III Simpósio temático da Pró-reitoria de Graduação – A docência na USP: desafios e inovações

Professores discutem novos modelos de ensino na Universidade

Por Aldrin Jonathan

simposio.jpg

Aulas chatas, alunos e professores desmotivados, conteúdos sem correlação com a prática e evasão são algumas das barreiras à aprendizagem na Universidade. O que poderia contribuir para o desenvolvimento do ensino na USP? Reestruturação e projetos pedagógicos, metodologia de ensino, utilização de tecnologias de informação e comunicação. Esses e outros métodos foram discutidos no III Simpósio temático da Pró-reitoria de Graduação, A docência na USP: desafios e inovações, realizado na última quarta, 26, no auditório da Escola Politécnica.

Modelo de avaliação, aulas práticas, utilização de plataformas, cursos a distância, muitos projetos foram discutidos. O III simpósio contou com a presença de mais de 200 participantes docentes e com III sessões de palestras. O evento teve também a apresentação de experiências inovadoras dos docentes, realizada na exposição de mais de 120 pôsteres espalhados pelo saguão de entrada do prédio da administração central da Poli.

Foto – legenda: Exibição de pôsteres foi realizada no lado de fora do Auditório

foto posteres.jpg

Para o professor José Carlos Cintra, da Escola de Engenharia de São Carlos, que defendeu a reinvenção do modelo de aula expositiva de modo a torná-la atraente tanto para o aluno quanto para o docente, o espaço de interação proporcionado pelo III Simpósio favorece o diálogo entre os docentes e auxilia no desenvolvimento de novos projetos. “São experiências diferentes das várias áreas do conhecimento, é interessante conhecer essas possibilidades. Consultando esse menu, professores podem ter novas ideias para criar novas soluções”, avaliou.

“O foco principal era fazer com que os docentes que realizam trabalhos diferenciados e inovadores pudessem compartilhar suas experiências”, afirma o Pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes. Para ele, o ponto alto do evento foi comprovar a riqueza da Universidade em desenvolver propostas inovadoras que podem ser estendidas para em sala de aula.

Além das diversas experiências, os participantes também comentaram os entraves ao desenvolvimento do ensino na Universidade. Segundo Roseli da Silva, docente da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto, que discursou acerca de inovações didáticas, o principal desafio é vencer a inércia de uma prática de ensino que se reproduz há séculos e da qual a Universidade de São Paulo não consegue fugir, como o modelo de aulas expositivas.

A solução para a docente começa com o incentivo da instituição “Tem de vir por meio de incentivos institucionais para que os professores possam se dedicar mais ao ensino de graduação e buscarem práticas inovadoras. A universidade tem que promover cursos de formação pedagógica e espaços para discussão para práticas didáticas, como o simpósio que está ocorrendo”,considera.

A Pró-reitoria de Graduação pretende dar continuidade ao debate entorno da docência. “Vamos preparar um novo evento, com uma nova característica agora, mas seguramente deve ocorrer um novo simpósio com esta temática”, afirmou Hernandes.

Veja aqui as fotos do evento

Veja aqui os vídeos das apresentações do III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação  – A docência na USP: desafios e inovações: