Formação de Multiplicadores do Programa Educativo: Prevenção ao uso de Próteses e sua manutenção

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s): Escola de Enfermagem de RP e Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de RP – Faculdade de Odontologia de la Universidad Nacional de Concepción – Paraguay

Coordenador e contato: Alma Blásida Concepción Ellizaur Benitez Catirse/alma@forp.usp.br

Equipe: 

 1ª. Ana Cláudia Lodi Docente FFCLRP 503515 2º Andrea Cândido dos Reis Docente FORP 404000 3º Camila Tirapelli Docente FORP 173810 4º Cláudia Helena Lobato da Silva Docente FORP 638450 5º Maria Cristina Borsato Docente FORP 2085677 6º Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves Docente EERP 2917823 7º Valéria de Oliveira Pagnano Docente FORP 1965221 8º Vinicius Pedrazzi Docente FORP 61256 9º Tatiane Cristina Dotta Pós-Graduanda da Área de Reabilitação Oral 10780087 10º Leonardo de Pádua Pós-Graduando da Área de Reabilitação Oral 10779770 11º. Mayara Manfrin Arnez Doutoranda da Área de Reabilitação Oral 8713222 , 12º. Raisa Castelo Bessa Doutoranda da Área de Reabilitação Oral 9374136 Outros participantes David Emanuel Ugarte Docente Fac de Odont Paraguay 2º Artur Rocha Martini Técnico Prefeitura de Rib Preto 3º Josiane Ap F C Montans Técnico Prefeitura de Rib Preto 4º Ana Paula Raizaro Técnico Prefeitura de Rib Preto 5º Rute A C Garcia Técnico Prefeitura de Rib Preto 6º CD. Carolina Paes Torres Mantovani Técnico FORP – 2361546 7º. Pg. Tatiane Cristina Dotta Pós-Graduanda da Área de Reabilitação Oral Bolsistas Ac. Amanda Rizzetto Longuini Quinalhia Ac. Giulia Cristina Souza Ac. Helena Cristina Aguiar Ac. Larissa Gabriela Ferreira Ojeda Ac. Thalia Carvalho de Almeida dos Santos Alunos bolsistas do PUB e alunos voluntários Ac. Juliana Apolinário da Fonseca – PUB Ac. Camila Paula Brandão – PUB Ac. Sheila Prates Rodrigues da Silva – PUB Pg. Ana Carolina Couto Pós-Graduanda da Área de Odontopediatria da FORP – USP Ac. Letícia Redressa da Silva Ac. Vanessa Teixeira Marinho Ac. Davi Bepu Outros alunos.

Resumo do Projeto:

Este projeto é direcionado para a formação de multiplicadores de ações preventivas que possam colaborar na conscientização e prevenção da saúde bucal de pessoas dentadas e com próteses, como forma de assegurar a promoção da saúde geral, que traz implicações econômicas tanto para o indivíduo quanto para o sistema público de saúde. Tais ações ajudam a prevenir doenças periodontais que podem levar à perda de dentes, com ou sem cáries, e ao uso de próteses dentárias e implantes. Além disso, infecções bucais podem afetar a saúde geral. Assim, o objetivo é formar multiplicadores de ações preventivas fundamentadas nos conhecimentos de utilização de técnicas corretas de higienização bucal e de diferentes tipos de próteses dentárias, tanto para prevenir o uso de prótese quanto para facilitar a manutenção saudável da mesma. O público-alvo são: a) crianças e adolescentes sem e com necessidades especiais, de escolas públicas e/ou particulares, orfanatos e igrejas de RP e de Concepción – Paraguay; b) pessoas surdas; c) adultos da terceira idade e d) alunos universitários de áreas da saúde. As ações propostas são: capacitar o público alvo para a correta higienização bucal e de próteses, para orientação de seus familiares e pessoas do seu convívio social; levar os alunos de graduação e pós-graduação (Odontologia e Enfermagem) a terem maior atenção à necessidade de orientação voltada à promoção e prevenção da saúde da população. Etapas de atividades: 1ª. Etapa: a) formação das equipes de execução do Projeto; b) preparação teórico-prática correspondente a cada um dos grupos alvo e treinamento dos alunos bolsistas e voluntários, incluindo a aprendizagem da Libras; c) preparação do material didático a ser utilizado nos Workshops e palestras em língua portuguesa e em Libras, para cada grupo; d) obtenção de materiais e kits de higiene bucal para distribuição. 2ª. Etapa: orientação teórico-prática dos métodos corretos de higienização bucal e dos métodos específicos de higienização para a manutenção dos diferentes tipos de próteses odontológicas, realizada por meio de workshops e palestras. O projeto envolve alunos de graduação e pós graduação da USP e da Universidad Nacional de Concepción – Paraguay (FO-UNC-Py), bolsistas e voluntários, membros do Grupo de Estudos da FORP-USP e da FO-UNC–Py. A relevância do projeto é inferida na: a) formação humanizada, fundamentada na ação interdisciplinar, participação de docentes da FORP e da Faculdade de FFCLRP e a EERP, além da FO-UNC-Py; b) conscientização dos futuros profissionais da área da saúde, sobre a importância de programas de prevenção a várias doenças por meio de uma boa higiene bucal; c) (re)conhecimento da necessidade da comunicação em Libras para atendimento (preventivo ou de reabilitação) da população surda, como modo de inclusão.  

Resultados do Projeto: 

Resultados quantitativos parciais foram atendidas 1030 crianças, 153 idosos e portadores de próteses; 115 alunos de área da saúde. Resultados qualitativos: O aprendizado de Libras foi efetivo, conseguiu motivar vários alunos; desenvolvimento de habilidades para trabalhar em equipe; realizar apresentações, organizar e executar as atividades propostas de acordo com o número de participantes; Humanização no tratamento das pessoas jovens, crianças e idosos abordados durante as atividades.

Sites e Mídias Sociais