Sobre a Pró-Reitoria de Graduação

A Pró-Reitoria de Graduação(PRG) é um órgão central da Universidade de São Paulo que tem como objetivos a idealização, o planejamento, o acompanhamento e a avaliação relacionadas aos cursos de graduação, garantindo-lhes a contemporaneidade e a excelência das formações dos estudantes, que é a maior representação da importância da USP para a sociedade.

A atual gestão é composta pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Aluisio Augusto Cotrim Segurado e o Pró-Reitor Adjunto, Prof. Marcos Garcia Neira.

Aluisio Augusto Cotrim Segurado  é graduado em Medicina, doutor e livre-docente em Doenças Infecciosas e Parasitárias, com os títulos pela Faculdade de Medicina (FM) da USP, respectivamente, em 1994 e 2001. Atua em linhas de pesquisa relacionadas à Medicina Tropical, Saúde Global, Vulnerabilidade e o cuidado a pessoas vivendo com HIV/AIDS. Exerceu as funções de vice-reitor executivo de Relações Internacionais (de 2013 a 2014) e de coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (EGIDA USP) da USP, entre 2018 e 2021.

Marcos Garcia Neira é licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-Doutorado em Currículo e Livre-Docência em Metodologia do Ensino. É professor titular da Faculdade de Educação (FE), onde é diretor e atua nos cursos de graduação e pós-graduação. Também coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar. Dedica-se a investigar a prática pedagógica e a formação de professores. No âmbito da gestão universitária, exerceu as funções de coordenador da Comissão de Estágios e da Comissão Coordenadora do Curso de Pedagogia (CoC Pedagogia), foi presidente da Comissão Interunidades das Licenciaturas e da Comissão de Graduação.

Cabe a PRG implementar as diretrizes da graduação estabelecidas pelos Conselhos Centrais que impactarão os diferentes cursos da USP, incluindo o ingresso na Universidade.