Pró-Reitoria de Graduação – COVID-19 – Atividades da Graduação

Pró-Reitoria de Graduação

Atividades da Graduação

Considerando a interrupção das aulas presenciais de graduação a partir de 17 de março, em virtude da pandemia COVID-19, a Pró-reitoria de Graduação vem estimular às atividades didáticas a distância e o uso de todas as ferramentas de ensino disponíveis.

Essa determinação objetiva reduzir os impactos dos programas de ensino, ao mesmo tempo em que se atende às demandas de restrição de mobilidade e aglomeração relacionadas ao contingenciamento da transmissão do COVID-19.

Para as tarefas extraclasse, o docente pode utilizar desde estudos dirigidos até o emprego de ferramentas de ensino a distância.

As diretrizes gerais para o momento são:

 

1. Gravação e/ou transmissão de aulas e atividades teóricas on-line utilizando os diferentes recursos disponíveis. Cabe ressaltar que alguns destes recursos – como canal do YouTube vinculado à conta institucional e a plataforma E-aulas – permitem interação direta por meio de chat;

2. Plantões de dúvida podem ser adicionalmente organizados com ferramentas on-line para potencializar o aprendizado e aumentar a interação com os docentes;

3.Proposição de atividades extraclasse como trabalhos, estudos dirigidos,atividades  online, questionários, roteiros de estudo, disponibilização de materiais, entre outros, por meio de diferentes plataformas, como o e-Disciplinas, e-Aulas, Google Classroom, Google Drive, Tidia, Stoa, entre outros de uso corrente de cada curso/Unidade;

4. Realização de atividades simuladas com uso de programas de computador, aplicativos, etc.

5. Aulas práticas utilizando sistemas virtuais como laminários, aplicativos de realidade virtual, entre outros;

6. Uso de ferramentas de webconferência para atividades em pequenos grupos como discussões, grupos tutoriais, entre outros. Ferramentas como o Google Hangouts,Skype, Google meeting, podem ser utilizadas a critério das Unidades e cursos, conforme disponibilidade.

7. Os docentes que quiserem dispor de ferramentas on-line para a realização de avaliações também poderão fazê-lo, sempre levando em consideração a segurança e a rastreabilidade do processo avaliativo. Alternativamente, novas formas de avaliação poderão ser propostas, como trabalhos, discussões on-line e outras atividades.

8. É importante ressaltar que a avaliação de exequibilidade pelas Unidades, comissões de graduação e comissões coordenadoras de curso não inclui apenas a possibilidade de preparação e distribuição das atividades, mas também a possibilidade de acesso pelos estudantes, de forma a garantir que estes tenham mínimas condições de realização das atividades.

9. As atividades didáticas à distância durante o período de suspensão serão computadas na frequência dos estudantes e valerão créditos para os estudantes e para os docentes. No período de reposição, após o retorno das aulas presenciais, deverão ser priorizadas as atividades práticas e experimentais.

10. Nesta última chamada do Vestibular 2020, a etapa de matrícula virtual deve ser realizada conforme calendário divulgado pela Pró-reitoria de Graduação. Já a etapa presencial de matrícula será feita nas Unidades, oportunamente após a normalização das atividades presenciais na USP.

Portaria nº343, de 17 de março de 2020, que dispõe  sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19.