Programas e bolsas

PIPLDE: Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação

PUB: Programa Unificado de Bolsas

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP. Tem o objetivo de engajar os alunos em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da Universidade, de maneira a contribuir para a formação acadêmica e profissional.

Embora as inscrições para os alunos concorrerem às bolsas só se iniciem no dia 22 de junho, os candidatos precisam estar inscritos no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), da Superintendência de Assistência Social (SAS).

Programa Santander Universidades / USP

Com o objetivo de atender a demanda de propostas de bolsas para estudantes do curso da USP  para projetos de infraestrutura e modernização do ensino de graduação.

A Pró-Reitoria de Graduação fará a gestão acadêmica e administrativa de cada um dos editais.

Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG)

Com o objetivo de incentivar alunos da graduação a aperfeiçoarem estudos em uma área de conhecimento de maior interesse, por meio do desenvolvimento de atividades supervisionadas de ensino, o Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) é voltado a estudantes de todos os cursos da USP, que tenham bom rendimento escolar, e destacado desempenho na disciplina escolhida para desenvolver as atividades de monitoria.

O PEEG atenderá a uma turma, ou a um conjunto de turmas de uma mesma disciplina, que receberá o monitor. Caberá à Comissão de Graduação receber e avaliar os projetos de cada disciplina para proceder à distribuição de bolsas.
Para concorrer a uma vaga de monitor, o aluno deve se inscrever no projeto da disciplina cujo conteúdo ele domina por ter cursado a própria disciplina ou equivalente. A monitoria deve ser desenvolvida necessariamente sob supervisão de um dos docentes da disciplina.

Programa de Educação Tutorial (PET)

Programa dirigido aos alunos de graduação, mediante tutoria docente, com oferecimento de bolsas para aperfeiçoamento da graduação.

O PET, Programa de Educação Tutorial, foi instituído pela CAPES em 1979, na época como Programa Especial de Treinamento. Trata-se de um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Estes alunos, selecionados pelas Instituições de Ensino Superior que participam do programa, se organizam em grupos, e são orientados por professores-tutores. Os bolsistas realizam atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, que complementam sua formação acadêmica, atividades estas que também apresentam reflexos positivos nos cursos de graduação aos quais os grupos estão ligados.

São objetivos deste Programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

Por cerca de 20 anos o Programa foi coordenado pela CAPES. A partir de 31 de dezembro de 1999, o PET teve sua gestão transferida para a Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC, ficando sob a responsabilidade do Departamento de Projetos Especiais de Modernização e Qualificação do Ensino Superior – DEPEM-SESu/MEC.