Educare: Educação Fiscal nas Escolas Públicas

Unidade Sede e Curso(s)  do Projeto: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FEA-RP/USP

Unidades Colaboradoras: Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – FDRP
Coordenadores:
Profª. ass. Claudia Souza Passador
Profª. ass. Flavia Trentini
Contato:
Equipe:
A equipe do projeto é renovada semestralmente, sendo composta, em média, por 10 alunos, originários principalmente de cursos da Faculdade de Economia, Administração e contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP). Contudo, durante as aulas, todos os alunos são acompanhados pela equipe permanente de bolsistas.
Discentes Responsáveis:
Luciano Henrique Caixeta Viana
Maria Eduarda Campos Costa
Resumo:
As soluções para os complexos problemas enfrentados pela sociedade contemporânea perpassam pela construção de uma agenda pautada no desenvolvimento sustentável que deve ser compartilhada entre diversos atores, como o setor público, privado e sociedade civil. Para tanto, primeiramente, torna-se imprescindível a concepção de projetos comprometidos com o fomento da educação inclusiva, crítica e transformadora, capaz de formar cidadãos ativos e engajados.
Nesse contexto, o Projeto “Educare: Educação Fiscal” objetiva desenvolver este senso crítico junto a alunos do ensino médio e/ou ensino fundamental através da difusão do conhecimento acerca da temática de educação fiscal como eixo principal na atuação nas escolas públicas de Ribeirão Preto. A proposta engloba a definição de um projeto piloto que será conduzido por um conjunto de alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) e da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP), os quais irão desenvolver conteúdos e dinâmicas de ensino-aprendizagem relacionadas com educação fiscal e outros assuntos de gestão pública, a serem aplicadas na escola pública parceira.
Dessa forma, o projeto está organizado em três fases: planejamento do piloto; implementação na escola pública; e, por fim, troca de experiências e estreitamento das relações estabelecidas a partir da organização de visitas dos alunos de ensino médio atendidos ao campus da USP de Ribeirão Preto. Diante da execução do projeto, pretende-se gerar diversos impactos significativos na formação dos alunos e da equipe da Universidade, complementarmente, a discussão das pautas relacionadas com cidadania e educação fiscal apresentam contribuição social para o Município de Ribeirão Preto.
Notícias:
O projeto educare e a entidade Nexos:
O projeto e nossa orientadora profª Claudia Souza Passador:
O projeto e nossa orientadora profª Flavia trentini:
Resultados:
a) Apresentação de conteúdo interdisciplinar por parte do discentes, o qual permitiu aos alunos o transporte de seu conhecimento para uma perspectiva prática, com utilização empírica de seu conhecimento aprendido na Universidade de São Paulo.
b) Criação de um ambiente de aprendizado ativo por parte dos alunos, que tiveram de aprofundar o conhecimento aprendido em sala, para conseguir realizar aulas sobre diversos temas ligados a graduação;
c) Incentivo ao aprendizado por meio da organização, apresentação e realização de aulas expositivas e dinâmicas;
d) Aprofundamento das matérias da graduação por parte dos alunos, além da simplificação do conteúdo, que permitiu o transporte da matéria para a realidade de alunos de ensino médio do ensino municipal;
e) Construção de ferramentas de ensino adequadas para a apresentação das disciplinas para realidades de ensino médio público municipal;
f) Fortaleceu-se as interações entre a Universidade de São Paulo e sociedade civil, do Município de Ribeirão Preto, uma vez que houve a transposição dos muros da faculdade, com a realização de aulas por parte dos discentes em escolas municipais;
g) Início da criação de senso crítico em 45 alunos do ensino médio através do conhecimento acerca da educação fiscal;
h) Troca de informações entre os diversos cursos da Universidade de São Paulo, com ensino de conteúdos do curso de direito para alunos da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP)
i) Capacitação dos voluntários para o desenvolvimento de habilidade práticas, domínio dos conteúdos, com a replicação da estrutura de forma escalável nas escolas.
j) 612.656 mil pessoas foram atingidas pelas notícias e publicações realizadas pelo projeto;
Sites e mídias sociais:
Site do projeto: