- Pró-Reitoria de Graduação - https://prg.usp.br -

Anais do III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação

[1]

TÍTULO AUTORES UNIDADE/CURSO
A Abordagem dos Jogos Didáticos na Disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências Agrárias. [2] Rosebelly Nunes Marques ESALQ
A ‘cidade constitucional’ como metodologia de ensinagem ativa [3] Marcelo Arno Nerling EACH –Gestão de Políticas Públicas
A Constituição da Consciência Crítica na Formação de Professores: uma Análise da Práxis Pedagógica. [4] Maria Eliza Mattosinho Bernardes, Adriano Agricio Alves EACH
A Disciplina Didática I, II e III pela Perspectiva Crítica-Emancipatória no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. [5] Sonia Maria Villela Bueno, José Renato Gatto Júnior, Elton Carlos de Almeida EERP – Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem
A experiência da reestruturação do curso de engenharia de produção da EESC-USP. [6] Marcel Musetti, Daniel Capaldo Amaral, Mateus Gerolamo EESC – Engenharia de Produção
A manufatura aditiva no curso de Engenharia de Produção da EESC [7] Eraldo Janone, Daniel Capaldo Amaral, Reginaldo Teixeira Coelho EESC – Engenharia de Produção
A Prática Interprofissional e Colaborativa na Formação dos profissionais da Saúde [8] Ana Claudia Germani EE, FM, EEFE
A prática e a teoria no Ensino do Radiojornalismo – uma parceria entre a Rádio USP e o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP [9] Luciano Victor Barros Maluly ECA
A renovação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Nutrição da FSP/USP: uma experiência alavancada no Curso de Pedagogia Universitária. [10] Monica Inez Elias Jorge, Ana Maria Cervato Mancuso, Claudia Maria Bogus FSP
A simulação realística como estratégia no ensino de graduação para subsidiar o processo de tomada de decisão em Enfermagem. [11] Antônio Fernandes Costa Lima, Valéria Castilho, Patrícia C.P. Baptista, Daisy M. R. Tronchin, Marta M. Melleiro EE – Bacharelado em Enfermagem
A Utilização do Método Vivencial no Treinamento de Habilidades Sociais na Relação do Cuidado. [12] Dagma Venturini Marques Abramides, Márcia Terezinha van Melis, Núria Priscila Valentini Borro Moretto Faculdade de Odontologia de Bauru
Ações do Grupo de Apoio Pedagógico – GAP – FCF – USP. [13] Marina Ishii, Eduardo Purgatto, Gustavo Henrique Goulart Trossini, Sabrina Epiphanio, Ricardo Ambrósio Fock, Elfriede Marianne Bacchi, Rosario Dominguez Crespo Hirata FCF – Farmácia e Bioquímica
Acompanhamento do Bacharelado em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP. [14] Cecília Helena de Siqueira Sigaud EE – Bacharelado
Acústica Física para cursos de Arquitetura e de Ciências Exatas. [15] José Pedro Donoso, Francisco E.G. Guimarães IFSC – Arquitetura , Engenharia Civil e bacharelado em Física
Adote uma Bactéria:– Uma nova abordagem no ensino de microbiologia. [16] Rita de Cássia Café Ferreira ICB – Departamento de Microbiologia
Ambiente virtual de aprendizagem: experiência de uso, avaliação de acesso e de disciplinas. [17] Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos ECA- Biblioteconomia e Documentação
Análise da Aprendizagem de Circuitos Elétricos em um Curso de Laboratório de Física Geral baseado em Atividades Investigativas. [18] T. Catunda , G.G.G. Costa IFSC
Análise do processo de construção de projeto político-pedagógico: avaliando o passado e o presente para definir o futuro. [19] Simone Aparecida Lopes-Herrera FOB – Fonoaudiologia
Aplicação da abordagem Problem Based Learning (PBL) em controle gerencial. [20] Fábio Frezatti, Marcio Borinelli, Márcia Bortolocci Espejo (UFPR), Daiana Bragueto Martins (UFPR) FEA – Ciências Contábeis
Aplicação da PBL em disciplina de síntese na formação profissional em Educação Física. Escola de Educação e Esporte – Educação Física na Idade Adulta [21] Monica Yuri Takito, Ana Cláudia Mayumi , Débora Guimarães de Araujo EEFE
Aplicação de métodos ativos de ensino aprendizagem no Integrado de Fisiopatologia e Farmacologia [22] Rosario Dominguez Crespo Hirata, Douglas Gomes Meneses Sevilha FCF
Aprendizagem ativa e educação por pares: uma experiência em Física Básica [23] André de Pinho Vieira, Carmen P. C. Prado, José Roberto B. de Oliveira, Márcio T. N. Varella, Maria Teresa M. Lamy, Renato Higa, Vera B. Henriques Instituto de Física – Bacharelado em Física
Aprendizagem Ativa na Disciplina Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade do 1º ano da Engenharia Elétrica da EPUSP [24] José Aquiles Baesso Grimoni , Luciana Guidon Coelho Escola Politécnica – Engenharia Elétrica
Aprendizagem e elaboração de mapas conceituais por meio de webquest. [25] Aisha Negreiros da Costa Pedro, Cláudia Prado, Candice Heimann, Irene Mari Pereira EE- Licenciatura em Enfermagem
Arte Marcial Chinesa: cultura e movimento. [26] Walter Roberto Correia EEFE – Licenciatura em Educação Física
Articulando a formação para a docência e o ensino na graduação. [27] Eduardo Francisquine Delgado , Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha , Patricia Maloso Ramos Wiolene Montanari Nordi , Thaline Maira Pachelli da Cruz ESALQ
As Artes Visuais e o Ensino das Neurociências. [28] Norberto Garcia-Cairasco FMRP
Aula virtuais: os estudantes como autores no curso de licenciatura em enfermagem. [29] Vanessa Lopes Munhoz Afonso, Cláudia Prado, Denise Maria de Almeida EE – Licenciatura em Enfermagem
Avaliação de uso de diferentes formatos de material didático no Ensino da Engenharia. [30] Regina M. Silveira, Itana Stibiener, Wilson Ruggiero Escola Politécnica
Avaliação discente de metodologia para ensino de planejamento de intervenção em hidroterapia. [31] Caromano, Fátima Aparecida, Voos, Marina Callil, Santos, Fabíola Lopes Carvalho Medicina – Fisioterapia
Avaliação do uso de um sistema eletrônico interativo para o ensino-aprendizagem em disciplinas ministradas na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto [32] Lucas R. Teixeira, Ana Carolina F. Motta, Christiano Oliveira-Santos, Silmara A.M Corona, Fábio L. Romano , Maria José A. Rocha FORP
Avanços, limites e possibilidades no PPP de GPP. [33] Marcelo Arno Nerling EACH –Gestão de Políticas Públicas
Biro–Biro e Sem Sala. [34] Felipe Pait Escola Politécnica – Automação e Controle
Blended learning (b-learning): uso das tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem na graduação na Disciplina de Odontopediatria Teleodontopediatria [35] Ana Estela Haddad, Cássio José Fornazari Alencar, Mary Caroline FO – Odontopediatria e Núcleo de Telessaúde, Teleodontologia e Centro de Produção Digital da FOUSP
Blog da Disciplina de Virologia. [36] Victor Hugo Aquino Quintana FCFRP – Farmácia e Bioquímica
Chemical Risk : Criação de um jogo didático para o ensino de biossegurança. [37] Cristina Northfleet de Albuquerque FCF – Farmácia e Bioquímica
Clínica Ampliada de Promoção de Saúde: Integração ensino-serviço. [38] Almeida FCS, Gabriel M, Lopes M, Lopes V, Araujo ME FO
Colocando em prática o trabalho de conclusão de Curso: Disciplina Biologia e Cidadania. [39] Ana Lucia Brandimarte, Déborah Yara Alves Cursino dos Santos IB –Ciências Biológicas
Computação Gráfica (Homem Virtual) e Impressora 3D para produção de estruturas de Anatomia Realística 3D Morfofuncional. [40] Chao Lung Wen FM – Medicina
Construção colaborativa do conhecimento na Faculdade de Medicina da USP: SisLAu [41] Fernanda Brenneisen Mayer, Mary Caroline Skelton-Macedo, Paulo Sergio Panse Silveira FM
Construção da Identidade Docente : Passado, Presente e Futuro. [42] Priscila Caccer Tomazelli, Dayane M. G. Parigi, Cláudia Prado, Denise M. de Almeida, Débora R. Vaz EE – Licenciatura em Enfermagem
Construção e implementação de webquest no curso de licenciatura em enfermagem [43] Harriet Bárbara Maruxo, Cláudia Prado, Denise Maria de Almeida, Lucia Tobase, Manoela Gomes Grossi EE- Licenciatura em Enfermagem
Criação da Disciplina Interdepartamental FAUUSP 1 60 11 05 – Subsídios Investigativos e Projetuais para a Preservação do Patrimônio. [44] Maria Lucia Bressan Pinheiro, Antônio Carlos Barossi, Beatriz Mugayar Kuhl, Cláudia de Andrade Oliveira, Helena Ayoub Silva e Roberta Kronka Mülfath. FAU
Curso de Pedagogia Universitária: formação potencializadora de mudanças [45] Vilanice Alves de Araújo Püschel Escola de Enfermagem
Desenvolvimento de metodologia de pesquisa a campo para observação de animais silvestres na disciplina de Produção e Preservação de Animais Silvestres. [46] Maria Estela Gaglianone Moro, Catarina Abdalla Gomide, Leandro Sannomiya Sakamoto FZEA
Desenvolvimento de um Canal de Educação Nutricional para Jovens em um Site Público de Compartilhamento de Vídeos. [47] Daun, Felipe, Paiva, Rebeca de Freitas, Orasmo, Renata Júlio, Gambardella, Ana Maria Dianezi FSP – Nutrição
Dinâmica da simulação programada para o ensino de emergências: experiência dos preceptores da cardiologia clínica de 2013 e 2014. [48] Milena Ribeiro Paixão, Diogo Arantes Behling Pereira da Luz, Fernando Arturo Effio Solis, Marcus Vinicius Burato Gaz, Ximena Ferrugem Rosa, Juliano Sabino de Matos, Luiz Mario Baptista Martinelli, Miguel Nassif Junior, Silvia Gelás Lage FM
Dire, fare, partire! [49] Paola Baccin FFCLH – Letras
Disciplina de formação para a inovação, com base em projeto multidisciplinar e prototipação de soluções complexas para problemas reais da sociedade [50] Eduardo de Senzi Zancul, Roseli de Deus Lopes, Davi Noboru Nakano, André Leme Fleury Escola Politécnica
Disciplinas Integradoras de Conhecimentos na Área de Análises Clínicas no Curso de Farmácia-Bioquímica. [51] Ana Amélia Carraro Abrahão, Ana Maria de Souza, Ana Lúcia Darini, Ana Patrícia Yatsuda, Andréia Machado Leopoldino, Cleni Mara Marzochi Machado, Cristina R. de Barros Cardoso, Evandro Cesarino, Fabíola Attié de Castro, José Clóvis do Prado Júnior, Kelen Malmegrim de Farias, Luciana Simon P. Crott, Marcelo Dias Baruffi, Márcia Regina von Zeska Kress, Maria Regina Torqueti, Regina Célia Candido, Sérgio de Albuquerque e Sérgio Akira Uyemura FCFRP – Farmácia Bioquímica
Do Facebook às aulas práticas: como motivar os alunos no ensino superior? [52] Carlos Roberto Bueno Júnior EEFERP – Educação Física e Esporte
Educação Física no Ensino Médio. [53] Walter Roberto Correia EEFE – Licenciatura em Educação Física
Elaboração de material didático para o Ensino Fundamental e Médio pelos alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus de São Carlos. [54] Julieta R. de Oliveira, Adriana Pavinatto, Irlon M. Ferreira1, Natália A. da Silva1, Willian G. Birolli, Jane R. S. de Oliveira, André L. M. Porto IQSC – Licenciatura em Ciências Exatas
E-Learning and Physics Laboratory. [55] Luciano Bachmann, José Dutra de Oliveira Neto , Gil da Costa Marques FFCLRP –FEARP – IF
Empoderamento do Aluno: Ampliando seu protagonismo no processo de ensino e aprendizagem. [56] Ana Carolina de Aguiar Rodrigues, Liliana Vasconcelos Guedes, João Paulo Bittencourt, Marco Bonazzoli FEA – Administração
