Projeto MINIMUS INTERDISCIPLINAR – Grego e Latim, Filosofia, História e Arqueologia da Antiguidade

Unidades Colaboradoras: DLCV e DF da FFLCH e o Museu de arqueologia e Etnografia
Coordenadora: Paula da Cunha Corrêa
Contatocorrea@usp.br, FFLCH,Rua do Lago, 717 – CEP 05508-900 – Cx. Postal 8105.
Equipe:
Pesquisadores: Profa Dra. Paula da Cunha Corrêa (DLCV/FFLCH), Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho (DF/FFLCH), Profa. Dra. Maria Cristina Nicolau Kormikiari (MAE/USP), Gilberto da Silva Francisco (UNIFESP).
Resumo: O Programa Minimus Interdisciplinar expandiu o projeto anterior (2013-1018), O “Projeto Minimus: ensino de grego e latim na ensino fundamental público”, com o acréscimo de aulas semanais de Filosofia e História/Arqueologia Clássicas, inseridas na grade curricular do 8o ano EF2 como matérias obrigatórias na EMEF Des. Amorim Lima, ministradas por monitores (de graduação e/ou pós-graduação) do Departamento de Filosofia (FFLCH/USP) e do Museu de Arqueologia e Etnografia da USP.
Na EMEF Desembargador Amorim Lima, as aulas de de Língua Grega I e Língua Latina I (que são matérias obrigatórias na grade curricular da escola desde o início do projeto em 2013), são ministradas semanalmente para os alunos do 4o e 7o anos EF1 e EF2.
As aulas de Filosofia acrescentam ao estudo da Língua Grega alguns conhecimentos próprios da cultura grega antiga, do ponto de vista de alguns temas da Filosofia, bem como mostram ao estudante como a própria língua fornece os elementos para a formulação de conceitos e temas filosóficos. Assim, o trabalho os estudantes, sempre em nível introdutório, aborda os seguintes assuntos: 1. Os mitos como modo de compreensão da natureza, dos homens e dos deuses; 2. A pergunta filosófica por excelência: “o que é…”, encontrada no uso cotidiano da língua e reformulada pela Filosofia; 3. A criação, pelos filósofos, de um vocabulário filosófico com base no vocabulário básico do idioma, como, por exemplo, expressões como “matéria” e “qualidade”, pela via de suas versões latinas.
Considerando os métodos de ensino de língua grega e latina, e propondo uma conexão com os temas neles tratados assim como os da Filosofia, três direções são desenvolvidas nas aulas de História e Arqueologia: (1) o cotidiano, (2) o trabalho e (3) o mito e o mundo divino na antiguidade clássica.
Com a pandemia no 1o semestre de 2020, passamos a ministrar todas as aulas, sincronicamente, por Googlemeet.
Notícias:
Apresentação de trabalhos e palestras que resultaram da Oficina de Fábulas desenvolvida no programa:
1. CORREA, P. C.
Aesopic Fables and the Acquisition of Conflict Resolution Skills and Social Competence in Classical Outreach Programs, 2019. Universidade de Los Andes, Bogotá, Colômbia.
https://sites.google.com/view/conflictandclassics/abstracts-workshop-1
2. CORREA, P. C.; SANTOS, Marcos Martinho dos
The Progymnasmata in the Classroom: Conceptualizing Conflict Resolution through Fables, 2019. (Conferência ou palestra,Apresentação de Trabalho). Kings College, Londres.
https://sites.google.com/view/conflictandclassics/poster-and-programme-workshop-2
Entrevistas:
1. CORREA, P. C.; BASTOS, J. H.; BRUNHARA, R. C. M.; FLORES, G. G.
A Universidade e os clássicos no século XXI, 8/9/2019,
https://jornalggn.com.br/artigos/a-universidade-e-os-classicos-no-seculo-xxi-por-jorge-henrique-bastos/
https://bemblogado.com.br/site/a-universidade-e-os-classicos-no-seculo-xxi/
2. CORREA, P. C.; CASTRO, G. A.
‘Iniciativas em escolas no Brasil mostram que o latim não está morto’, 14/09/2019
https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/iniciativas-em-escolas-no-brasil-mostram-que-o-latim-nao-esta-morto/
3. Doc.Minimus na TV Cultura 28/09/2019 (Documentário sobre o Projeto Minimus):
https://tvcultura.com.br/videos/71181_doc-minimus-o-pequenino-grao-de-areia-everglow-stamp-bird-icescream-campus-em-acao.html
Atividade:
4. Apresentação de divulgação internacional, Leitura da Ilíada no Festival Européen Grec -Latin (veja vídeo https://www.youtube.com/watch?v=mN4OiEkf35o&feature=share e fotos abaixo)
5. Notícia de Visita do Cônsul Geral da Grécia à FFLCH: https://www.fflch.usp.br/2166
Resultados:
O Programa ministrou em aulas de grego, latim, filosofia e arqueologia a um total de 11 turmas de alunos da EMEF Des. Amorim Lima (F1 e F2) com aproximadamente 30 a 40 alunos em cada turma, durante 38 semanas de 2019 (período letivo). Houve em 2019, além das aulas semanais de grego, latim, filosofia e história/arqueologia clássicas, a participação dos alunos e monitores de grego no Festival Européen Grec Latin com a leitura de excertos da “Iliada”, a produção de um livro, que é a tradução brasileira de um novo método de grego para adolescentes (no prelo), um site (em desenvolvimento), e uma Oficina de Fábulas com a participação de um docente da FFLCH convidado (Prof. Dr. Marcos Martinho dos Santos), cujos resultados foram divulgados em congresso internacional na Kings College, Londres.
O ano de 2019 foi importante para o Programa porque desde o início, em 2013, não havia um método de língua grega adequado para a faixa etária dos adolescentes do EF2. Tentamos adaptar alguns, como o “Athenaze”, mas nunca funcionou tão bem quanto o de latim (“Minimus”) que testamos, foi traduzido por monitora do programa e posteriormente publicado. Neste ano saiu no RU um método de grego para crianças de 9 a 12 anos pela fundação “Classics for All”. Foram-nos cedidos primeiro a autorização para testar o método e, recentemente, os direitos autorais para a nossa tradução que ficará disponível, com livre acesso, no site do Programa.
Esse foi um grande avanço que possivelmente impulsionará a expansão do Programa Minimus para além da USP, uma vez que o método será de livre acesso no site, no qual pretendemos agregar os diversos projetos de extensão em Cultura Clássica que tem surgido no país, de modo a compartilharmos experiências e recursos didáticos.
Sites e mídias sociais:
Facebook – Grupo Projeto Minimus (https://www.facebook.com/groups/154010938079969)
Site (em construção)
Imagens e vídeos: