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Saiba mais sobre a história do PET na USP

Implantado na USP em 2003, o objetivo do programa, criado pelo Ministério da Educação do governo federal, é incentivar alunos a desenvolverem projetos que envolvam pesquisa, ensino e extensão de forma integrada. Visa, ainda, à formação de um profissional crítico e atuante e aliar a formação acadêmica com a futura atividade profissional, especialmente no caso da carreira universitária, além da implementação de ações voltadas para a comunidade.

No início das tratativas entre MEC e USP houve uma  análise das propostas  por uma Comissão designada pelo CLA-PET, e composta pelos Professores Adelaide Faljoni-Alario (Interlocutora do PET), Pedro Fredemir Palha (EERP), Carlos Ferreira dos Santos (FOB) e Lucas Antonio Moscato (EP).

Essa Comissão destacou o mérito e a qualidade das 15 propostas emanadas das diferentes Unidades da USP, 4 propostas satisfizeram os critérios estabelecidos e foram indicadas para avaliação da Pró-Reitora de Graduação, que selecionou duas para encaminhamento ao MEC – SESu. Foram destacadas as considerações desta comissão sobre cada uma das propostas que atenderam estritamente aos critérios do edital.

A SESu/MEC tornou público o resultado da seleção das mais de 200 propostas submetidas ao Edital e os 2 projetos da USP encaminhados para Brasília foram contemplados, sendo eles Bacharelado e Licenciatura em Química da FFCLRP e Fonoaudiologia da FOB.

O estabelecimento de uma pauta unificada de ações voltadas especialmente para o incremento do ensino foi um dos principais resultados do encontro dos integrantes do Programa de Educação Tutorial [1](PET) da USP, que se reuniram no campus de Ribeirão Preto, no dia 15 de setembro de 2018, veja a reportagem do Jornal da USP [2].