Ensino da ventilação mecânica invasiva. [57] Carolina Fu Medicina – Fisioterapia
Ensino de Física para professores de Ciências. [58] Alberto Tufaile, Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile EACH – Licenciatura em Ciências da Natureza
Ensino de literatura na graduação: uma proposta. [59] Jean Pierre Chauvin ECA – Comunicação e Editoração
Estágio Curricular em Educação Profissional em Enfermagem e Metodologia do Ensino de Enfermagem: uma possibilidade de articulação teoria-prática na formação docente. [60] Adriana Katia Corrêa, Fernanda dos Santos Goés, Maria Conceição B. de Mello e Souza, Maria José Clapis , Rosângela Aukar de Camargo EERP
Estratégia de Simulação para o Ensino da Supervisão de Estágios no Curso de Licenciatura em Enfermagem. [61] Cláudia Prado, Denise Maria de Almeida, Lucia Tobase, Rika Miyahara Kobayashi EE- Licenciatura em Enfermagem
Estratégias para aumentar a motivação nos alunos de modo que avancem em seus conhecimentos e despertem suas potencialidades. [62] Aparecida Maria Fontes FMRP – Medicina, Fonoaudiologia, Ciências Biomédicas
Experiências de Ensino em Engenharia: Disciplinas Básicas de Sinais, Sistemas e Controle. [63] Carlos D. Maciel , Vilma A. Oliveira EESC – Engenharia Elétrica e Computação
Experiências e dificuldades com aprendizagem por processo. [64] Stefano Carlo Filippo Hagen, Marcos Vinícius Mendes Silva, Kátia de Oliveira Pimenta Guimarães FMVZ – Medicina Veterinária
Experiências no ensino de Estatística (PRO2201) [65] Renato de Oliveira Moraes Escola Politécnica
Experiências no ensino de Indexação para alunos de Biblioteconomia e Documentação [66] Giovana Deliberali Maimone ECA
Fim da aula expositiva: a experiência de um docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. [67] Humberto Gomez Ferraz FCF – Farmácia Bioquímica
Fisiologia do Exercício para alunos de graduação : uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética. [68] Patricia C Brum, Cláudia L M. Forjaz Christiano R.R Alves, Juliane C Campos, José Bianco N Moreira, Thaís Simões, Iris C Sanches EEFE
Fontes de Energia e Meio Ambiente. [69] Sérgio Almeida Pacca, Rodrigo Hartkoff Funes EACH – Gestão Ambiental
Formação Contínua de Professores Universitários: Relato da Experiência do Grupo de Apoio Pedagógico de Ribeirão Preto – USP. [70] Adriana Katia Corrêa , Alma Blásida C. E. B. Catirse , Edson Garcia Soares, Gláucia Maria da Silva, Kátia Andréia Gonçalves de Azevedo, Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza , Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves , Noeli Prestes Padilha Rivas , Yassuko Iamamoto GAP – Ribeirão Preto
Fundamentos de Projeto : Arquitetura e Urbanismo [71] Heliana Comin Vargas, Rafael Antonio Cunha Perrone FAU
Gestão Industrial e prática de responsabilidade social na formação em Engenharia de Alimentos: Aprendizagem por meio da extensão universitária. [72] Vivian Lara dos Santos Silva, Fausto Makishi FZEA – Engenharia de Alimentos
Grupo de Apoio Pedagógico da Faculdade de Medicina (GAPFM): Implantação e Ações. [73] Sílvia Maria Amado João, Maria Aparecida Basile ,Renata Hydee Hasue Vilibor, Maria Claúdia Zerbini, Carla Gentile Matas, Haydée Fiszben Wertzner, Rosé Colom Toldra , Sandra Maria Galheigo, Maria Eugênia Vanzolini , Patricia Zen Tempski FM
Grupo de Apoio Pedagógico da Faculdade de Odontologia de Bauru –USP : 10 anos valorizando o Ensino de Graduação. [74] Dagma V.M. Abramides, Patrícia A.P. Crenitte, Rodrigo C. de Oliveira, Ana P. Campanelli, Paulo A.S. Francisconi, Linda Wang, Ana Lucia A. Capelozza, Denise T. Oliveira, Kelly C.A. Silvério, Lidia C.S. Teles, Simone A. Lopes- Herrera, Aline R.A. da Costa, Wanderléia Q. Blasca, Deborah V. Ferrari, Nilce E. Tomita, Daniela Rios, Simone Soares, Vinicius C. Porto Faculdade de Odontologia de Bauru
Grupo de Apoio Pedagógico da USP/ESALQ [75] Rosebelly Nunes Marques, Maria Angélica P. Pipetone, Odaléia T. M. M. Queiroz, Vânia Galindo Massabni, Gilma L. Sturion, Sandra H. Cruz ESALQ
Identidade docente: reflexões mediadas pelo portfólio em aula virtual. [76] Dayane Mayara Gambini Parigi, Priscila Caccer Tomazelli, Cláudia Prado, Denise Maria de Almeida, EE- Licenciatura em Enfermagem
Inovação em Fisioterapia cardiorrespiratória: Reabilitação em Disturbios do Sono. [77] Naomi Kondo Nakagawa, Juliana Araújo Nascimento, Geraldo Lorenzi-Filho FM – Fisioterapia
Inovações didáticas: Experimentos econômicos, Atividades online via Blog e Autoavaliação [78] Roseli da Silva FEARP
Integração de conceitos de fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva através de resolução de casos clínicos problemas. [79] Carolina Fu Medicina – Fisioterapia
Integração Ensino-Serviço no acolhimento ao calouro do Campus USP-Bauru. [80] Roosevelt Silva Bastos, Debora Foger, Letícia Marques Sá, Sofia Rafaela MaitoVelasco, Emanoele Paixão da Silva Silva, Cassia Maria Fischer Rubira, Paulo Sérgio da Silva Santos, Sylvia Helena Scombatti de Souza, Nildicelli Leite Melo Zanella, Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli, Lidiane Yumi Sawasaki, Ivykiemle Trindade Suedam, Heitor Marques Honório FOB
Laboratório de Gestão e complexidade: jogo de empresas com pesquisa. [81] Antonio Carlos Aidar Sauaia FEA – Administração
Laboratório Virtual de Línguas : um Projeto Interdisciplinar em Busca de Inovação no Curso de Letras da USP. [82] Mônica Ferreira Mayrink, Heloísa Albuquerque-Costa , Ewout ter Haar FFLCH – Letras
Lecionando turmas grandes: proposta alternativa e feedback [83] Pedro Paulo Guy Martins dos Santos, Pedro Marone Tura, FláviaMarisa Prado Saldanha-Corrêa, Sônia Maria FloresGianesella, Frederico Pereira Brandini Instituto Oceanográfico
Mainstreaming in SLP education – building.competences to work with individuals with ASD: a Brazilian experience. [84] Ingrid Ya I Sun, Dominicque Janoszka Miani, Thaís Helena Ferreira Santos, Milene Rossi Pereira Barbosa, Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato, Fernanda Dreux M. Fernandes Faculdade de Medicina
Mapeamento da acessibilidade da gestante a Unidade Básica de Saúde (UBS): prática sistemática para identificar fatores de riscos. [85] Eunice Almeida da Silva, Edmir Parada Vasques Prado EACH –Obstetrícia e Sistemas de Informação
Mapeamento da biodiversidade urbana de São Paulo (SP): projeto educacional e técnico [86] Yuri Tavares Rocha FFLCH – Geografia
Mesa Computacional de Apoio ao Docente em Salas de Aula: do projeto à instalação [87] Dagoberto Carvalio Junior, Luiz Carlos Dotta, Luiz Fernando Cadei, José Carlos Maldonado ICMC
Metodologias ativas na formação de professores de enfermagem: problematizações fotográficas. [88] Marinete Esteves Franco, Cláudia Prado, Denise Maria de Almeida, Lucia Tobase EE – Licenciatura em Enfermagem
Moléstias Infecciosas e Tropicais I. [89] Valdes Roberto Bollela, Jackson Alex Barbosa FMRP
Moléstias Infecciosas e Tropicais II. [90] Valdes Roberto Bollela FMRP
Moodle: Estratégia de EAD no ensino da Estomatologia. [91] Cassia Maria Fischer Rubira, Paulo Sergio da Silva Santos, Heitor Marques Honorio FOB – Odontologia
O carinho do aluno da graduação de odontologia com a Comunidade. [92] Cleusa Aparecida Campanini Geraldini FO – Odontologia
O Curso de Graduação Semipresencial de Licenciatura em Ciências [93] Enos Picázzio IAG-Pró-G
