa. Dra. Roselene Crepaldi – EACH – Curso Lazer e Turismo
Profa. Selma Andrea dos Santos Silva – PMSP – DRE Itaquera
Profa. Monica Munhoes Moreira – PMSP – DRE Itaquera – EMPG Guimarães Rosa
Profa. Maria Helena Pereira – PMSP – DRE Itaquera – EMPG Guimarães Rosa
Resumo:
Contribuir com a formação dos graduandos, tornando-os capazes de interagir com os profissionais das escolas para a implantação de ações educativas com base no currículo de tecnologia do ensino fundamental.
Isto se dará por meio do desenvolvimento de uma ação colaborativa e integrada entre os graduandos e os Professores Orientadores de Informática Educativa (POIE) das escolas da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Itaquera para atuar junto aos estudantes do ensino fundamental em disciplinas ligadas a Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, utilizando informática e robótica.
Metodologia:
– Tecnologia e robótica serão utilizadas nas oficinas com caráter lúdico como motivadores e atratores dos indivíduos para a formação de grupos colaborativos,
– Metodologia que envolve graduandos de diferentes áreas
– Utilização de robótica em escola pública
– Ensino realizado de forma lúdica
Indicadores de resultados:
– quantidade de estudantes da EACH participantes;
– quantidade de POIE participantes,
– quantidade de estudantes das EMEFs atendidos,
– quantidade de escolas atendidas,
– nível de satisfação (estudantes EACH, POIE, alunos, escolas), aferido por questionários de avaliação da ação .
Notícias:
Resultados:
Para os estudantes:
– Aumenta o tempo empregado em atividades relacionadas à graduação como as oficinas de capacitação;
– Os bolsistas adquirem maior conhecimento sobre a região em que a unidade está inserida;
– Os bolsistas adquirem experiência em ensino, acompanhado profissionais atuando em escolas públicas;
Para a comunidade:
Contato mais próximo com estudantes e docentes da universidade pública. Estes podem atuar para melhoria na qualidade dos serviços oferecidos na comunidade, ou servir como “modelo de sucesso” no ingresso na universidade pública.
Para a universidade:
Aumento da visibilidade junto às Escolas Municipais e estudantes de ensino fundamental, apresentando a estes a possibilidade de ingresso na Universidade Pública e estimulando o planejamento da vida estudantil.
– Frequentaram alguma oficina, 35 Professores de Ensino Fundamental.
– Passaram pelo projeto 4 bolsistas (alunos de graduação) e outros 5 em atendimento de bolsistas.
– Os bolsistas visitaram as EMEFs Gov. Mário Covas, Antonio Duarte e Clotilde Rosa, atendendo em cada uma pelo menos uma turma de 30 alunos de ensino fundamental.
O projeto se estende até junho/2020.