Sistemas Agroflorestais, Agroecologia e Sociedade – Práticas sustentáveis de produção e educação ambiental em Piracicaba e sua documentação audiovisual – ESALQ

Unidades Colaboradoras: Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP – OCA
Coordenador: Marcos Sorrentino
Contato: bemviver.casa@gmail.com; (19) 34476648; Av. Pádua Dias, n o 11 – Cx. Postal: 09 CEP: 13418-260 – Piracicaba – SP
Equipe:
Ivo Ferraz Racca; Thaís Carvallet Queiroz; Nadia Rosário de Oliveira; Sofia Barretto; Luã Gabriel Trento; Bruno Oliveira Garcia; Bruno Fernandes.
Resumo:
Da necessidade do aprender fazendo e da ampliação do uso dos sentidos no conhecer emerge esse projeto. Por meio de atividades além dos muros da Universidade, interagindo com a comunidade local, estimula-se direta e indiretamente a produção de resultados pessoais e didáticos permeados pela inter e transdisciplinaridade. O presente projeto objetiva apoiar os processos de transição de cidadãos e sociedades mais sustentáveis, empoderando indivíduos e coletivos através da co-criação de espaços incrementais, inovadores e integrados.
A seguinte proposta visa contribuir para a criação e consolidação de estruturas educadoras demonstrativas em processos participativos na universidade e na comunidade, destinadas a atividades curriculares e extracurriculares no campo socioambiental. Através de técnicas e conceitos da Permacultura e da Agroecologia estabelecerá exercício de sua função social dentro da Universidade e na comunidade.
Respondendo nesta direção, o Espaço Educador Casa do Bem Viver e o Laboratório Oca, localizados na ESALQ, através da iniciativa estudantil e da articulação com diversos atores, proporciona imersões e emersões de conhecimentos e saberes através de aulas abertas, práticas, oficinas, cursos, vivências e demonstrativo tecnológico de novas – ou antigas, mas esquecidas – formas de contribuir na transição para sociedades sustentáveis. Por exemplo, a Bacia de Evapotranspiração (BET), construída em 2018, através de oficinas teórico-práticas, para o tratamento local dos efluentes do local, os quais eram despejados no Ribeirão Piracicamirim e, em sequência, no Rio Piracicaba. Também, o 1º Curso de Design em Permacultura (PDC) de Piracicaba, formando multiplicadores engajados com os princípios ecológicos na sociedade.
“Bem Viver” é um conceito político, econômico e socioambiental, que tem por referência a visão dos povos originários da América, que significa viver em aprendizado pela convivência com a natureza, se reconhecendo como parte dela.
Notícias:
Resultados:
– Disciplina Projetos de Educação Ambiental
– Visita ao Acampamento Elizabeth Teixeira em Limeira – SP
– Vivência no Mosaico Educo-florestal Agroecológico de Itatinga – SP
– Oficina de Meliponicultura
– Oficina de Plantas Alimentícias não Convencionais – PANC
– Produção de vídeo sobre o grupo de consumo do acampamento Elizabeth Teixeira em Limeira – SP
– Vivência “Mutirão” no Acampamento Elizabeth Teixeira em Limeira – SP
– Diagnóstico Elizabeth Teixeira
– Curso de introdução à permacultura (I módulo)
Realizado em outubro de 2019, teve como público-alvo 19 inscritos da comunidade interna e externa da ESALQ, USP. O curso aconteceu nos dias 05 e 06/10 (1º módulo) e 26 e 27/10 (2º módulo), tratando dos princípios e objetivos da permacultura. Foi realizado na Casa do Bem Viver com o intuito de ensinar as pessoas, e, também, adequar este espaço utilizando a teoria transmitida para a instalação de uma horta aplicando as técnicas do Sistema Agroflorestal (SAF).
– Participação do projeto temático institucional “Brasil, esperança alimentar do futuro”
Em 2019 foi realizado o projeto temático institucional “Brasil, esperança alimentar do futuro” e o projeto que representou o Departamento de Ciências Florestais foi o Mosaico Educo-Florestal Agroecológico, composto pelo Educador da Casa do Bem Viver, pelo grupo Motyrõ e pelo projeto Mosaico Educo-Florestal Agroecológico de Itatinga, SP. Além das atividades previstas foi elaborado um artigo publicado no compêndio do projeto temático de mesmo nome e a elaboração de um banner que foi divulgado e exposto na Câmara de Vereadores do município de Piracicaba, SP no dia 19 de novembro de 2019.
Formação sobre o Método OCA
Atividades de Educomunicação
Durante o primeiro semestre de 2020 foram produzidos três vídeos informativos sobre as plantas medicinais que estão na espiral de ervas da Casa do Bem Viver. Os vídeos foram disponibilizados nas redes sociais Instagram, Facebook e Whatsapp nos dias 08/04, 22/04 e 20/05. A proposta é aproximar o público pelas mídias sociais, em decorrência do isolamento social do período estendendo a atuação através de outros meios de comunicação, tornando esse processo educativo e educomunicativo. Os vídeos apresentam de 200 a 300 visualizações. Nessa mesma perspectiva o grupo realizou formações abertas sobre temas relacionados às atividades na Casa do Bem Viver, as formações tiveram temas diversos como políticas públicas, o método OCA, pedagogia da autonomia e tintas naturais. Como indicativos apresentam-se as redes de informação do grupo em que são transmitidos armazenados os vídeos e as atas de reuniões semanais.
Formação sobre Políticas Públicas
Formação sobre o 1º Cap. do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire