Plantar Bananeira – Agroecologia e Capoeira; apropriação de conhecimentos por meio de vivências e brincadeiras em espaços públicos – educativos – IGc

Unidade Sede e Curso(s)  do Projeto: Instituto de Geociências

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):Instituto de Biociências, Instituto Oceanográfico, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Coordenador e contato: Denise de La Corte Bacci

Equipe: Alexander Turra; Rosana Louro Ferreira Silva; Valéria de Marcos; Samanta dos Santos Gasparim; Luana Tommasi Vittorazzo; Natália Oliveira de Lima; Juan Caixeta Mendes Ribeiro; Clara Costa D’Elia; Tayna Lopes Florentino Pereira; Ana Luisa Luisi Vieira; Yacov Kilsztajn; Piero Allatere Dias; Samanta dos Santos Gasparim; Felipe Marvado; Katiane Mattge; Giovanni Paiva; André Nascimento; Mestre Alcides de Lima.

Resumo do Projeto: O “Plantar Bananeira – Agroecologia e Capoeira” é um projeto de incentivo a conexões autônomas entre as comunidades do Jardim Jaqueline, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo e os alunos dos cursos de graduação da USP e seus territórios públicos. Ele foi conduzido pelo Coletivo Plantar Bananeira, sobre a vigência do Edital 2019-20 do Programa Aprender na Comunidade da Pró-Reitoria de Graduação (PRG-USP), no período de novembro de 2018 a abril de 2020. Por mediações de atividades lúdicas desenvolvidas em ambientes públicos, integrando a cultura, arte e história popular afro-brasileira com a cultura da agricultura tradicional, o projeto promoveu encontros de experiências entre estudantes da Universidade de São Paulo (USP), capoeiristas do Centro de Estudos e Aplicações da Capoeira (CEACA) e a comunidade do Jardim Jaqueline, periferia da Zona Oeste de São Paulo. A atuação direta se realizou em encontros semanais com crianças e jovens frequentadores do Centro para Crianças e Adolescentes Clarisse Ferraz Whey (CCA Clarice), que se sucederam principalmente em três espaços da comunidade do Jardim Jaqueline: o próprio CCA Clarisse, o Parque Raposo Tavares e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN). O projeto teve seus resultados mais expressivos durante a apresentação no IV Festival Culturarte do Jaqueline e no Sarau de encerramento das atividades de 2019 do CCA Clarice. Além disso, o Coletivo assumiu a gestão autônoma, sedimentada principalmente nas trocas e parcerias entre as comunidades e pretende seguir com as atividades no local.

Resultados do Projeto: O projeto Plantar Bananeira – Agroecologia e Capoeira; apropriação de conhecimentos por meio de vivências e brincadeiras em espaços públicos – educativos teve impacto direto em aproximadamente 45 crianças e adolescentes atendidas pelo CCA Clarisse, 30 da turma de 2019 e mais 15 da turma de 2020. Além disso, o projeto também impactou indiretamente em aproximadamente 280 pessoas da comunidade externa, quantidade mensurada pela soma do público do Culturarte (50), equipe do CCA (10), equipe do Parque Raposo (5), equipe do CRESAN (5), família dos educandos (150) e outras crianças e adolescentes atendidas pelo CCA Clarisse (60). Em relação às atividades arte-educativas de Capoeira e Agroecologia e Educação Ambiental realizadas em nossos encontros, existem poucos resultados que podemos mensurar em dados quantitativos, pois o processo educativo impacta na formação humana de forma qualitativa. Tendo como referência o tempo do saber tradicional, o projeto é muito recente, não sendo possível ainda mensurar tais impactos. Por ser fundamentado nos princípios culturais, o tempo de experiência, a partir do acesso ao saber, é relevante para a formação dos sujeitos que interagem com esses conhecimentos. O tempo age instigando nesses sujeitos um amadurecimento da autonomia de se apropriar e vivenciar no cotidiano e na sua própria natureza o que foi aprendido. Ao longo da prática do projeto, o coletivo observou que cada ser humano tem um ritmo único no processo cognitivo e afetivo. Portanto, há limites em mensurar de maneira geral algum resultado em relação a extensão de relações entre universidade e comunidade por meio dos aspectos de ensino-aprendizagem.Em relação a criação de produtos do trabalho desenvolvido, a apresentação no evento do Culturarte 2019 foi realizada a partir do processo de criação artística com elementos de Capoeira que trabalhamos ao longo do ano junto com o módulo II, e elementos novos que tivemos que aprender juntos, principalmente relacionados com produção cultural. O resultado foi uma apresentação para comunidade neste evento social e cultural organizado pelo CCA Clarisse. Nele, foi constatado a participação de quase todas as crianças presentes nos ensaios (nos ensaios iam em média 28 crianças, e na apresentação foram 20). Para nós, uma hipótese dessa participação de mais ou menos 70% dos educandos, seja o vínculo, participação e a apropriação que as crianças tiveram da peça que criamos juntos e a vontade deles de apresentarem. Além disso, com autorização cedida pelos responsáveis dos educandos (documento está no CCA Clarisse, sob domínio deles), gravamos vídeos e tiramos fotos do processo de criação e da apresentação no evento, para fins de divulgação do trabalho.

Instagram: https://www.instagram.com/plantar_bananeira

Facebook: https://www.facebook.com/PlantarBanana