Simpósios, Fóruns e Workshops

Os Simpósios, Fóruns e Workshops  realizados pela Pró-Reitoria de Graduação reúnem dirigentes, professores, pesquisadores e público geral para discutir assuntos de interesse da Universidade e que dizem respeito ao desenvolvimento do ensino de graduação e integração dos estudantes da Universidade.

Vivenciando 2023 – Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD)

As Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação aprovaram em seus colegiados o Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD).

As atividades formativas planejadas incluem uma nova edição do “Vivenciando”, um ciclo de palestras inicialmente concebido pela Comissão de Formação Didático-Pedagógica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Desta vez, o evento será realizado de forma presencial nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a partir das 14h30, no prédio do Inova, sala de Ideação B-415, conforme programação abaixo. Não é necessário inscrever-se. As mesas serão transmitidas pelo canal do YouTube da PRPG.

22/11 – A Ciência como Processo Social e Científico na Formação

14h30 – Mesa 1: Ciência, Sociedade e Formação Docente
17h30 – Mesa 2: Ciência Pós-Normal, uma nova abordagem epistemológica?

23/11 – Ciência, Humanidades e Formação Docente
14h30 – Mesa 1: A relação entre as Ciências e Humanidades na Formação Docente
17h30 – Mesa 2: Ciência, Tecnologia e Humanidades: princípios éticos e humanos na formação docente

24/11 – Ensino e Inovação: Novos Ambientes Emancipatórios?
14h30 – Mesa 1: Ciência, Tecnologia e Humanidades na construção de abordagens educacionais integradas
17h30 – Mesa 2: Sistemas de Inteligência Artificial e Ambientes de Ensino, inovação e emancipação?

Encontro de Coordenadoras e Coordenadores de Cursos de Licenciatura das Instituições de Educação Superior Públicas Paulistas, dias 8 e 9 de novembro de 2022 no Espaço do INOVA-USP.

E

Aconteceram dois encontros, em 7 de outubro e 30 de novembro de 2019, com o objetivo de proporcionar discussões pertinentes aos conteúdos programáticos solicitados no exame vestibular para ingresso nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo. Foram oportunidades de aproximação entre a Universidade e as Instituições de Ensino Médio Paulistas.

V Simpósio Temático: O Ensino da Bioética nos Cursos de Graduação – experiências e perspectivas

v_simposio_programacao17 de março de 2016 das 8h às 14h
Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Programação Completa: Simpósio Bioética – Programação Completa

Veja aqui as fotos desse evento

“O ensino da Bioética possibilita a reflexão crítica diante de diversas situações relacionadas ao impacto das novas tecnologias sobre a vida, procurando habilitar para deliberação sobre o comportamento eticamente mais adequado”.

Para os cursos de graduação, considerando-se a diversidade das áreas de conhecimento, o ensino desta disciplina deverá se adequar aos distintos perfis, não só em termos de pertinência de conteúdos, mas também em termos de estratégias de ensino.

O V Simpósio Temático pretende reunir diferentes experiências pedagógicas em curso na USP visando ao compartilhamento e integração dessas experiências.

Resumos das Apresentações:

.

IV Simpósio Temático: Esporte: da performance ao envelhecimento

23 de outubro de 2015, das 8 às 14 horas
Auditório Prof. Dr. José Geraldo Massucato
Escola de Educação Física e Esporte

.

III Simpósio Temático: A Docência na USP: Desafios e Inovações

26 de novembro de 2014, das 8 às 17horas
Auditório Francisco Romeu Landi – Poli USP

***Veja aqui neste link : a reportagem sobre o evento; as fotos e também os vídeos das palestras no período da manhã e tarde .

O evento teve por objetivo socializar experiências no ensino desenvolvidas por docentes das diferentes Unidades que contribuam para a busca da excelência nos cursos de graduação da USP.

A seguir os arquivos das apresentações ocorridas durante o Simpósio:

II Simpósio Temático: O Esporte na Formação e Integração dos Estudantes

24 de outubro de 2014, das 8 às 14 horas
Auditório Prof. István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Cidade Universitária, São Paulo/SP

No evento, dirigentes, professores , pesquisadores e público geral puderam discutir sobre o esporte na formação e integração dos estudantes. A temática do evento faz parte de uma das diretrizes do atual pró-reitor de graduação, Prof. Antonio Carlos Hernandes, que visa estimular a prática esportiva e cultural. Clique na imagem para ver a programação do evento:

Veja aqui a reportagem feita pelo Jornal da USP

Veja a reportagem do evento pelo Jornal do Campus – JC

Veja as apresentações dos palestrantes convidados

Sessão 1 – Comunicação e Gestão

Sessão 2 – Saúde e Bem Estar

I Simpósio Temático: Inovações em Laboratórios de Ensino

29 de maio de 2015
Auditório Prof. István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

No evento, dirigentes, professores e pesquisadores puderam discutir sobre as dificuldades encontradas na implantação dos laboratórios, o impacto que tiveram no ensino da Graduação e os planos para o futuro.

Veja aqui a reportagem sobre o evento

Veja as apresentações dos palestrantes convidados

Sessão 1 – Ciências da Vida e Biológicas