Transcendendo Fronteiras – EACH

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Escola de Artes Ciências e Humanidades – EACH

Coordenador e contato: Profa. Dra. Marta Maria Assumpção/projetotf@gmail.com (11) 954449539

Equipe: Julia Vida B. Santos (juliavida@usp.br) Julia Rossi (juliarossi@usp.br)

Resumo do Projeto: O Projeto Transcendendo Fronteiras é desenvolvido pelas alunas e alunos do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP e atua na Escola Estadual Irmã Annette Fernandes de Mello. O enfoque deste trabalho é impulsionar na escola transformações dos estudantes através da educação socioemocional e sociocultural para a cidadania, repensando e modificando o ambiente da escola, impulsionando as habilidades, motivações e oportunidades dos adolescentes do Ensino Médio da escola. Entre a escola e o campus USP Leste, existe apenas um muro, que é o marco concreto da falta de comunicação e compartilhamento entre essas duas escolas. Pretendemos transcender essas fronteiras materiais e imateriais, que afetam drasticamente o desenvolvimento local, e instrumentalizar os alunos para o exercício de sua cidadania.

https://jornal.usp.br/universidade/acoes-para-comunidade/alunos-da-usp-leste-querem-resolver-problema-do-lixo-perto-do-campus/?fbclid=IwAR0sXgEIgneXsQ3SsV_om3wigBRooY9X_yIGpnFrRiZkgA9TivXtXxGwPLY

Resultados do Projeto: Ao longo dos 3 anos de projeto, foram ministradas mais de 60 oficinas e atividades na escola. Com temas diversos como, cidadania, democracia, setor público, finanças, diversidade, cultura, entre muitos outros o projeto pode impactar a vivência escolar de cerca de 500 alunos que passaram por esses anos. Um indicador de sucesso do projeto é o retorno e avaliação da Diretora da E. E. Irmã Annette sobre o projeto, sendo em suas palavras “Um projeto muito bom para nós”. Tanto a diretoria como o corpo docente da escola sempre retornaram boas avaliações e também notavam a evolução dos estudantes em sala de aula. Um dos fatores que o projeto auxiliou foi ministrar as oficinas suplementando eventuais furos, por falta de professores, na grade escolar dos alunos. Dando assim apoio à educação e permanência dos adolescentes na escola. Além disso, o projeto também passou a incentivar os alunos a produzir escritos ao final das oficinas. Dessa forma, além de absorver, interiorizar e permitir nosso acompanhamento; era também trabalhado com os alunos suas habilidades de transmitir informações e ensinamentos através da escrita. Alguns exemplos que produções e atividades, dentre muitas outras, que surtiram ótimos resultados foram: ● Redação feita pelos alunos com o tema: “Cite direitos que temos hoje no Brasil e que na época do Regime Militar foram suprimidos. Esses direitos são exercidos de forma plena?” ● Aplicação de uma atividade para que os alunos criassem seus próprios discursos. (a partir da discussão sobre discursos de Malala Yousafzai e Martin Luther King Jr.) ● Atividade literária: apresentação pelos alunos dos gêneros narrativos, por meio de crônicas, poemas e redações dissertativas. ● Discussão sobre a coleta de lixo e os pontos viciados de lixo na região da escola. ● Visitas com os alunos a órgãos públicos e museus. (que eram as atividades prediletas) ● Deslocamento dos alunos para oficinas ministradas dentro da EACH, onde eles tinham a oportunidade de conhecer o ambiente universitário de perto e também se sentiam mais incentivados e expor suas considerações.

Sites e Mídias Sociais

Facebook: https://www.facebook.com/watch/?v=529203854083312

https://www.facebook.com/TRANSCENDENDOFRONTEIRAS 

 E-mail: projetotfusp@gmail.com

Imagens: