Universidade organizará o 1º torneio de Rugby de sua história

Legenda: equipe da PRG e CEPE em reunião com representantes dos times de rugby, foi realizado chaveamento dos times

Por Aldrin Jonathan

Os simpatizantes do rugby no país tem o que comemorar. A Universidade irá promover e organizar o primeiro torneio do esporte na USP. O evento, marcado para novembro, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação e conta com o apoio das equipes universitárias praticantes do esporte originário da Inglaterra.

O torneio, que ocorrerá entre os dias 8 e 9 de novembro, no espaço do CEPE (Centro de Práticas Esportivas), tem o objetivo de difundir as atividades esportivas no corpo universitário e de criar condições estruturais para a perpetuação das práticas na USP “O esporte é uma parte complementar do processo de educação. Queremos incentivá-lo”, ressaltou o pró-reitor de graduação, Antonio Carlos Hernandes.

O projeto também prevê a criação de disciplina específica na EEFE (Escola de Educação Física e Esportes) sobre as regras do rugby, além da criação de um calendário anual que abarque o esporte. Representantes das equipes de rugby aprovaram a iniciativa. “Achamos o projeto importante, temos muitas expectativas”, observou Bárbara Pena, que compõe a Comissão Organizadora do Torneio. A atleta do time da Seleção USP de Rugby e estudante da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) alertou sobre a especificidade do esporte coletivo: “A demanda do rugby é diferente da dos outros esportes e isso deve ser observado”.

Da mesma forma, Bruno Serminaro, também representante da Comissão Organizadora do evento e jogador do time Demônios, acredita que o Torneio é a “abertura que os atletas estavam buscando” para incluir o rugby na pauta do esporte nacional. “Acredito que a iniciativa é uma semente plantada para o desenvolvimento desse esporte no país”, disse.

A expectativa é de que veículos de comunicação façam a cobertura do evento para difundí-lo para a sociedade, além de que haja um jogo apresentação com a presença da Seleção Brasileira de Rugby Feminino.

Tabelas de Jogos

Na tarde da última quarta-feira, 24, foi realizado o sorteio dos times na fase de grupos, em reunião que contou com a presença de cerca de 30 representantes das equipes de rugby da Universidade. Confira o chaveamento do campeonato na tabela abaixo:

O campeonato masculino contará com a presença de 10 equipes universitárias, enquanto há oito times para o torneio feminino. Os times não precisam ser referentes às unidades de ensino, podendo uma mesma equipe ser formada por atletas de diferentes unidades. Ex-alunos também podem participar, mas necessitam estar vinculados às equipes da universidade, realizando treinamento regular.

Dividido em duas fases, o torneio contará com uma fase de grupos como etapa classificatória. No masculino, os times foram divididos em grupos de quatro equipes. Já o feminino, conta com dois grupos. Os critérios de inscrição e o regulamento completo do torneio podem ser obtidos no link.

Veja aqui o cartaz do torneio de Rugby

Acesse aqui a tabela dos jogos