Os projetos foram distribuídos em 3 categorias
Categoria A – Projetos Iniciais: Foram contemplados 38 projetos de 25 diferentes unidades da USP para o desenvolvimento de novas ideias para o desenvolvimento do aprendizado e interação do estudante de graduação com a comunidade. |
- Arcadas Vestibulares – Cursinho Popular da Faculdade de Direito da USP – FD [1]
- Adote uma Bactéria: Estratégia de metodologia ativa de desenvolvimento de habilidades cognitivas na área da saúde – Extensão dos alunos de graduação – ICB
- Aperfeiçoamento de um Programa de Execução de Medida Socioeducativa: parceria Universidade – Comunidade na construção de novos contextos de desenvolvimento – FFCLRP [2]
- Aprender e ensinar a diversidade por meio da leitura literária como força transformadora da comunidade – FE
- Cientistas de Alimentos sem fronteiras – ESALQ [3]
- Circo da Física – FFCLRP
- Compartilhando informações sobre engasgos em bebês e contribuindo para salvar vidas: ações educativas em unidades de saúde de Ribeirão Preto/SP – EERP [4]
- Compostagem vai à escola para incentivar a interdisciplinaridade e promover as práticas ecológicas e empreendedorismo sustentável – EEL [5]
- Curso de Inverno em Ciências Biomédicas – FMRP
- Educação Ambiental Marinha – EAMar – IO [6]
- Ensinar e aprender no contexto da população privada de liberdade – FMRP
- Ensino de Conceitos de computação para alunos de ensino médio e fundamental de escolas públicas da cidade de São Paulo – EACH [7]
- Expressão Corporal: Da Iniciação ao Aperfeiçoamento de Dança Livre na USP de Ribeirão Preto – EEFERP [8]
- Formação de professores da área da saúde/enfermagem: compromisso com a formação técnica de nível médio no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) – EERP [9]
- Formação Profissional em Saúde e a Comunidade: experiência do curso de Odontologia da FORP-USP – FORP [10]
- Integração entre universidade pública e escolas da Educação Básica a partir de palestras interativas – IQSC [11]
- Laboratório de introdução à programação para alunos do ensino fundamental – EESC
- Oficinas de Astronomia: A Evolução das Medidas e do Conhecimento Astronômico- IAG [12]
- O graduando inserido na prática profissionalizante do Cuidado Farmacêutico na comunidade atendida pelo SUS na atenção básica – FCFRP [13]
- Pacientes cirúrgicos no ambulatório: orientação pré-operatória – EE
- Pé de Meia – FEARP
- Politécnico Beneficente (PoliBen) – EP
- Projeto Exercício e Coração – EEFE [14]
- Projeto Jovem Doutor (Estudante Educador em Saúde nas Escolas) – FM
- Psicologia e povos indígenas: concepções e práticas de cuidado em saúde – IP [15]
- Sabiá Laranjeira [16]– ECA
- Semana da História III – FFLCH [17]
- Semântica na Escola! – FFLCH [18]
- Sorria Jardim Caiçara – FO [19]
- Sorrindo na infância com Saúde – PET Odontologia FOB USP e HEB – FOB [20]
- Valorizando vidas: Ensino de primeiros socorros através de simulações práticas com manequins e prática de vida saudável aos adolescentes da Fundação CASA – FMRP
- Viva Melhor Sabendo”: Prevenção e Diagnóstico Oportuno de Infecções Sexualmente Transmissíveis em Ribeirão Preto-SP – EERP [21]
Categoria B – Projetos interdisciplinares: Foram contemplados 55 projetos de 27 diferentes unidades da USP. Estes projetos buscam integrar diferentes áreas do conhecimento buscando sua aplicação na comunidade. |
- A intersetorialidade saúde-educação no combate à obesidade infantil. Estudo de intervenção em uma escola de ensino infantil do município de São Paulo. – FM [22]
- Aprendendo conjuntamente sobre o trabalho interprofissional e o cuidar conjunto através da hanseníase – EERP [23]
- Aprender através do ensino e cuidado Aprender através do ensino e cuidado interdisciplinar baseado na comunidade no contexto da atenção primária à saúde [24] baseado na comunidade no contexto da atenção primária à saúde – FMRP
- Atenção primária à saúde da Família – FOB [25]
- Atuação de Estudantes de Graduação em um Programa de apoio à atenção da saúde da pessoa com deficiência Auditiva. – FMRP
- Biguá – EEL [26]
- Campo experimental de tecnologias sustentáveis e responsabilidade social – IAU [27]
- Capacitação e desenvolvimento profissional de educadores sociais e intervenção interprofissional com crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – FMRP [28]
- Cartografia interdisciplinar no território do Butantã: fortalecimento de redes solidárias a partir do Ponto de Economia Solidária da região. – IP [29]
- Circuitos de Aprendizagem Tecnológica – EACH [30]
- Co-Criança: antropologia urbana, o olhar da infância para a periferia e a reconstrução de seus espaços – FAU [31]
- Construindo Pontes: atenção à saúde da população de rua – FMRP [32]
- Construindo vínculos comunitários: experiências e saberes compartilhados – EACH [33]
- KIDS SAVE LIVES BRASIL pós-pandemia – FM [34]
- Culturas Imigrantes – ECA [35]
- Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Refugiados – FFLCH [36]
- Desenvolvendo soluções para a comunidade – EP
- Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde – FSP [37]
- Educação Ambiental para Redução de Risco de Desastres: uma abordagem crítica na Zona Leste de São Paulo. – EACH [38]
- Educação e saúde em Heliópolis: memória como ação coletiva – FE
- Educação Financeira, Alfabetização e Complementação de Renda em bairros de Piracicaba: a ESALQ/USP colaborando para o desenvolvimento local – ESALQ [39]
- Educação para a Saúde: Campanha Bons Hábitos Posturais – FM [40]
- Educação Empreendedora e Cidadania para Gestão de ONGs – FEARP [41]
- Sistemas Agroflorestais, Agroecologia e Sociedade – Práticas sustentáveis de produção e educação ambiental em Piracicaba e sua documentação audiovisual – ESALQ [42]
- Educare: Educação Fiscal nas Escolas Públicas – FEARP [43]
- Escolas Públicas e Universidade: dentro e além dos muros – FE
- Estimulação de fala e linguagem de crianças de baixo nível socioeconômico em situações cotidianas, em parceria com pais/ responsáveis e/ou a comunidade. – FOB
- Formação de Multiplicadores do Programa educativo de prevenção ao uso de próteses e sua manutenção. – FORP [44]
- Formação em Assessoria e Assistência Técnica: Ocupação Jardim da União no Grajaú, São Paulo – FAU [45]
- Heróis do Planeta – IQSC [46]
- Héstia 33 – EP [47]
- Iniciativa Fala Sério – EP [48]
- Integrando a comunidade São Remo com Museus da USP: o patrimônio cultural, natural e artístico numa perspectiva conjunta de aprendizagem. – MAE [49]
- INTERVENÇÃO JUNTO A ADOLESCENTES SUBMETIDOS À VIOLÊNCIA SOCIAL E AUTO INFLIGIDA EM ZONAS DESFAVORECIDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO: PROPOSTAS DE FORMAÇÃO A ESTUDANTES E PROFISSIONAIS – IP
- Lab_Arte – Laboratório Experimental de Arte, Educação e Cultura – FE [50]
- Melius – EESC [51]
- Metodologias Ativas na Graduação fortalecendo a Parceria entre Universidade, Escola e Comunidade – ESALQ [52]
- Pergunte a um(a) cientista – IQ [53]
- Plano Popular de Urbanização e Regularização Fundiária do Banhado – IAU [54]
- PRÁTICA MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE – FCF
- Prevenção da Incidência da Febre Maculosa Brasileira em Piracicaba – ESALQ [55]
- Prevenção e aconselhamento para elucidação de contratos: atendimento financeiro e jurídico – FFCLRP [56]
- Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (PESC) – FEA [57]
- Programa EducAtivo: a atividade física como estratégia de educação em saúde – EACH
- Projeto Biocientista Mirim: em prol da formação pedagógica e social do aluno de graduação – ICB
- Projeto Ger@ções – EACH [58]
- Projeto Gira Conhecimento – FEARP [59]
- Projeto Migrar: atuando na comunidade para promover educação e saúde – FCFRP [60]
- Projeto SORRISO: uma estratégia para promoção de saúde em comunidades vulneráveis. – FOB
- Provalores – Programa de Educação em Valores Humanos: oportunidades, desafios e perspectivas para a integração universidade-escola-comunidade. – FFCLRP [61]
- Saberes em diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação quilombola em Barra do Turvo-SP – FFLCH [62]
- Saúde única na favela São Remo – FMVZ
- Serviço de Orientação Financeira – FEA [63]
- SUPORTE BÁSICO DE VIDA NAS ESCOLAS, UNIDADES DE SAÚDE E NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO: Educando para salvar vidas. – FOB
- Utilização de intervenções lúdicas para regaste da saúde mental no Transplante de Medula Óssea – FFCLRP
Categoria C – Projetos consolidados: Foram contemplados 17 projetos de 16 diferentes unidades da USP. São projetos consolidados que contam com o apoio da PRG para ampliar sua integração e interdisciplinaridade. |
- Jornada Científica: Ações Multidisciplinares de Educação em Saúde para Comunidades- FCF [64]
- Ecotrilhas Digitais: aplicando novas pedagogias na educação ambiental em escolas públicas – IB [65]
- Empreendedorismo e Inovação na Comunidade – FFCLRP [66]
- Iniciativa CodeLab – IME [67]
- Jornada Universitária da Saúde – FSP [68]
- Projeto Político Pedagógico da Educação em Prisões – FE [69]
- Plantar Bananeira – Agroecologia e Capoeira; apropriação de conhecimentos por meio de vivências e brincadeiras em espaços públicos – educativos – IGC [70]
- Programa Poli Cidadã: Educação, Tecnologia Responsabilidade Social – EP [71]
- Bacias Hidrográficas: Águas da superfície e do subsolo – ESALQ [72]
- Projeto Bandeira Científica – FM
- Projeto MINIMUS INTERDISCIPLINAR – Grego e Latim, Filosofia, História e Arqueologia da Antiguidade Clássica na Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio – FFLCH [73]
- Projeto Solo na Escola – Geografia/USP – FFLCH [74]
- Promoção da saúde em populações vulneráveis- Projeto Veredas – FMRP [75]
- Ampliando a rede da FMVZ USP de apoio à comunidade – FMVZ [76]
- Robótica Social para educação e competições – ICMC [77]
- Transcendendo Fronteiras – EACH [78]
- Universidade e Escola Pública – um projeto de colaboração – IF [79]
- Projeto USP-Música-Criança – FFCLRP [80]