Empreendedorismo e Inovação na Comunidade – FFCLRP

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ribeirao Preto (FFCLRP)

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s): FFCLRP (Departamento de Física e de Computação e Matemática, Empresa Júnior Marie Curie),  FEA-RP (Empresa Júnior da FEA-RP).

Coordenador e contato: Prof. Dr. Adilton Carneiro /  adilton@usp.br

Outras instituições colaboradoras: Secretaria de Educação Municipal de Ribeirão Preto;  Supera Parque de Inovação e Tecnologia;

Equipe executora: 

Antonio Adilton O. Carneiro (Coordenador)

Bolsistas (fonte pagadora/duração):

Bianca Macedo (SUPERA PARQUE/12 meses)

Ísis Michelan Rodella (PRG/USP/6 meses)

Poliana Reis Costa (PRG/USP/6 meses )

Lucas dos Santos Betioli (PRG/USP/12 meses)

Rogério Marcos Montero de Araújo (PRG/USP/12 meses)

Fabio Eduardo Flores de Lima (PRG/USP/12 meses)

Equipe envolvida na gestão e execução do projeto

158 alunos das escolas CEMEI Virgílio Salata e CEMEI João Gilberto

4 bolsistas (3 da PRG/USP e 1 do SUPERA Educa)

3 membros da Secretaria de Educação (a secretária e 2 assistentes)

7 professores da rede municipal

4 diretoras/coordenadoras pedagógicas

2 Técnicos de Informática da rede municipal

4 Professores da USP (1 Coordenador e 3 colaboradores)

12 alunos de graduação da USP como colaboradores

2 alunos de pós-graduação

Resumo do Projeto: 

O projeto iniciou-se no começo do ano letivo de 2019 junto as escolas municipais CEMEI Virgílio Salata e CEMEI Dr. João Gilberto Sampaio da cidade de Ribeirão Preto (SP) com 40 alunos em cada escola selecionados pelo interesse e direcionamento da diretoria do colégio, todos do 9o ano do Ensino Fundamental II. Em cada escola, 2 professores frequentaram encontros e foram orientados para acompanharem o projeto e poderem entender sobre uma nova perspectiva de ensino voltado para atitudes empreendedoras, atividades empíricas e a lógica da programação/robótica para solução de problemas demandados pela comunidade. As oficinas foram oferecidas semanalmente com aproximadamente 3 h de atividades, sendo 1h30 relacionadas ao tema de empreendedorismo e 1h30 a atividades tecnológicas envolvendo ciência, tecnologia e lógica de programação dedicada para automação e controle.  O principal objetivo das atividades desenvolvidas junto aos professores e alunos foi de preparar os jovens do último ano do ensino Fundamental II, estimulando-os para o interesse ao aprendizado e com senso crítico para novas descobertas. Dessa forma, estarão mais preparados para iniciar o ensino médio. 

As oficinas foram elaboradas com a missão de proporcionar ao aluno o entendimento de grandezas, leis e suas respectivas aplicações nos mais variados fenômenos em diferentes áreas do conhecimento, possibilitando a inserção do pensamento computacional e capacidade de reconhecer padrões. A proposta do projeto foi de experimentar uma nova metodologia de estímulo ao aprendizado como contra turno ao 9o do ensino Fundamental. Essa nova metodologia foi criada como sendo uma fusão das oficinas de empreendedorismo para o ensino médio desenvolvidas no SUPERA Educa, com as oficinas de ciências e programação lógica de microcontroladores dedicados para robótica desenvolvidas no departamento de Física da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

As aulas tinham conteúdos iniciais sobre a lógica dos conteúdos abordados, desenvolvendo maneiras de promover o pensamento crítico e moldar idéias para solução de problemas que envolviam a realidade dos alunos, aproximando também a linguagem, facilitando a interlocução dos dois mundos: o empreendedorismo e os adolescentes. 

Além da proposta de formação fundamentada em conceitos de ciências aplicadas e tecnologia para desenvolver o perfil empreendedor, essa metodologia viabiliza o conceito de escola integral valorizando a ocupação dos jovens com um custo mínimo para a manutenção das atividades no período de contraturno. Os resultados alcançados com esse projeto são animadores e totalmente viáveis para que seja replicado para todos os estudantes do ensino médio.  

Resultados do Projeto: 

Sites e Mídias Sociais

Site: http://superaparque.com.br/sites/educa/escolas/aprender-na-comunidade/

Instagram: https://www.instagram.com/aprendernacomunidade

 You Tube: 

 E-mail:

Imagens: