Robótica Social para educação e competições – ICMC

Unidade Sede e Curso(s)  do Projeto: ICMC – USP

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s): Projeto Cidadão USP/Sao Carlos; CCI-USP; CRoB-USP

Coordenador e contato: Roseli Aparecida Francelin Romero

Equipe: Guilherme Milan Santos(Número USP: 9012966) Samira Cristina Vasconcelos Mendes (Número USP: 10310342) Maria Luisa Silva (Número USP: 10310721) Maria Telles (Número USP: 9365000) David Zink (Número USP: 10311490 ) Higor Tessari (Número USP: 10345251) NicolasR. Batistuti (Número USP: ) ADAM H. Moreira Pinto (pos-graduação) Daniel C. Tozadore (pos-graduação) Guilherme Moreira Ribeiro

Resumo do Projeto: Os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projeto Aprender na Comunidade tem o objetivo de proporcionar o ensino de ciência e tecnologia à população não acadêmica, utilizando como ponto focal a robótica. Foram oferecidos cursos de extensão, oficinas, demonstrações e palestras que tratavam sobre tecnologias essenciais para a construção e programação de robôs móveis autônomos e teleoperados. Contando para isso com o apoio de instituições como o Projeto Pequeno Cidadão e a Creche USP São Carlos, o projeto impactou um grande público de estudantes e professores, além de permitir o estudo de diferentes maneiras de aliar tecnologia e educação.

Resultados do Projeto:

-01 Livro: Organização de um livro: ‘Robotica Educacional”, elaborado em conjunto com outros autores que realizam atividades educacionais em varias escolas do Brasil. – 01 capitulo de livro: “Uma experiência sobre inserção de robôs na pré-escola”, a ser publicado em livro de comemoração dos 30 anos do CCI-USP/São Carlos – Vice-campeão na Categoria @HOME, na CBR´2019, realizado em Rio Grande-RS, 2019. – 3o. lugar na Categoria F-180, realizado em Rio Grande-RS – 3o. Lugar na Categoria VSS, realizado em Rio Grande-RS. – 01 artigo publicado no evento SBIE – Simpósio Brasileiro de Informatica na Educação: TELLES, M. L. ; PINTO, A. H. M. ; ROMERO, R. A. F. . Um estudo de Interação a Longo Prazo com Aulas de Matemática usando Robôs. In: SBIE´2019, 2019, Brasilia – DF. Anais do SBIE, 2019. – 01 artigo publicado no evento TISE: LOURENCO, Y. M. ; TELLES, M. L. F. A. ; PINTO, A. H. M. ; ROMERO, R. A. F. . Uma análise quantitativa e qualitativa de aprendizado a longo a prazo de crianças em idade pré-escolar. In: TISE 2018, 2018, Brasilia – DF. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2018. v. 14. p. 368-374.

Fotos_relatorioAprendernaComunidade – Roseli Aparecida Francelin Romero.docx