O Moodle do Stoa: infraestrutura de tecnologia educacional em apoio às disciplinas da USP [94] Ewout ter Haar Instituto de Física
O Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências de Alimentos da ESALQ [95] Gilma Lucazechi Sturion Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
O uso do DVD como complemento didático no ensino da técnica de massagem miofascial. [96] Cachoni, Luiz Francisco; Voos, Marina Callil; Caromano, Fátima Aparecida Medicina – Fisioterapia
O Uso do Moodle na Orientação de Monografias. [97] Ana Lúcia Padrão dos Santos EEFE – Bacharelado em Esporte
Papel do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) no ensino de graduação da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) [98] Lia de Alencar Coelho, Marcelo Machado De Luca de Oliveira Ribeiro, Cláudia Lima Verde Leal Valdo Rodrigues Herling, Izabel Cristina Freitas Morae, Marta Mitsui Kushida , Helena Lage Ferreira, Ana Maria Centola Vidal Martins, Fabrício Rossi, Ana Carolina de Souza Silva, Gelson José Andrade da Conceição , Giovana Tommaso, Julia Joselevitch , Evely Antonelli , Mariene Natori, Juliana Balage Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Pedagogia, didática e esperança: vida e escola [99] Alice Mitika Koshiyama ECA – Jornalismo
Planejamento de Bairros. [100] Euler Sandeville Jr FAU
Plataforma Educacional (MedUSP Digital) e Centro de Produção Digital para modernização dos Recursos Educacionais da FMUSP. [101] Chao Lung Wen FM – Medicina
Problemas Integrados em Ciências da Terra no Curso de Bacharelado em Geofísica. [102] Bianchi, M.; Alcazar, L.; Mendonça, C.; Sacek, V.; Carmo, J.; Molina, E.; Marangoni, Y. IAG – Bacharelado em Geofísica
Produção de Jogo Educativo: Cenário Inovador na Construção de Práticas Pedagógicas na Enfermagem. [103] Manoela Gomes Grossi, Cláudia Prado, Luiz M.B. Carneiro EE- Licenciatura em Enfermagem
Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde – PET Redes de Atenção na USP, Campus Capital: Contribuições para o Desenvolvimento da Integração Ensino e Serviço. [104] Maria Helena Morgani de Almeida, Alessandra Samelli, Daniela Molini Avejonas, Maria Inês Britto Brunello, Elisabete Ferreira Mângia, Marta Aoki, Melissa Muramoto, Fátima Corrêa Oliver , Simone Rennó Junqueira, Yara Maria Carvalho FM, FO e EEFE
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: dispositivo indutor para mudanças na formação em saúde. [105] Nascimento SV, Junqueira SR, Carvalho YM, Oliver FC. FO
Programa de fotojornalismo na ECA/USP: ensino e extensão para a criação experimental e coletiva. [106] Atílio Avancini, Wagner Souza e Silva ECA
Promovendo a escrita acadêmica em francês na graduação: a contribuição do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH. [107] Eliane Gouvêa Lousada, Jaci Brasil Tonelli, Thiago J. Ferreira Santos, Ana Paula Silva Dias FFCLH – Letras
Promovendo a escrita acadêmica em inglês na graduação: a contribuição do Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH. [108] Marília Mendes Ferreira FFLCH – Letras
Proposta de modelo pedagógico instituído no Centro de Recursos para Aprendizado e Investigação(CRAI) da Faculdade de Odontologia da USP. [109] Moacyr D Novelli FO
Química Analítica Qualitativa: pesquisa da temática teórico–metodológica e as contribuições à melhoria no processo de ensino e aprendizagem. [110] Yassuko Iamamoto, Daniela Gonçalves de Abreu, Daniela Mica Espimpolo, João Ricardo Sanchez, Renata Bernardo Araújo FFCLH – Licenciatura em Química
Reestruturação Curricular do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP: Desafíos para um Currículo Integrado. [111] Sílvia Maria Amado João, Renata Hydee Hasue, Carolina Fu, Ana Carolina Basso Schmitt, Elizabeth Alves Gonçalves Ferreira FM – Fisioterapia
