Evento no Campus USP – São Carlos “Santos Dumont: um Grande Empreendedor e Inovador Brasileiro”

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) e a Diretoria de Ensino de São Carlos e com o apoio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), promove ao longo de todo o dia 24 de outubro, no Campus USP – São Carlos, o evento subordinado ao tema “Santos Dumont: um Grande Empreendedor e Inovador Brasileiro”.

Sempre que o nome do Grande Empreendedor e Inovador Brasileiro, Alberto Santos Dumont, é lembrado, seus principais atributos, como intuição, ousadia, criatividade e genialidade, são omitidos, ou pouco destacados, principalmente em termos científicos e tecnológicos. Neste evento, procura-se apresentar a linha de raciocínio e os conhecimentos que Santos Dumont possuía para alcançar seus expressivos resultados, que alteraram original e rapidamente a forma de transportar pessoas e produtos no mundo todo.

Por trás da intuição, ousadia, criatividade e genialidade, estavam necessariamente presentes conhecimentos científicos e tecnológicos sólidos, fato que permitiu que ele sempre estivesse atualizado sobre motores e materiais adequados para o desenvolvimento dos projetos e construção de seus dirigíveis e aviões, sempre originais e arrojados em termos de design, colocando-o na vanguarda frente aos que competiam com ele, incluindo, com destaque, os Irmãos Wright, que, injustamente, detêm a honra de terem sido os primeiros a voar.

Um evento com duas partes distintas.

Este evento apresentará duas partes distintas. Uma, dedicada a alunos do ensino fundamental e médio, porém aberta a todos os interessados, procurando mostrar, de forma histórica e lúdica, com palestras e demonstrações, os princípios científicos envolvidos no voo de um objeto mais pesado que o ar. Esta parte do evento estará sob a responsabilidade dos Profs. Eduardo de Campos Valadares e Henrique Lins de Barros.

O Prof. Valadares, Professor Titular do Departamento de Física da UFMG, apresentará a palestra intitulada “O voo da imaginação”. O autor resume “O espírito de invenção que Santos Dumont nos legou inspirou várias ações voltadas para o fomento de uma cultura de inovação em nosso meio. Serão abordados diferentes enfoques e exemplos de projetos inovadores de baixo custo, incluindo experimentos de aerodinâmica.” O palestrante promoverá também atividades de demonstração sobre a ciência associada ao voo de objetos mais pesados que o ar, com o apoio de professores, educadores e monitores da USP de São Carlos.

Autor de diversas obras de divulgação científica e ensino de ciências, o Prof. Valadares escreveu em 2006 o livro “Aerodescobertas – Explorando novas possibilidades. Em comemoração aos 100 anos do primeiro voo do 14 Bis”. Nele, o autor apresenta diversas atividades lúdicas e de baixo custo, desde aviões de papel até um protótipo do 14 Bis construído com garrafa pet.

Completando essa primeira parte, segue-se a palestra do Prof. Henrique Lins de Barros, intitulada “12 de novembro de 1906: antes, durante e depois”. O Prof. Lins de Barros é Pesquisador Titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF), órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Com três livros e vários artigos publicados sobre Santos Dumont, o Prof. Lins de Barros é um dos maiores divulgadores e defensores da obra original e inovadora deste Grande Brasileiro. Também roteirizou o documentário longa metragem “Santos Dumont, o homem pode voar”, de Nelson Hoineff.

A segunda parte do evento contará com duas palestras que apresentarão os conceitos científicos e de engenharia que levaram Santos Dumont ao sucesso. Para essa finalidade, participarão outros dois palestrantes: o Prof. Fernando Martini Catalano, professor titular do Departamento de Engenharia Aeronáutica – Escola de Engenharia de São Carlos – USP, que dissertará sobre o tema “Os voos de Santos Dumont e irmãos Wright sob o ponto de vista da Engenharia Aeronáutica”, e o engenheiro aeronáutico Alexandre Filgueiras, da EMBRAER, que apresentará o tema “A EMBRAER em Gavião Peixoto e suas atividades de ensaios em voo de certificação”. Além das palestras e atividades lúdicas, ocorrerá também uma mostra de AeroDesign, lançamento de livros e bate-papo com os palestrantes.

Com o evento, pretende-se enriquecer a história de Santos Dumont, valorizando seu empenho e criatividade, buscando despertar o mesmo espírito inovador e empreendedor nos participantes.

Este evento é organizado pelos Professores Tito José Bonagamba, professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Fernando Martini Catalano, professor titular do Departamento de Engenharia Aeronáutica, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) e Herbert Alexandre João, educador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP):

08h30/10h – Abertura e Palestra do Prof. Eduardo de Campos Valadares;

10h/10h30 – Exposição e Coffee-Break;

10h30/12h – Palestra do Prof. Henrique Lins de Barros;

14h/17h – Atividades com o Prof. Eduardo de Campos Valadares e monitores;

Auditório “Prof. Fernão Stella de Rodrigues Germano” (ICMC/USP):

14h/15h – Palestra do Prof. Fernando Martini Catalano;

15h/15h30 – Coffee-Break;

15h30/16h30 – Palestra do Engº Alexandre Filgueiras;

Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP):

17h30/18h – Conclusões finais.