Reinventando a Aula Expositiva. [112] José Carlos Cintra EESC
Responsabilidade Social e Empreendedorismo Social. [113] Graziella Maria Comini FEA – Administração
Serious game e-Baby e software de avaliação clínica do prematuro: influência na aprendizagem de estudantes de enfermagem no tema neonatal. [114] Luciana Mara Monti Fonseca, Natália Del’ Angelo Aredes, Maria Cândida de Carvalho Furtado, Adriana Moraes Leite, José Carlos Amado Martins, Manuel Alves Rodrigues EERP
Tecnologia no processo de ensino-aprendizagem: agregando potencialidade ao desenho pedagógico [115] Mary Caroline Skelton-Macedo FO – Endodentia
Tecnologias digitais no Curso de Licenciatura em Enfermagem: uma inovação no processo ensino-aprendizagem. [116] Cláudia Prado EE- Licenciatura em Enfermagem
Trabalho Prático para Estudo da Alimentação de Frangos. [117] Luis Felipe Prada e Silva FMVZ
Trajetória da Formação Prática do Curso de Terapia Ocupacional da USP. [118] Rosé Colom Toldrá, Maria Inês Britto Brunello, Maria Helena Morgani de Almeida, Sandra Maria Galheigo, Elisabete Ferreira Mângia, Fernanda Mieto, Carla Regina Silva Soares FM – Terapia Ocupacional
Tutoria acadêmico-pedagógica: estratégia de aprendizagem colaborativa na licenciatura em Enfermagem. [119] Denise Maria de Almeida, Cláudia Prado, Rika Miyahara Kobayashi, Lucia Tobase, Vanessa Lopes Munhoz Afonso EE- Licenciatura em Enfermagem
Uma Proposta de Inovação no Ensino de Filosofia para Graduandos em Administração: o Impacto da evolução das Ideias na Vida Profissional e a Capacitação em Resolução de Conflitos no Questionamento Socrático. [120] Rogério Cerávolo Calia FEARP – Administração
Usando o pacote shiny do R para o ensino da Estatística. [121] Cristian Villegas, Italo Ramos Cegatta ESALQ
Uso das Tecnologias de Informação (TICs) no Ensino de Graduação – facilitando a comunicação aluno-professor. [122] Maria Claudia Nogueira Zerbini, Vanessa Haddad, Eglen Mari Akinaga, Fabio Moino, Chao Lung Wen FM
Uso de EaD na graduação: uma experiência bem sucedida na área de ciências da saúde. [123] Maria do Patrocínio Tenório Nunes, Fabiola Rizzo Sanchez, José Carlos, Balbino Rosa, Eidi Raquel Franco Abdalla,Maria Adelaide Alves Mestriner, Suely Campos Cardoso, Valeria de Vilhena Lombardi, Marcia Elisa Garcia De Grandi, Marinalva de Souza Aragão, Quintino João de Souza Teixeira, Maria Fazanelli Crestana FM
Utilização de espaços não formais na disciplina Fisica Experimental I. [124] Raphael Liguori Neto, Alexandre Alarcon do Passo Suaide, José Fernando Chubaci IF
Utilização de simulação para o ensino de Pesquisa Operacional. [125] Alexandre Bevilacqua Leoneti FEARP – Administração de Empresas
Utilização do portfólio como estratégia de ensino e aprendizagem e instrumento de avaliação na disciplina de Biologia Celular do curso de Farmácia- Bioquímica da FCFRP-USP. [126] Mariana Furio Franco, Luciana Baroni, Nadia Monesi FCFRP
Utilizando mapas conceituais na sala de aula durante a disciplina Ciências da Natureza. [127] Paulo Rogério Miranda Correia EACH – Ciclo Básico
Videoaulas produzidas pelos estudantes do curso de Medicina Veterinária na disciplina de Doenças aviárias. [128] Helena Lage Ferreira FZEA – Medicina Veterinária
Visita técnica em serviços de educação continuada: aprendizagem em enfermagem além dos muros da escola. [129] Cláudia Prado, Denise Maria de Almeida, Lucia Tobase, Rika M. Kobayashi, Maria de Fátima Prado Fernandes EE- Licenciatura em Enfermagem
Wiki: uma experiência pedagógica. [130] Mayra Rodrigues Gomes, Rosana de Lima Soares, Andrea Limberto, Ivan Paganotti, Nara Lya Cabral, Seane Mello ECA